O potencial do ensino teórico-prático no novo currículo: elementos para o debate

AutorYolanda Guerra
CargoDoutora em Serviço Social pela PUCSP.
Páginas147-154
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Doutora em Serviço Social pela PUCSP.
Professora da Escola de Serviço Social
da Universidade Federal do Rio de Janeiro
– UFRJ.
Este artigo é uma versão revista, atualizada
e ampliada em 2005, da palestra proferida
na Aula Inaugural, na PUCRS, Porto
Alegre, em março de 2002.
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Apresenta-se aqui uma reflexão sobre
as possibilidades para o ensino em Serviço
Social, decorrentes das diretrizes
curriculares do atual projeto de formação
profissional dos assistentes sociais
brasileiros. Argumenta-se que há uma nova
lógica, inerente às diretrizes, que não permite
a dicotomia entre o ensino teórico e o ensino
prático em Serviço Social, pelo contrário,
pauta-se em uma relação de auto-implicação
entre ambos. Com isso, todas as disciplinas,
tanto as de fundamentos quanto as que
transmitem saberes interventivos, têm a
responsabilidade de colocar o exercício
profissional no centro de suas discussões,
priorizando os conhecimentos necessários,
a fim de desenvolver competências,
habilidades e valores para a formação do
perfil e qualificar os profissionais para
responder às demandas. Esta concepção
de ensino é fruto de um processo de
amadurecimento da categoria que considera
a estreita relação entre trabalho e formação
profissional, cujo projeto, nesta perspectiva,
converte-se em valioso instrumento da
estratégia concebida para enfrentar a contra-
reforma do Ensino Superior no Brasil, em
curso desde o primeiro mandato do governo
Fernando Henrique Cardoso.
Palavras-chave: ensino teórico-prático,
trabalho, formação, perfil profissional.
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This study analyses the possibilities for
Social Work education, based on the
curriculum guidelines of the current project
for professional training of Brazilian social
workers. The paper argues that there is a
new logic inherent to the guidelines, which
does not allow a separation between
theoretical education and practical education
in Social Work.To the contrary, it is based
on a relationship of self-involvement between
them. Therefore, all of the course subjects,
both those that are basic as well as those
that present information about interventional
experiences, are responsible for placing
professional exercise at the center of their
discussions, giving priority to the required
knowledge needed to develop the skills,
abilities and values that compose the
education and qualification of professionals
prepared to respond to demands. This
concept of education is the result of a
maturing process that considers a close
relationship between work and professional
training, the goal of which, in this
perspective, becomes a valuable tool of the
strategy to confront the counter-reform of
Higher Education in Brazil, underway since
the first mandate of the Fernando Henrique
Cardoso government.
Key words: theoretical-practical teaching,
labor, education, professional profile.
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