Pesquisas sobre biblioteca escolar no Brasil: o estado da arte

AutorBernadete Campello - Paulo da Terra Caldeira - Adriana Bogliolo Sirihal Duarte - Carlos Alberto Ávila Araújo - Maria da Conceição Carvalho - Mara Eliane Fonseca Rodrigues - Laura Valladares de Oliveira Soares
CargoUniversidade Federal de Minas Gerais - Universidade Federal de Minas - Universidade Federal de Minas - Universidade Federal de Minas - Universidade Federal de Minas - Universidade Federal Fluminense - Universidade Federal de Minas
Páginas123-156
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Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 18, n. 37, p.
123-156, mai./ago., 2013. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2013v18n37p123
Pesquisas sobre biblioteca escolar no Brasil: o estado
da arte
Research on school library in Brazil: state of the art
Bernadete CAMPELLO
1
Paulo da Terra CALDEIRA2
Adriana Bogliolo Sirihal DUARTE3
Carlos Alberto Ávila ARAÚJO4
Maria da Conceição CARVALHO5
Mara Eliane Fonseca RODRIGUES6
Laura Valladares de Oliveira SOARES7
RESUMO
O objetivo d este estudo foi o estabelecimento do estado da arte da pesquisa sobre biblioteca escolar
no Brasil, entre 1975 e 2011, buscando identificar: a ssuntos pesquisados; embasamento teórico-
conceitual; metodologias e t écnicas utilizadas; resultados e conclusões dos estudos. A metodologia foi
análise documental de setenta relatos de pesquisa sobre o tema, separados em seis categorias:
biblioteca escolar como espaço de aprendizagem, interação bibliotecário/professor, estudos de usos e
usuários, coleção, leitura e pesquisa escolar. Os resultados revelaram qu e existe consciência da
necessidade de se garantir o espaço da biblioteca na escola, considerando-se que ela pode contri buir
para a aprendizagem. Há mais estudos na categoria leitura, e tendência no aumento da categoria
pesquisa escolar. A necessidade de trabalho conjunto professor/bibliotecário foi reafirmada. Os
estudos de uso e usuários ainda estão presos a abordagem tradicional, não conseguindo realizar um
diálogo efetivo com a questã o pedagógica. As metodologias dos estudos analisados foram em sua
maioria qualitativas e o referencial teórico apresentou f ragilidade, resultante da pouca c lareza de seu
uso.
PALAVRAS-CHAVE: Biblioteca escolar. Pesquisas em biblioteca escolar. Interação
bibliotecário/professor. Estudos de usos e usuários. Biblioteca escolar - leitu ra.
1 Universidade Federal de Minas Gerais - bscampello@gmail.com
2 Universidade Federal de Minas - paulodaterra@gmail.com
3 Universidade Federal de Minas - bogliolo@eci.ufmg.br
4 Universidade Federal de Minas - casal@eci.ufmg.br
5 Universidade Federal de Minas - mccarv@eci.ufmg.br
6 Universidade Federal Fluminense - maraeliane121@gmail.com
7 Universidade Federal de Minas - laurinhavalladaresbr@gmail.com
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
ARTIGO
Recebido em:
31/01/2013
Aceito em:
05/06/2013
v. 18, n. 37, 2013.
p. 123-156
ISSN 1518-2924
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ABSTRACT
The present study aimed to establish the state-of-the-art of the research on school library in
Brazil, between 1975 and 2011, trying to identify: its subjects, theoretical fo undations,
methodology, results and conclusions. A documentary analysis was made, using seventy
research reports on school library, divided into six categories of analysis: the school library as a
learning space, integration of teacher/librarian, user studies, collection, reading and inquiry
learning. The results revealed that exist an awareness of the need to secure the space of the
library in the school, considering that it can contribute to the learning process. There is a bigger
number of studies in the subject of reading, although there seems to be a trend in the increasing
of inquiry learning topic. The studies on teacher/librarian collaboration reaffirmed the need of
teacher/ librarian collaboration. User studies are still stuck with a traditional app roach, failing
to perform an effective dialogue with pedagogical issues. The methodologies of the s tudies were
mostly qualitative and the theoretical foundations were weak, resulting from the lack of clarity
of its use.
KEYWORDS: School library. Research on school l ibrary. Teacher/librarian collaboration. User
studies. School library Reading.
1 INTRODUCÃO
A pesquisa acadêmica na área de Biblioteconomia no Brasil teve início na
década de 1970, quando começaram a ser criados os cursos de pós-graduação
no nível de mestrado (BRAMBILLA, 2007; GOMES, 2003). Os doutorados
começaram a ser implantados na década de 1990, quando a maioria dos
programas, que tiveram início como cursos de Biblioteconomia, já haviam
mudado para Ciência da Informação. Mesmo com essa nova denominação, a
maioria dos programas continuou a acolher projetos sobre temas bibliotecários,
entre eles a biblioteca escolar. A primeira dissertação de mestrado e a primeira
tese de doutorado tratando da biblioteca escolar foram, entretanto, defendidas
na área de educação
8.
8ANNES, Maria Ruth Barros. Biblioteca escolar: centro de recursos a serviço da educação na escola de
Iº grau. 1975. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação ) Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul, Porto Alegre, 1975.MAGALHÃES, M. H. A. Uma leitura ...da leitura na escola de primeiro
grau. 1992.196 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo,
São Paulo, 1992.
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Ao longo dos 40 anos de existência da pós-graduação em
Biblioteconomia/Ciência da Informação no Brasil, alguns levantamentos
esporádicos revelam que, em termos numéricos, a produção de dissertações e
teses sobre biblioteca escolar não foi significativa. No período de 1975 a 1998,
Neves (2000) identificou 14 teses e dissertações sobre o tema, entre as 556
defendidas em cursos de mestrado e doutorado em biblioteconomia, ciência da
informação e documentação, representando apenas 2,50% do total. Na verdade,
essa exiguidade existe no tema biblioteca em geral, e foi observada por Araújo,
Tenório e Farias (2003, p.14) que, estudando temáticas presentes nas 24
dissertações defendidas no Curso de Mestrado em Ciência da Informação da
Universidade Federal da Paraíba, no período de 1997 a 2001, descobriram que
apenas 13,5% tratavam do tema biblioteca(escolar, universitária, virtual), entre
os outros onze temas identificados.
Para estudar citações presentes em teses e dissertações brasileiras sobre
biblioteca escolar, Campello et al. (2007, p. 229) utilizando a base de dados
bibliográfica Literatura em Biblioteca Escolar LIBES
9, identificaram 35 desses
documentos, defendidos entre 1975 a 2002. Na conclusão desse estudo, os
autores afirmaram que embora tenha havido um aumento da produção nos
anos de 1997 e 1998, este é um fato episódico, levando-se a concluir que o tema
[biblioteca escolar] esteve pouco presente nas linhas de pesquisa da pós-
graduação confirmando-se a exiguidade da produção científica da área de
biblioteca escolar no Brasil CAMPELLO et al  p 
Alguns dados quantitativos esparsos existem a respeito da produção
científica sobre biblioteca escolar no Brasil, que incluem não teses e
dissertações. No estudo de citações acima mencionado (CAMPELLO et al., 2007,
p. 228), foram identificados, em junho de 2006, 39 relatos de pesquisa, num
total de 332 referências. O número de pesquisas publicadas subiu para 91 em
2011.
9Literatura em Biblioteca Escolar LIBES, que inclui artigos de periódicos, dissertações, teses e
trabalhos apresentados em eventos sobre o tema publicados no Brasil desde a década de
1960.<http://gebe.eci.ufmg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=49&Itemid=40>.

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