Política de educação profissional de nível médio e a oferta do ensino médio integrado no Instituto Federal Baiano Campus Senhor do Bonfim-ba

AutorThaline Teixeira Novaes Carneiro - Katia Siqueira de Freitas - Antônio Amorim
CargoMestra em Políticas Sociais e Cidadania, pela UCSAL; Auditora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano; E-mail: thaline.carneiro@gmail.com - Pós-doutora em educação pela The Pennsylvania State University, Professora e pesquisadora da UCSAL no programa de mestrado e doutorado de Políticas Sociais e Cidadania. E- mail:...
Páginas126-150
Cadernos do CEAS, Salvador, n. 236, p. 125-149, 2016
POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO E A
OFERTA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO
FEDERAL BAIANO CAMPUS SENHOR DO BONFIM-BA
Middle Level Professional Educational Policy: a case study of the Senhor do Bonfim
Campus of the Instituto Federal Baiano, Bahia Brazil
Thaline Teixeira Novaes Carneiro*
Katia Siqueira de Freitas**
Antônio Amorim***
Resumo
O objeto do estudo foram as condições e a qualidade de oferta do curso médio integrado do
Instituto Federal Baiano no Campus IF Baiano/Senhor do Bonfim-BA, realizado a partir da
Política de Educação Profissional e Tecnológica de 2004. Foram verificadas condições
operacionais e físicas, oferta de disciplinas, questões pedagógicas e qualificação dos
professores. O objetivo foi identificar as condições físicas, técnicas e pedagógicas do campus
para a oferta desse curso considerando os pressupostos e objetivos da Política vigente. Foram
examinados documentos oficiais do Instituto Federal Baiano, a legislação referente à Política de
Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, correspondente aos anos de 2004-2014. O
referencial teórico usou a literatura nacional e contribuições de autores como Mészaros e Ball e
outros. A metodologia foi qualitativa, exploratória, mediante estudo de caso único, incluindo
análise documental e de conteúdo. Quatro gestores responderam a um questionário aberto com
quatorze questões. A análise dos dados indicou que as condições físicas de oferta do curso são
positivas, assim como a qualificação dos sessenta e dois docentes, dos quais trinta são mestres,
dezesseis doutores, treze especialistas. O exame dos dados demonstrou que o curso apresenta
carga horária de disciplinas da área técnica de acordo com a política, mas reduzida em relação
aos anos anteriores à implantação da atual política, muito embora a escola esteja dotada de
unidades educativas bem estruturadas para atender aos conteúdos teóricos do currículo. São
necessários a avaliação de satisfação da comunidade escolar e o acompanhamento dos seus
egressos no mundo do trabalho.
Palavras-chave: Políticas de Educação Profissional. Ensino Médio Integrado. Condições de
oferta.
* Mestra em Políticas Sociais e Cidadania, pela UCSAL; Auditora do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia Baiano; E-mail: thaline.carneiro@gmail.com
** Pós-doutora em educação pela The Pennsylvania State University, Professora e pesquisadora da UCSAL no
programa de mestrado e doutorado de Políticas Sociais e Cidadania. E- mail: sfkatia@gmail.com
*** Doutor em psicologia, pela Universidade de Barcelona da Espanha UB; Professor e pesquisador da UNEB;
E-mail: antonioamorim52@gmail.com
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Cadernos do CEAS, Salvador, n. 236, p. 125-149, 2016
INTRODUÇÃO
Muito tem sido escrito sobre as sociedades contemporâneas de países desenvolvidos e
periféricos, incluindo o Brasil. Esses mantêm as marcas da desigualdade social, que persistem
ao lado do desenvolvimento científico-tecnológico e da produção de riquezas concentrada nas
mãos de poucos. A educação de qualidade é um vetor desenvolvido pelas sociedades para
enfrentar a questão da concentração da riqueza e das desigualdades regionais. Este artigo foca o
papel que a educação, sobretudo o ensino médio integrado, pode desempenhar na qualificação e
capacitação profissional da população, especialmente da economicamente ativa (CARNEIRO,
2015).
Nesse esteio, cresce a convicção entre estudiosos críticos deste cenário mundial que a
luta para o seu enfrentamento envolve um processo de transformação na sociedade e nas
pessoas para as quais a educação concorre como um campo estratégico. Esse papel estratégico
conferido à educação decorre do seu potencial de desenvolver impulsos mobilizadores de
transformação individual e social, a exemplo do domínio consciente e crítico da realidade;
postura ativa e coletiva, enquanto balizas de uma sociedade democrática e plural.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2002
indicavam que 20,2 % de jovens brasileiros ent re 15 e 29 anos nem estudavam nem
trabalhavam (ANDRADE, 2013). A partir de 2004, as políticas públicas de educação
profissional no Brasil voltaram seu foco para a oferta de cursos de nível médio integrado,
visando à preparação integral de jovens. Ampliar a oferta de cursos médio profissional
1
(BRASIL, 2007), notadamente os integrados (EMI), foi uma das estratégias empregadas
pela Política educacional vigente para enfrentar este cenário.
Este artigo traz à baila reflexões sobre a Política de Educação Profissional e
Tecnológica de 2004 e as condições de oferta do curso médio integrado (BRASIL, 2007b) em
agropecuária do Campus IF Baiano/Senhor do Bonfim-BA. Destaca as condições físicas, a
oferta de disciplinas, aspectos pedagógicos, a qualificação dos professores dentre outras
questões relativas à qualidade da oferta do curso. Os dados foram coletados a partir de uma
1
O curso médio profissional, que articula a Educação Profissional e Básica pode ocorrer: a) n a forma
integrada, destinada somente a indivíduos que concluíram o ensino fundamental e desejam cursar ao mesmo
tempo e numa mesma escola, o ensino médio e a educação profissionalizante; b) forma concomitante -
oferecida somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental ou esteja cursando o ensino m édio, com
matrículas distintas para cada curso; c) subsequente - oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino
médio (BRASIL,1996).

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