Potencialidades de um saber afrodiaspórico: reflexões a partir do reggae

AutorJaison Hinkel, Kátia Maheirie
CargoDoutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Professor titular da FundaçãoUniversidade Regional de Blumenau, Departamento de Psicologia, Blumenau, Brasil/Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento e Programa de ...
Páginas1-15
Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, Florianópolis, v. 19, p. XX -XX, jan./dez. 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1807-1384. DOI: https: //doi.org/10.5007/1807-1384.2022.eXXXX
Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, Florianópolis, v. 19, p. 01-15, jan./dez. 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1807-1384. DOI: https: //doi.org/10.5007/1807-1384.2022.e90233
Ensaio
POTENCIALIDADES DE UM SABER AFRODIASPÓRICO:
REFLEXÕES A PARTIR DO REGGAE
Potentialities of an Afrodiasporic knowledge: reflections form Reggae
Jaison Hinkel
Doutor em Psicologia pela
Universidade Federal de Santa Catarina,
Florianópolis, SC, Brasil
jaisonhinkel@gmail.com
https://orcid.org/0000-0002-6446-0626
Kátia Maheirie
Doutora em Psicologia Social pela
Pontifícia Universidade Católica
de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
maheirie@gmail.com
https://orcid.org/0000-0001-5226-0734
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Este texto apresenta um ensaio teórico que tem por objetivo problematizar o reggae como um saber afrodiaspórico que
pode contribuir para uma descolonização do pensamento. Para desenvolver nossas reflexões, analisamos elementos
históricos do processo de constituição e desenvolvimento do reggae. Concluímos que o reggae propõe respostas à
colonialidade que visam o reconhecimento e a credibilização de saberes comunitários enraizados na a ncestralidade
africana. Uma das principais potencialidades decoloniais do reggae está na sua configuração como um saber do cotidiano
que conserva a rua como referência não apenas de expressão artística, mas de entretenimento, sociabilidade,
pertencimento étnico e ação política. O reggae, neste sentido, apresenta uma ação duplamente decolonial, pois configura
a produção de um saber vinculado ao cotidiano que é produzido por corpos que foram subalternizados pelo projeto
colonial.
PALAVRAS-CHAVE: Música. Reggae. Descolonização do pensamento. Diáspora africana.
ABSTRACT
This paper introduces a theoretical essay that discusse s reggae as an Afrodiasporic knowledge that can contribute to a
decolonization of thought. To develop our reflections, we analyze historical elements of reggae's constitution and
development process. We have come to the conclusion that reggae proposes responses to coloniality that aim at the
recognition and credibility of community knowledge rooted in African ancestry. One of the main decolonial potentialities of
reggae is in its configuration as an everyday knowledge that preserves the street as a reference not only for artistic
expression, but also for entertainment, sociability, ethnic belonging, and political action. Reggae, in this sense, presents a
doubly decolonial action, as it configures the production of a knowledge linked to daily life that is pro duced by bodies that
were subalternized by the colonial project.
KEYWORDS: Music. Reggae. Decolonization of thought. African diaspora.
1 INTRODUÇÃO
Este artigo apresenta um ensaio teórico que tem por objetivo problematizar o reggae
como um saber afrodiaspórico que pode contribuir para uma descolonização do
pensamento. Vale destacar que, em função do conjunto heterogêneo de contribuições
teóricas sobre os efeitos do processo de colonização (colonialidade), não há consenso
quanto ao uso dos termos descolonial/decolonial (QUINTERO; FIGUEIRA; ELIZALDE,

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