O processo de formação de pesquisadores: Análise do programa de iniciação científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2012

AutorAirton Costa
Páginas171-171
O processo de formação de pesquisadores: Análise do
programa de iniciação científica da Universidade Federal de
Santa Catarina no período de 1990 a 2012
Discente: Airton Costa
Orientador: Dr. Adilson Luiz Pinto PGCIN/UFSC
Banca: Dr. Gustavo Henrique de Araújo Freire PPGCI/UFPB
Dr. José Alonso Borba CPGA/UFSC
Dr. Vinícius Medina Kern PGCIN/UFSC
Dra. Márcia Silveira Kroeff PPGINFO/UDESC
Dr. Márcio Matias PGCIN/UFSC
RESUMO
Um dos papéis reservados às universidades tem sido o de contribuir com a sociedade,
tanto por meio da produção de conhecimento, através da pesquisa científica, como pela
formação de recursos humanos de alto nível, cujo início ocorre ainda na graduação. O
Programa Institucional de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, desde sua criação em
1988, é considerado o programa de maior amplitude dentre todas as formas de
operacionalização na concessão de bolsas para o jovem universitário. No âmbito do
CNPq já foram feitas duas avaliações acerca dos resultados alcançados pelo Programa
ao longo desses anos. Nesse sentido, a presente pesquisa trata da análise do destino dos
egressos do Programa de Iniciação Científica (IC) no contexto da Universidade Federal
de Santa Catarina (UFSC), no período de 1990 a 2012, bem como de suas respectivas
produções científicas. Objetiva investigar a contribuição do programa de iniciação
científica da UFSC no processo de formação de pesquisadores. Busca resposta à
seguinte questão: o programa de IC da UFSC tem contribuído para a formação de
Pesquisadores? No tocante ao método, a pesquisa caracteriza-se como documental,
quantitativa, exploratória, descritiva e de levantamento (survey). Os resultados
alcançados foram a sistematização dos dados da IC na UFSC; o mapeamento do destino
dos egressos e a averiguação de quais os canais preferenciais de divulgação de suas
respectivas produções científicas de acordo com a área do conhecimento. É pretensão
que os resultados apresentados neste trabalho possam contribuir com os esforços de
melhoramento do programa, objetivando que resultados mais expressivos sejam
alcançados em relação ao investimento realizado tanto pelo CNPq como pela UFSC.
Palavras-chave: Graduação. Formação Professor-Pesquisador. Iniciação Científica.
Educação Superior. UFSC. PIBIC/CNPq.
DISSERTAÇÃO
v. 18, n. 38, 2013.
ISSN 1518-2924

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