O produtor e o conteúdo da informação na internet: um estudo sobre o tema educação ambiental em páginas e sites brasileiros

AutorMargarete Pereira Friedrich - Fábio Castro Gouveia - Jaqueline Leta
Páginas157-170
157
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 17, n. 34,
p.157-170, maio./ago., 2012. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2012v17n34p157
O PRODUTOR E O CONTEÚDO DA INFORMAÇÃO NA INTERNET:
UM ESTUDO SOBRE O TEMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PÁGINAS E SITES
BRASILEIROS
Margarete Pereira Friedrich
i
Fábio Castro Gouveiaii
Jaqueline Letaiii
Resumo: Nos ú ltimos 20 anos, a Internet consolidou-se como um eficiente meio de difusão da informação
devido à sua forma rápida e inovadora, que permite a troca de conhec imento em nível global. Informações sobre
Educação Ambiental (EA) são veiculadas cada vez mais p or diferentes mídias, dentre elas a Internet, o que
favoreceu a ampliação dos canais de comunicação e divulgação do conhecimento em torno dessa temática, que
também cresceu significativamente na s últimas décadas. Ao longo de sua breve história, o termo EA ganhou um
significado mais amplo, abrangendo não apenas questões bio lógicas e de saúde, mas també m culturais,
socioeconômicas, político -pedagógicas e humanistas. O presente trab alho analisou o tipo de informação
produzida e difundida pelas webpages brasileiras que foram apontadas por outras webpages por terem sido
reconhecidas pelo termo EA. Utilizou -se nessa pesquisa o operador de busca Google: allinanchor, que
possibilitou a recuperação desse tipo de webpages. Inicialmente, foram coletadas 837 webpages, mas devido às
duplicidades e aos problemas técnicos de a cesso às paginas, o uni verso de pesq uisa ficou reduzido a 617. Estas
foram classificadas de acordo com o tipo de in formações que veiculam, como o tipo de domínio, de ati vidade, de
conteúdo e de representação social e conceitual. Os resultados demonstrara m um amplo envolvimento das
esferas institucionais, governo, setor privado, universidade, e terceiro setor, que disponibilizam suas ações de EA
por meio eletrônico, abrangendo prioritariamente projetos educacionais e programas comunitários, nos quais
predomina a visão integrada da relação entre homem, sociedade e meio ambiente.
Palavras-chave: Informação. Google. Webometria. Ligações.
THE PRODUCER AND THE CONTENT OF INFORMATION IN THE INTERNET:
STUDYING THE TOPIC “ENVIRONMENTAL EDUCATION” IN BRAZILIAN WEBPAGES
AND SITES
Abstract: Over the past 20 years, Internet has emerged as an efficient means to dissemina te information due to
its rapid and innovative way that allows the exchange of knowledge in a global perspective. Information on
Environmental Educa tion (EE) is being increasingly transmitted through different media, such as via Internet,
which enables the expansion of communication and dissemination of EE knowled ge, a subject that has grown
remarkably in recent decades. Throughout its brief story, the term EE gained a broader meaning, encompassing
not only issues of biology and health, but also issues of cu lture, socioeconomics, politics, pedagogy and
humanism. The present study examined the type of information produced and diffused by Brazilian webpages
which have been indicated, or "linked", b y other webpages by the term environmental education. We used the
Google search o perator: allinanchor, which enabled the recovery of such webpages. Initially, we collected 837
webpages, but due to some duplication and technica l problems of accessing the pages, the number of webpages
analyzed was reduced to 617. These webpages were classified according to their types of domain, activity,
content and social and conceptual representation. The results sh owed a wide involvement of the institutional
spheres, named government, private sector, academia , and the third sector, which offer their initiatives and
actions in EE by electronic means, in cluding priority projects and educational programs, in which predominates
the integrated vision of the relationship between man, society and environment.
Keywords: Information. Google. Webometrics. Links.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
i Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis. friedrich@bioqmed.ufrj.br.
ii Fundação Oswaldo Cruz. fgouveia@fiocruz.br.
iii Universidade Federal do Rio de Janeiro. jleta@bioqmed.ufrj.br.
Recebido em: 19/04/2012; aceito para publicação em: 18/07/2012.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT