Práticas de Trabalho e as Dimensões Tácitas e Estéticas da Aprendizagem de Operadores de Rochas Ornamentais

AutorKatia Cyrlene de Araujo Vasconcelos - Claudia Xavier Cavalcanti - Annor da Silva Junior
CargoDoutoranda em Administração. Universidade Federal do Espirito Santo, UFES. Vitória, ES. Brasil - Doutoranda em Administração. Universidade Federal do Espirito Santo, UFES. Vitória, ES. Brasil - Professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAdm) e do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCon), UFES
Páginas29-43
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
Resumo
O objetivo desse artigo é compreender como as práticas
de trabalho possibilitam o processo de aprendizagem dos
operadores do ramo de rochas ornamentais, utilizando
uma lente teórica que entende que esse processo ocorre
a partir de uma teia de relações sociais e culturais que
são institucionalizadas e estabelecidas e sustentadas
por um grupo (GHERARDI, 2001, 2006). Assim,
desenvolveu-se uma pesquisa de caráter qualitativa
em uma indústria de rochas ornamentais. A coleta
foi realizada por meio de entrevistas e observações
assistemáticas. A análise dos dados demonstra que o
processo de aprendizagem dos operadores da empresa
Jazida se sustenta em uma construção social, por meio
de práticas de socialização, de segurança e do senso
estético, nas quais a colaboração, a interação, o desejo
de compartilhar, a vontade de aprender, a ativação da
percepção e de sentimentos, são fontes importantes
para a geração, a disseminação e o compartilhamento
do conhecimento e o aprendizado.
Palavras chaves: Aprendizagem; Práticas de Trabalho;
Práticas de Socialização; Senso estético; Aprendizagem
de Grupos.
Abstract
The purpose of this paper is to understand how
work practices enable the learning of individuals in
workspaces using a theoretical approach that believes
that this process occurs from social and cultural relations
that are institutionalized, established and supported by
a group (GHERARDI; 2001, 2006). In order to develop
this, a qualitative research study was conducted in
one manufacturer of polished granite slabs. The data
was collected through interviews and unsystematic
observations. This study concluded that the learning
process of the researched company is based on a social
construction, through socialization practices, safety and
aesthetic sense, where collaboration, interaction, the
desire to share, and to learn, the activation of perception
and feelings are important sources for generation,
dissemination and sharing of knowledge and learning.
Key words: learning, work practices, socialization
practices, aesthetic sense, learning groups.
DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n49p29
Recebido em: 12/10/2016
Revisado em: 26/05/2017
Aceito em: 27/06/2017
Práticas de trabalho e as dimensões tácitas e estéticas
da aPrendizagem de oPeradores de rochas ornamentais
Practical work and the tacit and aesthetic dimensions of
learning operators ornamental rocks
Kátia Cyrlene de Araujo Vasconcelos
Doutoranda em Administração. Universidade Federal do Espirito Santo – UFES. Fucape Business School. Vitória, ES. Brasil.
E-mail: katia.vasconcelos@oi.com.br
Claudia Xavier Cavalcanti
Doutoranda em Administração. Universidade Federal do Espirito Santo – UFES. Vitória, ES. Brasil.
E-mail: claudiaxc.andrade@terra.com.br
Annor da Silva Junior
Professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAdm) e do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis
(PPGCon) – UFES. Universidade Federal do Espirito Santo – UFES. Vitória, ES. Brasil. E-mail: annorsj@gmail.com
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Revista de Ciências da Administração • v. 19, n. 49, p. 29-43 , dez. 2017

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