Proposta de modelo para análise das influências intelectuais dos bolsistas de produtividade (PQs) do CNPq

AutorTatyane Lúcia Cruz, Fábio Mascarenhas e Silva, Leilah Santiago Bufrem
CargoMestre Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (UFPE) Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós- graduação em Ciência da Informação, Recife, Brasil tatyanelcruz@gmail.com / Doutor Professor Associado Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Departamento de Ciência da Informação, Programa de Pós-graduação em ...
Páginas1-22
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da info rmação, Florianópolis, v. 25, p. 01-22, 2020. Universidade Federal de
Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/151 8-2924.2020.e65448
Artigo
Original
PROPOSTA DE MODELO PARA ANÁLISE DAS
INFLUÊNCIAS INTELECTUAIS DOS BOLSISTAS DE
PRODUTIVIDADE (PQs) DO CNPQ
Proposal of a model to analyze intellectual influences from productivity research fellows of the
National Council for Scientific and Technological Development (CNPq)
Tatyane Lúcia
CRUZ
Mestre
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da
Informação (UFPE)
Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-
graduação em Ciência da Informação, Recife, Brasil
tatyanelcruz@gmail.com
https://orcid.org/0000-0003-2427-8579
Fábio Mascarenhas e
Doutor
Professor Associado
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Departamento de
Ciência da Informação, Programa de Pós-graduação em Ciência
da Informação, Recife, Brasil
fabio.mascarenhas@ufpe.br
https://orcid.org/0000-0001-5566-5120
Leilah Santiago BUFREM
Doutora
Professora Visitante Sênior
Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-
graduação em Ciência da Informação, Recife, Brasil
santiagobufrem@gmail.com
http://orcid.org/0000-0002-3620-0632
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Propõe um modelo de análise das influências intelectuais dos Bolsistas de Produtividade (PQs ) do Conselho
Nacional de Desenvolvimento Cient ífico e Tecn ológico (CNPq) a partir de estudos de citação visando colaborar com
pesquisas que optem por um olhar investigativo quanto aos referentes acadêmicos seminais que mais influenciam no
aspecto formativo de uma área de conhecimento em nível nacional.
Método: Quanto aos fins se caracteriza como um estudo meto dológico, do qual resulta também um estudo propositivo
por modelar o processo de análise de um conjunto específico de atores sociais, neste caso, PQs.
Resultado: Proposta do modelo, composto de cinco elementos constitutivos (agentes, registro de influência intelectual,
fontes de informação, tempo, e ferramentas tecnológicas) e oito etapas de execução: a) Identificação dos Agentes, b)
Coleta de Dados (Currículo Lattes), c) Coleta de dados nas Fontes de Informação, d) Padronização dos Dados, e)
Processamento dos Dados, f) Categorização temática dos teóricos seminais, g) Gerações de grafos e redes sociais, e
h) Análise das relações identificadas. Realiza uma aplicação do modelo na área de CI no Brasil considerando como
agentes da pesquisa vinte e três PQs com bolsas de categorias sênior e nível 1A, 1B, 1C, e 1D, e demonstra
possibilidades de aplicabilidade.
Conclusões: Confirmam-se os cinco elementos constitutivos nessa proposta concernentes ao contexto c ientífico de
produção do conhecimento, apl icáveis em diferentes áreas do saber. Todavia, se reconhecem limites quanto à
abrangência da proposta, devido às especificidades de cada campo científico. Assim, poderão surgir dificuldades para
adequação ou adaptação de conceitos e t écnicas mais usuais na CI, como por exemplo, domínios do conhecimento,
estudos de citação, e a prática de realizar categorizações temáticas, bem como trabalhar com métricas informacionais.
PALAVRAS-CHAVE: Influências Intelectuais. Modelo de análise. Bolsistas de Produtividade. Comunicação Científica.
ABSTRACT
Objective: It proposes an analysis model of the intellectual influences from Productivity Research Fellows of the
National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) from citation studies aiming to collaborate with
researches that opt for an investigative look regarding seminal scholars who influence the most the formative aspect of a
field of knowledge at the national level.
Methods: Regarding the ends, it is characterized as a methodological study, which also results in a proactive
study for modeling the process of analysis of a specific set of social actors, in this case, the Productivity
Research Fellows.
Results: The proposal of the model, consisting of five constituent elements (agents, register of intellectual influence,
sources of information, time, and technological tools) and eight stages of execution: a) Identification of Agents, b) Data
Collection (Curriculum Lattes), c ) Data collection in the Information Sources, d) Data Standardization, e) Data
Processing, f) Thematic categorization of seminal theorists, g) Generation of graphs and social networks, and h) Analysis
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da info rmação, Florianópolis, v. 25, p. 01-22, 2020. Universidade Federal de
Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/151 8-2924.2020.e65448
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of identified relationships. It performs an application of the model in the Information Science fi eld in Brazil considering as
agents of the research twenty-three Productivity Research Fellows with sen ior and levels 1A, 1B, 1C, and 1D
fellowships, and demonstrates possibilities of applicability.
Conclusions: The five constituent elements in this proposal concerning the scientific context of knowledge pr oduction,
applicable in different areas of knowledge, are confirmed. However, the re are limits in the scope of the proposal, given
the specificities of each scientific field. Thus, difficulties may arise in adjusting or adapting more common concepts and
techniques in Information Science, such as knowledge domains, citation studies, an d the practice of performing thematic
categorizations, as well as working with information metrics.
KEYWORDS: Intellectual Influences. Analysis model. Productivity Scholarship. Scientific Communication.
1 INTRODUÇÃO
É crescente o interesse dos pesquisadores por estudos sobre as influências
intelectuais enquanto forma de manifestação em redes sociais científicas (ROSSI; MENA-
CHALCO, 2014). Pesquisas desse cunho visam conhecer a origem, evolução e
disseminação dos relacionamentos entre os indivíduos por meio da origem de seus
ascendentes intelectuais (MENA-CHALCO, 2016; MALMGREN et al., 2010). No âmbito
acadêmico, essas pesquisas partem do entendimento de que os pesquisadores se
associam em situações que resultam na construção de laços materializados no partilhar
de posições intelectuais, ou de teorias que se registram na produção do conhecimento,
sendo transmitidas por gerações entre os pares (BUFREM; SILVA; SOBRAL, 2017).
Pesquisas que buscam mapear influências intelectuais, segundo Sirinelli (2003),
visam descobrir os intelectuais atuantes como “despertadores” de uma geração. Como
sugerem Safer e Tang (2009), é comum nesses estudos o uso de análises de citações
para identificação e compreensão dos fluxos de ideias. Ao revelar importantes aspectos
das interações científicas, tais como: o papel intelectual de indivíduos; as relações
estabelecidas nos grupos de pesquisa; a herança intelectual; as tendências de um campo
do conhecimento, os graus de interação e a origem de influências intelectuais, revelam
quadros teóricos com influências fundantes em uma área do conhecimento. Graficamente,
esses resultados e relações podem ser configurados como redes sociais, tanto para
identificar tendências e evolução de áreas e campos científicos, como para avaliar as
relações evidenciadas na produção da Ciência.
Em levantamento por artigos desse gênero (novembro de 2018) em periódicos
brasileiros na área da Ciência da Informação (CI) na Web of Science (WoS) e na Base
Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), obteve-se um
total de 25 artigos. Os estudos recuperados apresentaram, de forma muito incipiente, as
relações construídas pelas influências intelectuais dos conhecimentos decorrentes destas
relações.

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