Privatização da CASAL no contexto da mercantilização da água na América Latina

AutorTatiana Lyra Lima Felix/Artur Bispo dos Santos Neto
CargoMestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL)/Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Páginas480-490
DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0259.2021.e79374
480
R. Katál., Florianópolis, v.24, n. 3, p. 480-490, set./dez. 2021 ISSN 1982-0259
ESPAÇO TEMÁTICO: TERRA, TERRITÓRIO E AMÉRICA LATINA
Privatização da CASAL no contexto da
mercantilização da água na América Latina
Tatiana Lyra Lima Félix1
https://orcid.org/0000-0002-0775-6586
Artur Bispo dos Santos Neto2
https://orcid.org/0000-0003-4669-096X
1Universidade Federal de Alagoas, Faculdade de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Maceió,
AL, Brasil
2 Universidade Federal de Alagoas, Departamento de Filosofia, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes,
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Maceió, AL, Brasil
Privatização da CASAL no contexto da mercantilização da água na América Latina
Resumo: No decorrer deste texto buscar-se-á apreender a categoria da mercadoria no interior da teoria marxiana, como ponto
de inflexão para a compreensão do processo de transformação da água e do serviço de saneamento básico em mercadoria. A
partir da crítica marxiana ao sistema do capital, intenta-se desvelar a peculiaridade da privatização da Companhia de Saneamento
Básico de Alagoas (Casal) e como esta se plasma enquanto elemento de aprofundamento da dependência econômica da
América Latina em relação aos imperativos do sistema financeiro e às diretrizes dos organismos de fomento internacional,
os quais têm como premissa essencial expandir os mecanismos de acumulação mediante a espoliação das riquezas hídricas.
Palavras-chave: Mercadoria. Corporações transnacionais. Riquezas hídricas.
Privatization of CASAL in the context of water marketing in Latin America
Abstract: In the course of this text, we will seek to apprehend the category of merchandise within Marxian theory, as a
turning point for understanding the process of transforming water and basic sanitation into merchandise. Based on the
Marxian critique of the capital system, the intention is to unveil the peculiarities of the privatization of the Basic Sanitation
Company of Alagoas (Casal) and how this plasma as an element of deepening Latin America’s economic dependence on
the imperatives of the financial system and the guidelines international development agencies whose essential premise is to
expand the mechanisms of accumulation through the plundering of water resources.
Keywords: Merchandise. Transnational corporations. Water riches.
Recebido em 04.02.2021. Aprovado em 11.05.2021. Revisado em 07.07.2021.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-
Commercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins
comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.

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