Proposição de um plano de ações estratégicas para Associações de Alunos Egressos baseado em benchmarking Internacional e no Brasil

AutorGislaine Cristina dos Santos Teixeira - Emerson Antonio Maccari - Roberto Lima Ruas
CargoMestranda do Programa de Mestrado Profissional em Administração, Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho, UNINOVE. São Paulo, SP. Brasil - Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, FEA/USP - Doutor em Economia pela Universidade Jules Verne, França
Páginas208-220
Artigo recebido em: 6/12/2013
Aceito em: 10/9/2014
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
PROPOSIÇÃO DE UM PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS
PARA ASSOCIAÇÕES DE ALUNOS EGRESSOS BASEADO EM
BENCHMARKING INTERNACIONAL E NO BRASIL
Proposition of a Strategic Action Plan to Alumni Associations
Based on Benchmarking
Gislaine Cristina dos Santos Teixeira
Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho –
UNINOVE. São Paulo, SP. Brasil. E-mail: gislainesteixeira@gmail.com
Emerson Antonio Maccari
Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP. Diretor do Programa de Pós-Graduação em Administração.
Universidade Nove de Julho – UNINOVE. São Paulo, SP. Brasil. E-mail: emersonmaccari@gmail.com
Roberto Lima Ruas
Doutor em Economia pela Universidade Jules Verne – França. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração.
Universidade Nove de Julho – UNINOVE. São Paulo, SP. Brasil. E-mail: roberuas@gmail.com
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n40p208
Resumo
Uma preocupação comum em Instituições de Ensino
Superior (IES) é manter o aluno formado ligado às
atividades educacionais, entendendo que a promoção
do relacionamento estendido para além do período
de realização do curso propicia oportunidades de
networking e continuidade do processo de geração de
conhecimento. As Associações de Alunos Egressos são
organizações formais destinadas a fortalecer os laços
entre IES e egressos, porém, no Brasil, essas Associações
enfrentam certas barreiras culturais que dificultam sua
implantacão. Dessa forma, uma Associação que busque
a adesão e a participação dos egressos deve investir no
desenvolvimento de um plano de ações estratégicas
que despertem o interesse do público-alvo. Baseada
em pesquisa documental combinada com survey, este
estudo se propõe a, por meio de benchmarking, analisar
as práticas das Associações de Alunos Egressos de IES e
apresentar um plano de ações estratégicas que atenda
as atuais necessidades do mercado.
Palavras-chave: Egresso. Associação de Egressos.
Gestão de IES. Alumni. Benchmarking.
Abstract
A common concern in Institutions of Higher Education
(HEI) is to keep the former students involved with
educational activities, understanding that the promotion
of relationship beyond the period of the course
provides opportunities for networking and continuity
of knowledge generation process. Alumni Associations
are formal organizations aimed at strengthening ties
between HEIs and former students but in Brazil, these
associations are facing some cultural barriers that make
it difficult their deployment. Thus, an association that
seeks alumni participation should invest in developing
a strategic action plan that arouses the interest of
the target audience. Based on a survey combined
with documentary research, this study aims, through
benchmarking, to analyze the practices of Alumni
Associations of HEI and present a strategic action plan
that meets the current needs of the market.
Keywords: Alumni. Alumni Association. HEI
management. Benchmarking.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT