O problema na formação do(a) jurista enquanto pesquisador(a)

AutorNitish Monebhurrun/Michelle Lucas Cardoso Balbino/Naiara Ferreira Martins/Gilda Nogueira Paes Cambraia
Páginas9-11
O PROBLEMA NA FORMAÇÃO DO(A) JURISTA
ENQUANTO PESQUISADOR(A)
Uma crítica aos Cursos de Direito
Resumo: A pesquisa jurídica nas universidades brasileiras,
notadamente nos departamentos de graduação das faculdades de
Direito, padece de muitas lacunas graves. Tradicionalmente,
alunos(as) da graduação não são considerados(as) maduros(as) o
suficiente para engajarem-se em trabalhos de pesquisa, sendo essa
atividade reservada principalmente aos(as) alunos(as) de
mestrado e doutorado. Este fato é aqui apresentado como um
problema, dado que a capacidade de refletir, interpretar e criticar
questões jurídicas é proporcional à formação do(a) aluno(a) como
pesquisador(a). A capacidade dos(as) estudantes como
pensadores(as) é altamente dependente da sua formação como
pesquisadores(as). O livro mostra que quando o caminho de
estudantes da graduação cruza-se com o da pesquisa jurídica, é
muitas vezes por acidente. Consequentemente, muitos(as)
estudantes vocacionados(as) para a pesquisa constroem-se como
pesquisadores(as) autodidatas, sem o esperado apoio da
Faculdade de Direito, cujos(as) próprios(as) professores(as) nem
sempre são pesquisadores(as). O livro discute criticamente como

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT