Por que ser princesa quando se pode ser valente? Reflexões e desconstruções das questões de gênero no universo Disney

AutorValdirene Eliane Bailon de Souza/Rita Márcia Andrade Vaz de Mello
CargoDoutoranda na área de concentração Família e Sociedade da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Brasil/Doutora em Educação pela UFMG, tem pós-doutorado pela Université Paris Descartes (Sorbonne), professora dos cursos de pós-graduação do Departamento de Educação e Departamento de Serviço Social da UFV, Brasil
Páginas231-245
231
GÊNERO | Niterói | v. 21 | n. 2 | p. 231-245 | 1. sem 2021
231
POR QUE SER PRINCESA QUANDO SE PODE SER VALENTE?
REFLEXÕES E DESCONSTRUÇÕES DAS QUESTÕES DE GÊNERO
NO UNIVERSO DISNEY
Valdirene Eliane Bailon de Souza1
Rita Márcia Andrade Vaz de Mello2
Resumo: Neste artigo, objetiva-se refletir sobre representações de gênero
construídas no universo da Disney, mais especificamente no filme infantil Valente,
de 2012. Seu enredo aborda questões relacionadas ao comportamento/modo
de ser de uma princesa, destacando novas feminilidades na cena midiática sob
uma perspectiva pós-moderna e pós-estruturalista. Dessa forma, evidencia-se
que contos de fadas não precisam retratar princesas perfeitas e com condutas
estritamente femininas, mas sim com atitudes e comportamentos semelhantes
aos da vida real. Ademais, é preciso desconstruir certos conceitos e aceitar os
novos, visando encerrar a exclusão de identidade e de gênero, entre outras
dimensões que resultem em desigualdade social.
Palavras-chave: Valente; Princesa; Gênero.
Abstract: Our article aims at reflecting on the gender representations built in the
Disney universe, more specifically in the children’s film called Valente, released in
2012. Its plot addresses issues of the behavior / way of being of a princess, which
shows new femininities in media, from a post-modern and post-structuralist
perspective. Thus, it is evident that fairy tales do not need to portray perfect
princesses with strictly feminine behaviors, but with attitudes and behaviors
similar to those of real life. Furthermore, it is necessary to deconstruct certain
concepts and accept new ones, aiming at ending the exclusion of identity and
gender, among other dimensions that result in social inequality.
Keywords: Brave; Princess; Genre.
1 Doutoranda na área de concentração Família e Sociedade da Universidade Federal de Viçosa (UFV),
Brasil. E-mail: valdirene.goncalves@yahoo.com.br. Orcid: 0000-0002-9855-4823
2 Doutora em Educação pela UFMG, tem pós-doutorado pela Université Paris Descartes (Sorbonne),
professora dos cursos de pós-graduação do Departamento de Educação e Departamento de Serviço Social da
UFV, Brasil. E-mail: ritamarciamello@gmail.com. Orcid: 0000-0002-7473-9559
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-
NãoComercial 4.0 Internacional.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT