Administração e políticas públicas em educação: uma revisão sistemática da produção do EnANPAD e EnAPG de 1997 a 2009

AutorMirna de Lima Medeiros - Thiago Alves - João Luiz Passador - Cláudia Souza Passador
CargoMestre em Administração de Organizações pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto ? Universidade de São Paulo ? USP. End.: Rua Marques da Cruz, 1807 ? Vila Monte Alegre, Ribeirão Preto ? SP. CEP: 14051-150 ? Brasil - Doutorando em Administração pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da ...
Páginas61-87
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Revista de Ciências da Administração • v. 13, n. 30, p. 39-60, maio/ago 2011
Metodologia Qualitativa e Quantitativa nos Estudos em Administração e Organizações: lições da história da Ciência
Administração e Políticas Públicas em Educação:
uma revisão sistemática da produção do
EnANPAD e do EnAPG de 1997 a 2009
Mirna de Lima Medeiros1
Thiago Alves2
João Luiz Passador3
Cláudia Souza Passador4
Resumo
Diante do consenso sobre a importância da educação para o desenvolvimento
econômico e social dos países, acredita-se que a administração das escolas e das
organizações responsáveis pela gestão das redes de ensino é tema relevante para
pesquisas em Administração. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é descrever
a contribuição do EnANPAD e do EnAPG para a produção de
conhecimento sobre administração e políticas públicas da educação
básica.Para isso foi realizada uma revisão sistemática nos anais destes eventos
referentes ao período de 1997 a 2009. Foram analisados 49 artigos por meio de
protocolo que permitiu descrever: características dos trabalhos (distribuição
temporal das publicações e as características das autorias); aspectos metodológicos
(abordagem e tipologia das pesquisas do ponto de vista acadêmico/científico); e
temas abordados. Percebeu-se que a produção está distribuída heterogêneamente
no tempo; os autores são em sua maioria vinculados a instituições do Sudeste e
Sul do Brasil; há um equilíbrio entre estudos exploratórios e descritivos; e há poucos
estudos inferênciais. A abordagem qualitativa é predominante (55%), contudo,
há número representativo de trabalhos quantitativos (35%). Quanto aos temas,
verificou-se que 81,6% dos artigos se referem a quatro temas principais:
desigualdade socioeconômica, financiamento da educação, qualidade do ensino
e instrumentos de gestão.
Administração e Políticas Públicas em Educação: uma revisão sistemática da produção do EnANPAD e do EnAPG...
Revista de Ciências da Administração • v. 13, n. 30, p. 61-87, maio/ago 2011
DOI: 10.5007/2175-8077.2011v13n30p61
1Mestre em Administração de Organizações pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto – Universidade de São
Paulo – USP. End.: Rua Marques da Cruz, 1807 – Vila Monte Alegre, Ribeirão Preto – SP. CEP: 14051-150 – Brasil. E-mail: mirnamedeiros@hotmail.com.
2 Doutorando em Administração pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo e Gestor de Finanças
e Controle do Estado de Goiás – End.: Rua Horácio Pessini, 350, aptº 33 – Jardim Nova Aliança, Ribeirão Preto – SP. CEP: 14026-590 – Brasil.
E-mail: thiagoalves@usp.br.
3 Professor Doutor da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto e Coordenador do Centro de Estudos em Gestão
e Políticas Públicas Contemporâneas da USP (GPublic) – Universidade de São Paulo – USP. End.: FEA-RP/ RAD. Avenida dos Bandeirantes, 3900
- Ribeirão Preto – SP. CEP. 14040-900 – Brasil. E-mail: jlpassador@usp.br.
4 Professora Doutora da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto e Coordenadora do Centro de Estudos em
Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas da USP (GPublic) – Universidade de São Paulo – USP. End.: FEA-RP/ RAD. Avenida dos Bandeirantes,
3900 – Ribeirão Preto – SP. CEP. 14040-900 – Brasil. E-mail: cspassador@usp.br.
Artigo recebido em: 25/11/2010. Aceito em: 18/07/2011. Membro do Corpo Editorial Científico responsável pelo processo editorial: Carlos Ricardo
Rossetto.
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
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Mirna de Lima Medeiros • Thiago Alves • João Luiz Passador • Cláudia Souza Passador
Palavras-chave: Educação. Administração. Políticas Públicas. Revisão
Sistemática.
1 Introdução
Este artigo parte da premissa de que a pesquisa acadêmica é uma
atividade fundamental para o desenvolvimento teórico de qualquer discipli-
na (SOUZA, 1998) e de que o Encontro da Associação Nacional de Pós-
Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD) e o Encontro de Ad-
ministração Pública e Governança da mesma associação (EnAPG) são al-
guns dos mais importantes fóruns de discussão sobre a produção acadêmica
em Administração e, especificamente, na Administração Pública no Brasil.
Outrossim, acredita-se que os temas mais relevantes para a administração
das organizações públicas ou privadas pesquisados nos programas de pós-
graduação no país são, de alguma forma, apresentados e debatidos nos even-
tos que congregam periodicamente os pesquisadores da área.
Ao longo de sua história o EnANPAD tem criado um espaço que com-
porta discussões teóricas, técnicas e práticas administrativas supostamente
aplicáveis a qualquer tipo de organização, mas também se mostra como es-
paço adequado à apresentação e ao debate de assuntos relativos às áreas
específicas da administração (como Marketing, Finanças, Gestão de Pessoas,
Tecnologia da Informação, etc.) e de setores cujas organizações adotam prá-
ticas específicas para dar conta da natureza de suas operações (Administra-
ção Pública, Administração Hospitalar, Administração da Educação, etc.). O
EnAPG surgiu, a partir da 27ª edição do EnANPAD em 2003, como uma
iniciativa das divisões acadêmicas de Políticas Públicas e Gestão Pública e
Governança apresentando-se como um espaço de divulgação e discussão
mais específico. Nesses fóruns, a administração das organizações que se de-
dicam a prover meios (recursos, pessoas e tecnologias) para que a educação
gere seus benefícios à sociedade também têm merecido algum espaço para
reflexões, discussões e proposições.
O debate sobre a administração das escolas e dos órgãos responsáveis
pela gestão das redes de ensino é fundamental para as sociedades diante do
reconhecimento da finalidade da educação no atual momento histórico para
as nações. Esse é o estágio atual de uma trajetória percorrida ao longo do

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