A questão pedagógica e a perspectiva de hegemonia das classes subalternas

AutorMarina Maciel Abreu
CargoAssistente Social
Páginas385-402
Artigo recebido em: 15/03/2018 Aprovado em: 16/05/2018
A QUESTÃO PEDAGÓGICA E A PERSPECTIVA
DE HEGEMONIA DAS CLASSES SUBALTERNAS1
Marina Maciel Abreu1
Resumo
Aborda com base em Gramsci, a questão pedagógica na organização política
das classes subalternas e a mediação dos intelectuais nos processos de formação de
uma nova e superior cultura, na luta pela hegemonia, como estratégia revolucioná-
ria. O conteúdo desdobra-se em dois eixos: a) elementos histórico-conceituais da
formação da cultura pelas classes subalternas na luta pela hegemonia, fundantes
de novas relações pedagógicas; b) relações pedagógicas na formação de uma nova
cultura: a dialética intelectual-massa e o trabalho como princípio educativo. Conclui
com a indicação de desa os pedagógicos da formação de uma nova cultura.
Palavras-chave: Questão pedagógica, cultura, ideologia, hegemonia, intelectu-
ais.
THE PEDAGOGICAL QUESTION AND THE PERSPECTIVE
OF HEGEMONY OF THE SUBALTERN CLASSES
Abstract
Aprroaches based on Gramsci, the pedagogical question in the political orga-
nization of the subaltern class es and the mediation of the intellectuals in the
processes of formation of a new and superior culture, in the struggle for hege-
mony, as a revolutionary strategy.  e content unfolds in two axes: a) historical-
-conceptual elements of the formation of culture by the subaltern classes in the
struggle for hegemony - the thematic nucleus of new pedagogical relations; b)
1 Assistente Social, Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo (PUC-SP), Professora aposentada vinculada ao Programa de Pós-Graduação
em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail:
maciel.m@uol.com.br
/ Endereço: Universidade Federal do Maranhão - UFMA: Av. dos
Portugueses, 1966, Bacanga - São Luís – MA. CEP 65080-805.
386
Marina Maciel Abreu
pedagogical relations in the formation if a new culture: the intellectual-mass
dialectic and work as an educational principle. It concludes with the indication
of the pedagogical challenges of the formation of a new culture.
Key words: Pedagogical question, culture, ideology, hegemony, intellectuals.
1 INTRODUÇÃO
A questão pedagógica, em Gramsci, situa-se no movimento his-
tórico totalizante da vida social vinculada às relações de hegemonia, “[...]
toda relação de ‘hegemonia’ é necessariamente pedagógica.” (GRAMSCI,
1999, p. 399, grifo do autor), como um elemento constitutivo dos pro-
cessos contraditórios de formação ou de reforma da ordem intelectual
e moral adequadamente a um padrão de produção e trabalho; ou seja,
vincula-se à necessidade de formação de um tipo de conformismo social
- sustentáculo da cultura, civiltá, modo de vida. O conformismo social
se traduz num certo equilíbrio psicofísico (adequação entre a atividade
intelectual e as necessidades da produção) que pode ser imposto pelos
interesses da acumulação do capital sobre as classes subalternas e, por
isso, base de uma cultura alienada e alienante, ou estabelecido por essas
classes, conformismo próprio, que, assim, é suporte da organização de
uma cultura emancipada. Para Gramsci,
[...] pela própria concepção de mundo, pertencemos sempre a um
determinado grupo, precisamente o de todos os elementos sociais
que compartilham de um mesmo modo de pensar e de agir. Somos
conformistas de algum conformismo, somos sempre homens-mas-
sa ou homens-coletivos. O problema é o s eguinte: que tipo de his-
tórico de conformismo, de homem–massa do qual fazemos parte?
(GRAMSCI, 1999, p. 94).
Assim, os movimentos das classes sociais na formação da cul-
tura traduzem um amplo trabalho de elaboração de uma concepção
de mundo, de uma  loso a, de uma ordem intelectuale moral Esta
tem sido a tarefa fundamental dos intelectuais e das organizações de
cultura, dentre elas, a escola e a religião (catolicismo) são as mais im-
portantes, mediados pela relação entre o Estado e a sociedade civil,
já que o Estado tem como uma de funções fundamentais “[...] educar
a grande mass a da população para um certo nível cultural e moral,
nível (ou tipo) que corresponde às necessidades de desenvolvimento
das forças produtivas e, p or conseguinte, aos interesses das classes
dominantes.” (GRAMSCI, 2000b, p. 284).
Em relação à construção de uma nova cultura pelas classes
subalternas, ess e movimento partindo do senso comum busca su-

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT