Projeto educativo para competências em informação: bases teóricas para a pesquisa-ação em uma biblioteca multinível

AutorJobson Louis Santos de Almeida, Gustavo Henrique de Araújo Freire
Páginas124-138
123
v. 23, n. 51, 2018.
p. 123-137
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 23, n. 51, p.
123-137, jan./abr., 2018. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2018v23n51p123
Projeto educativo para competências em informação:
bases teóricas para a pesquisa-ação em uma biblioteca
multinível
Educational project for information literacy:
theoretical bases for research in a multilevel library
Jobson Louis Santos de ALMEIDA (ruben@ucrl.edu)*
Gustavo Henrique de Araújo FREIRE (crestrepoarango@gmail.com)**
* Bibliotecário - IFPB.
** Professor em Biblioteconomia UFRJ; Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da
Informação - UFPB.
Resumo: Do treinamento à educação de usuários, muito se têm feito para tornar a biblioteca
um espaço de aprendizagem nas últimas décadas, mas faltam demonstrações teóricas na
literatura científica para apresentar qual a relevância da gestão de projetos educativos aliada
a uma filosofia organizacional aprendente para o desenvolvimento d e c ompetências em
informação. O presente artigo é fruto de pesquisa realizada em nível de mestrado na
biblioteca multinível de uma das unidades do Instituto Federal da Paraíba. Apresenta bases
teóricas para compreensão do desenvolvimento de competências em informação como uma
atividade baseada em projeto educativo e a importância da pesquisa-ação neste processo. A
pesquisa que originou este trabalho é delineada como pesquisa-ação, de natureza qualitativa
e de nível exploratório-descritivo. Conclui que a constituição do projeto educativo c ontribui
no processo de transformação da biblioteca convencional em uma biblioteca aprendente e
que a aplicação do projeto educativo, seu monitoramento e sua avaliação podem revelar as
possibilidades e limitações do processo em relação ao regime de informação.
Palavras-chave: Competências em informação. Projeto educativo. Pesquisa-ação.
Abstract: From the training to the education of users, much has been done to make the
library a learning space in the last decades, but lack theoretical demonstrations in the
scientific literature to present the relevance of the management of educational projects allied
to a learning organizational philosophy for the development of information skills. This article
is the result of a research carried out at a master's level in the multilevel library of one of the
units of the Federal Institute of Pa raiba. It presents theoretical bases for understanding the
development of information skills as an activity based on educational project and the
importance of action research in this process. The research that originated this work is
delineated as action research, of qualitative nature and exploratory-descriptive level. It
concludes that the constitution of the educational project contributes in the process of
transforming the conventional library into a learning library and that the application of the
educational project, its monitoring and its evaluation can reveal the possibilities and
limitations of the process in relation to the information regime.
Keywords: Information Literacy. Educational Project. Action-Research.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
05/08/2017
Aceito em:
04/12/2017

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT