POLÍTICA DE PRECIFICAÇÃO DE GEE: impactos econômicos e ambientais na agrologística de grãos no Mato Grosso

AutorFernando Vinícius da Rocha, Abner Matheus João, Everton Lima Costa, José Vicente Caixeta Filho
Páginas137-155
POLÍTICA DE PRECIFICAÇÃO DE GEE: impactos econômicos e ambientais na
agrologística de grãos no Mato Grosso
Fernando Vinícius da Rocha1
Abner Matheus João2
Everton Lima Costa3
José Vicente Caixeta Filho4
Resumo
Este trabalho busca analisar o quão determinante seriam as políticas precificação de emissões de gases do efeito estufa
(GEE) na competividade logística agroindustrial no Brasil. Para isso, considerou dois projetos de infraestrutura logística em
fase de pré-concessão, Ferrogrão e Ferrovia Par aense, visando o escoamento da produção de grãos no estado do Mato
Grosso. Assim, determinando as áreas de influência não apenas por meio dos custos de transporte, bem como com a
incorporação dos custos provenientes das emissões, as soluções logísticas intermodais, considerando os dois projetos,
indicam que essas são as que apresentam potencial maior área de influência para captação das menores emissões GEE.
Cenário esse corroborado, visto que, consideradas elevações no custo por tonelada de CO2 emitido, o escoamento por
meio da Ferrogrão e da Ferrovia Paraense se tornariam maiores.
Palavras-Chave: Precificação. Emissões. Agronegócio. Logística. Grãos
GHG PRICING POLICY: economic and environmental impacts on grain agrologistics in Mato Grosso
Abstract
This paper analyzes how crucial the pricing policies of greenhouse gas (GHG) em issions would be in the agroindustrial
logistic competitiveness in Brazil. Two transportation i nfrastructure projects are analyzed, Ferrogrão and Pará Railway. By
determining the areas of influence not only through transportation costs, as well as the incorporation of emissions costs,
intermodal logistics solutions, considering the two projects, indicate that these are the ones with the largest potential area of
influence to capture the lowest GHG emissions. This is corr oborated as, considering increases in the cost per ton of CO2
emitted, the flow through Ferrogrão and Pará Railway would become larger.
Keywords: Pricing. Emissions. Agribusiness. Logistics. Grains
Artigo recebido em: 20/12/2019 Aprovado em: 25/04/2020
DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v24n1p137-155.
1 Engenheiro Agronômo. Mestre em Administração pela Faculd ade de Economia, Administração e Contabilidade d a
Universidade de São Paulo (FEA/USP). Pesquisador no Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustr ial
(ESALQ-LOG). Endereço: ESALQ-LOG - Avenida Pádua Dias, 11, Piracicaba - SP. CEP 13.418-900. E-mail:
fernando.vinicius.rocha@usp.br.
2 Economista. Mestrando em Engenharia de Sistemas Logísticos pela Escola Politécnica - Uni versidade de São Pau lo.
Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-LOG). Endereço da Universidade do
Vínculo: Av. Pádua Dias, 235 - Agronomia, Piracicaba - SP, 13418-90. E-mail: abner.joao@usp.br.
3 Economista. Mestrando em Economia aplicada pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de
São Paulo (USP) . Pesquisador do Gr upo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-
LOG). Endereço: Av. Pádua Dias, 11 - Agronomia, Piracicaba - SP, 13418-900. email: everton.lima.costa@usp.br.
4 Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP). E-mail: jose.caixeta@usp.br
Fernando Vinícius da Rocha, Abner Matheus João, Everton Lima Costa e José Vicente Caixeta Filho
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1 INTRODUÇÃO
O estado do Mato Grosso é o maior produtor de soja e milho do Brasil, e a maior parte do
grão exportado é movimentado através do uso do modal rodoviário, incorrendo em custos de transporte
mais elevados, bem como um maior consumo de energia e emissão de CO2.
A crescente preocupação com questões ambientais e climáticas tem fomentado
discussões a respeito dos impactos das emissões de CO2 na economia. Sob este aspecto, uma série
de autores convergem para com a ideia de que a precificação do CO2 emitido possa ser uma política
eficaz para reduzir as emissões desse gás na atmosfera.
Objetivando a redução de custos no transporte de grãos produzidos na região centro-
oeste, projetos de infraestrutura ferroviária têm sido apresentados pelo governo federal como forma de
ampliar a competitividade do produto brasileiro no mercado internacional. Além de impactos
econômicos, tais projetos podem também estar vinculados a uma menor emissão de CO2 nas
operações logísticas, dado que o modal ferroviário tende a apresentar um coeficiente de emissão de
CO2 por tonelada de grãos transportada, menor, em comparação com o modal rodoviário. Na gama de
projetos discutidos pelo governo federal brasileiro, têm-se a Ferrogrão e a Ferrovia Paraense, ambos
relacionados à maior utilização dos portos localizados na região Norte do país no processo de
exportação.
Inserido no contexto, o presente artigo tem o objetivo de analisar e discutir possíveis
impactos da política de precificação das emissões de CO2 nas áreas de influência das soluções
logísticas. O trabalho analisará, considerando esses dois projetos de infraestrutura de transporte, o
comportamento dos fluxos de transporte de grãos exportados pelo Mato Grosso em diferentes cenários
de precificação da emissão do gás carbônico. Ou seja, não apenas os custos de transporte serão
determinantes na área de influência de cada corredor de transporte, mas também o custo de emissão
atrelado à utilizada de cada solução logística.
O artigo é divido em quatro partes, além dessa introdução. Na sequência deste capítulo
introdutório, na segunda parte do artigo, é apresentado o referencial teórico atrelado a essa temática de
pesquisa. Na terceira está detalhada a metodologia utilizada neste trabalho - análise comparativa dos
custos atrelados a cada solução logística considerada. Na quarta são apresentados os resultados. Por
fim, são discutidas as conclusões na quinta seção.

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