Perspectivas de carreira da geração Z: um estudo na Empresa Júnior de Administração da Universidade Federal da Paraíba

AutorAna Carolina Kruta de Araújo Bispo, Murilo Gabriel da Costa Silva, Gabrielle Ponciano Lira, Tatiana Aguiar Porfirio de Lima
Páginas72-87
Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo Murilo Gabriel da Costa Silva Gabrielle Ponciano Lira Tatiana Aguiar Porrio de Lima
R C A
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RESUMO
A geração Z é composta por indivíduos bem-informados
e inquietos, que estão constantemente buscando o novo.
Objetivando compreender as perspectivas de carreira destes
indivíduos, este estudo se concentrou na investigação de
membros e ex-membros da Empresa Júnior de Adminis-
tração, graduandos e egressos do curso de graduação em
Administração da Universidade Federal da Paraíba. Por meio
de uma abordagem qualitativa, a pesquisa teve duas fases:
questionário de âncoras de carreira para traçar o perl dos
entrevistados e entrevistas com roteiro semiestruturado. Os
resultados apontam que as âncoras mais presentes são (i)
dedicação a uma causa, (ii) desao puro e (iii) autonomia/in-
dependência, reforçando o perl da geração Z, caracterizado
pela inquietação, exibilidade, inovação e busca por desaos.
A carreira acaba sendo caracterizada por dúvidas, incertezas,
falta de experiência e de planejamento de carreira ecaz. A
Empresa Júnior apresenta-se também como um ambiente de
desenvolvimento de competências e aprendizagem, aliando
teoria e prática.
Palavras-Chave: Carreira; Geração Z; Empresa Júnior; Admi-
nistração.
ABSTRACT
The Generation Z is composed of knowledgeable and restless
individuals who are constantly searching of the new. Aiming
to understand the career perspectives of these individuals,
this study focused on the investigation of members and
former members of the Junior Administration Company,
undergraduates and graduates of the undergraduate course
in Administration of the Federal University of Paraíba. This re-
search, through a qualitative approach, had two phases: career
anchors questionnaire to trace the prole of the interviewees
and interviews with semi-structured script. The results indicate
that the most present anchors are (i) dedication to a cause, (ii)
pure challenge and (iii) autonomy/independence, reinforcing
the profile of generation Z, characterized by restlessness,
exibility, innovation and search for challenges. The career
ends up being characterized by doubts, uncertainties, lack of
experience and eective career planning. The Junior Company
also presents itself as an environment of skills development
and learning, combining theory and practice.
Key-words: Career; Generation Z; Junior Company; Admi-
nistration.
Perspectivas de carreira da geração Z : um estudo na Empresa
Júnior de Administração da Universidade Federal da Paraíba
Career perspectives of the generation Z: a study at the Junior
Company of Administration of the Federal University of Paraíba
Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
email: ana.kruta@academico.ufpb.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0664-8575
Murilo Gabriel da Costa Silva
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
email: murilo.costa@academico.ufpb.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3900-1601
Gabrielle Ponciano Lira
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
email: gabrielleponcianolira@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1340-7622
Tatiana Aguiar Porrio de Lima
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
email: tatiana.porfirio@yahoo.com.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3743-1157
DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2022.e82847
Recebido: 15/07/2021
Aceito: 16/06/2022
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Revista de Ciências da Administração • v. 24, n. 63, p. 72-87 , mai.-ago. 2022
Revista de Ciências da Administração • v. 24, n. 63, p. 72-87, mai.-ago. 2022 73
R C A
Perspectivas de carreira da geração Z : um estudo na Empresa Júnior de Administração da Universidade Federal da Paraíba
1 INTRODUCTION
A carreira dos indivíduos nas organizações vem
passando por transformações signicativas, ao longo
dos anos, e afetando as formas de ser dos indivíduos
e sua interação com o trabalho (GRANGEIRO et al.,
2020). Nesse ambiente, caracterizado pela incerteza
e por mudanças rápidas, as funções de trabalho são
constantemente redefinidas para atender às cres-
centes necessidades da sociedade (ERASMUS, 2020;
RYERSON, 2019).
Com o passar do tempo, as organizações se
tornaram cada vez mais competitivas, e isso causou
impacto na forma como os indivíduos pensam, ne-
gociam e desenvolvem suas carreiras (RIBEIRO et al.,
2018b). Essa interação com o trabalho é comumente
associada à discussão sobre as gerações que convivem
nas organizações (MOREIRA; ARAÚJO, 2018). Po-
demos observar a carreira de formas diferentes nas dif-
erentes gerações. Atualmente, existem, no mundo, as
seguintes gerações (MONTEIRO; LEITE, 2019): baby
boomers, geração X, geração Y (millenials), geração
Z, e a mais nova, a geração Alpha. Quatro delas co-
existem no mundo empresarial (CSOBANKA, 2016).
Independentemente da geração, todos os in-
divíduos já se depararam com esta pergunta: “O
que você vai ser quando crescer?” e têm dúvidas
constantes sobre sua carreira, conforme o tempo se
passa (MONTEIRO; LEITE, 2019). Nesse cenário,
temos a geração Z, com pessoas que nasceram depois
do surgimento da Internet e que, desde cedo, são ha-
bituados com as possibilidades proporcionadas pela
tecnologia (CSOBANKA, 2016). Quando se trata de
carreira, indivíduos da geração Z são desconados
e não querem exercer apenas uma função pelo resto
da vida, diferentemente da geração X (OLIVEIRA,
2012). Indivíduos dessa geração são dinâmicos, in-
ovadores, entretanto têm diculdades de se relacionar
com pessoas, além de serem impacientes e distraídos
(REIS et al., 2017; TAPSCOTT, 2010). Um dos desa-
os para gestores de pessoas é reter esses talentos em
uma organização, pois as possibilidades de carreiras
são crescentes no mercado de trabalho (SAVELA;
O’BRIEN, 2016; SILVA et al., 2018).
Para estudar a geração Z, investigamos as
perspectivas de carreira de universitários e recém
egressos. Na perspectiva de que as universidades são
uma fonte de disseminação do conhecimento que
visam formar prossionais para o mercado de tra-
balho, diversos cursos de graduação contam com as
chamadas “empresas juniores”, que são organizações
sem ns lucrativos, compostas de alunos responsáveis
pela gestão e pela execução de projetos ans à sua
área de formação (MEDEIROS; MIRANDA, 2018),
possibilitando aprendizagem e desenvolvimento de
competências (SILVA et al., 2016a).
O objetivo geral desta pesquisa foi o de com-
preender as perspectivas de carreira de indivíduos
pertencentes à geração Z, de membros ou ex-mem-
bros da Empresa Júnior de Administração (EJA
Consultoria), graduandos ou egressos do Curso de
Graduação em Administração da Universidade Fed-
eral da Paraíba (UFPB – Campus I – João Pessoa/PB).
O estudo traz uma contribuição teórica e auxilia
a produzir o conhecimento cientíco sobre o tema
‘prática social’; prática, porque os resultados desta
investigação podem ajudar os gestores acadêmicos
dos Cursos de Administração e os docentes a apri-
morarem o processo de formação acadêmica dos
alunos a partir dos resultados obtidos na pesqui-
sa; e social, por otimizar o processo de formação
acadêmica e ajudar os alunos a potencializarem seu
processo de aprendizagem e o desenvolvimento de
competências em espaços para além da sala de aula.
2 CARREIRA:
CONCEITOS E ÂNCORAS
Geralmente ligada à ideia de sequência de
etapas em uma prossão ou em uma organização, a
denição de carreira engloba diferentes pontos de
vista (CLOSS; ROCHA-DE-OLIVEIRA, 2015) que
envolvem o indivíduo, a organização e a sociedade.
De acordo com Dutra (2012), a carreira pros-
sional não é uma sequência linear e engessada de
experiências e trabalhos, mas uma série de estágios e
transições variáveis a partir das pressões vivenciadas
pela pessoa, trilhadas por ela no ambiente em que
está inserido; envolve perspectivas e objetivos entre
a pessoa e a empresa, como resultado da relação
estabelecida entre ambas e é fruto da combinação
entre as perspectivas individual e organizacional
(DUTRA, 2012). Essas armações são reforçadas

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