Projeto de Lei

AutorWladimir Novaes Martinez
Ocupação do AutorAdvogado especialista em Direito Previdenciário
Páginas169-171

Page 169

A volta ao serviço do trabalhador ou servidor é questão prática, técnica e científica do Direito Previdenciário raramente discutida no seio da legislação previdenciária, restando como um subproduto da aposentadoria por tempo de contribuição precoce (aliás, um benefício destinado à extinção).

Tema que deveria interessar os estudiosos, pois a qualquer momento a idade mínima acabará igual à da aposentadoria por idade (65 anos).

Caso o Congresso Nacional resolva disciplinar o destino dos valores vertidos pelos aposentados que voltaram ao trabalho e contribuíram ou deveriam fazê-lo, a norma jurídica reguladora deverá dispor sobre vários assuntos que envolvem esse tema. Terá de decidir entre restabelecimento do pecúlio, transformação, revisão automática ou desaposentação.

Conceito de renúncia

Explicitar o significado da abdicação, com os desdobramentos jurídicos que se seguem (em termos de descontos), com diferenciação da renúncia simples e daquela que encaminha a desaposentação.

Alcance da abdicação

Para começar, importará relacionar os direitos disponíveis, especificando quais são os benefícios que podem ser renunciados, enfatizando os concedidos por incapacidade.

Possivelmente determinará expressamente que o tempo de contribuição é irrenunciável e que a renúncia à aposentadoria por invalidez será tratada em particular (pois implica em exame médico pericial).

Definição da desaposentação

Adotando-a, importará a ixação de um conceito genérico de desaposentação que abarque o RGPS, o PSSC e os RPPS e os desdobramentos práticos e jurídicos de tal providência.

Transformação de benefícios

No ensejo de deixar claras as regras sobre a transformação de benefícios, particularmente explicitando sobre a hipótese de considerar ou não o tempo de fruição como sendo tempo de contribuição.

Revisão periódica

Supondo-se que a desaposentação não seja acolhida e adotada a revisão periódica do cálculo do benefício em manutenção, será útil disciplinar como será operacionalizada essa medida.

Período de carência

No mínimo deverá ser estabelecido um período de carência entre duas revisões, caso contrário o custo operacional será elevado para a Administração...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT