A proteção do patrimônio cultural afroamapaense do marabaixo. A política de preservação e os equívocos no fomento

AutorDavid de Oliveira, Thaise Lamara Almeida Carvalho
CargoUniversidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil/Universidade Federal do Amapá, Macapá, AP, Brasil
Páginas245-259
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons
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A PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
AFROAMAPAENSE DO MARABAIXO: A POLÍTICA DE
PRESERVAÇÃO E OS EQUÍVOCOS NO FOMENTO
THE PROTECTION OF AFROAMAPAENSE CULTURAL HERITAGE OF
MARABAIXO: THE PRESERVATION POLICY AND THE MISTAKES IN THE
PROMOTION
David de OliveiraI
aise Lamara Almeida CarvalhoII
Resumo: Este artigo trata da política de preservação do
Marabaixo no que tange à distribuição de recursos financeiros
do Governo do Estado do Amapá para as práticas culturais
dos grupos e comunidades marabaixeiras. Tal expressão
cultural vivenciada pelos afroamapaenses mistura a dança e
os elementos musicais de origem africana. Para alcançar o
proposto, optou-se, através do método dedutivo, por uma
pesquisa quanti-quali, através de levantamento bibliográfico
e com complementaridade de dados quantitativos extraídos
do orçamento da Secretaria Estadual de Cultura do ano de
2015 a maio de 2019. O objetivo deste artigo é perceber
como são distribuídos os recursos de fomento a proteção da
prática cultural. Os resultados apontam para a concentração
de recursos financeiros estatais aos grupos de Marabaixo
de Macapá, ocasionando a invisibilidade dos grupos e
comunidades marabaixeiras das áreas rurais, e, ainda, a
ausência de uma política consolidada e formalizada, criando
um campo para a prática do clientelismo.
Palavras-chave: Política de Preservação do Patrimônio
Imaterial; Marabaixo; Expressão Cultural; Recursos
financeiros.
Abstract: e article observes the preservation policy of
Marabaixo regarding the distribution of financial resources
of the State of Amapá Government to the cultural practices
of marabaxeira groups and communities. is cultural
expression. Experienced by afroamapaenses mixes dance
and musical elements of african origin. To achieve the
proposal, through the deductive method, a qualitative
research was chosen through bibliographic survey, but with
complementarity of quantitative data extracted from the
Transparency Portal of the State of Amapá about the budget
DOI: http://dx.doi.org/10.20912/rdc.v16i40.344
Recebido em: 17/03/2021
Aceito em: 30/11/2021
I Universidade Federal do Ceará,
Fortaleza, CE, Brasil. Doutor em Direito.
E-mail: e-mail: david.oliveira@ufc.br
II Universidade Federal do Amapá,
Macapá, AP, Brasil. Graduada em
Direito. E-mail: e-mail: david.oliveira@
ufc.br

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