Questões étnico-raciais na base Dimensions: dados de produção, uso e atenção online

AutorSarah Rúbia de Oliveira Santos, Ronaldo Ferreira de Araújo
CargoDoutoranda e Mestre no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-GOC/UFMG). Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação (ECI), Belo Horizonte, Brasil sarahrubia@ufmg.br https:/...
Páginas1-20
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência d a informação, Florianópolis, v. 26, n. esp, p. 01-20, 2021.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI : https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e78822
Artigo
Original
QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA BASE DIMENSIONS:
DADOS DE PRODUÇÃO, USO E ATENÇÃO ON-LINE
Ethnic-racial Issues in Dimensions: data on production, use and online attention
Sarah Rúbia de Oliveira Santos
Doutoranda e Mestre no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade
Federal de Minas Gerais (PPG-GOC/UFMG).
Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação (ECI), Belo Horizonte, Brasil
sarahrubia@ufmg.br
https://orcid.org/0000-0003-1118-3482
Ronaldo Ferreira de Araújo
Doutor em Ciência da Informação
Universidade Federal de Alagoas,
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação,
Maceió, Brasil
ronaldfa@gmail.com
https://orcid.org/0000-0003-0778-9561
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Estudos de informação com ênfase nas temáticas étnico-raciais em pesquisas na Ciência da Informação ainda
são incipientes, sobretudo no campo dos estudos métricos. O artigo busca investigar a produção e uso do conhecimento
científico no campo de pesquisa dos estudos raciais por meio de indicadores bibliométricos e altmétricos.
Método: A pesquisa de abordagem exploratória e caráter quantitativo e descritivo analisa 4 mil registros e seus dados de
citação recuperados na base de dados Dimensions a partir de buscas pelos descritores ‘afro-brasileiros’ e ‘afro-
americanos’. A orientação temática pela co-ocorrência de termos foi realizada nos VOSviewer e os dados altmétricos
processados via API do Altmetric por meio da linguagem de programação Python.
Resultado: As pesquisas foram publicadas entre 1970 e 2020. A discussão afro-brasileira está centrada em temáticas
relacionadas das humanidades e representação d a mulher negra na literatura enquant o a afro-americana, gira em torno
da saúde da população negra e as disparidades raciais com outros grupos étnicos. A atenção-online dos a rtigos foi
mensurada por dados altmétricos e citações, observou-se grande co ntraste entre as publicações sobre as duas
populações.
Conclusões: Os dados indicam qu e as temáticas étnico-raciais atraem o interesse dentro e fora da academia, e têm
potencial para serem abordadas sob múltiplos enfoques, nas mais diversas áreas do conhecimento. Os pesquisadores e
profissionais negros da Biblioteconomia e da Ciência da Informação possuem um va sto campo para realização de
pesquisas e construção do conhecimento científico decolonilizado e antirracista.
PALAVRAS-CHAVE: Relações étnico-raciais. Bibliometria. Altmetria.
ABSTRACT
Objective: Information studies with an emphasis on ethnic-racial themes in Information Science research are still incipient,
especially in the field of bibliometric studies. The article aims to investigate the production and use of scientific knowledge
in the research field of racial studies through bibliometric and altmetric indicators.
Methods: The research has an exploratory approach, with quantitative and descriptive analyzes of 4,000 records and their
citation data, which retrieved from the Dimensions database based on searches for the descriptors 'Afro-Brazilians' and
'Afro-Americans'. Thematic orientation for the co-occurrence of terms was carried out in VOSviewer and the altmetric data
processed via the Altmetric API using the Python programming language.
Results: The publications cover the period between 1970 and 2020. On Afro-Brazilians, were identified discussions about
topics related to teaching, education, quotas in universities and representation of black women in literature. As for African-
Americans, the themes revolve around the health of the black population and racial disparities with other ethnic groups.
The online attention of the articles was measured by altmetric data and citations, there was a great contrast between
publications about the two populations.
Conclusions: The data indicate that ethnic-racial themes attract interest inside and outside the academy, and have the
potential to be addressed from multiple perspectives, in the most diverse academic fields. Black Librarianship
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência d a informação, Florianópolis, v. 26, n. esp, p. 01-20, 2021.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI : https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e78822
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professionals and Information Science researchers have a vast field to carry out research and build decolonized and anti-
racist scientific knowledge.
KEYWORDS: Ethnic-racial relations. Bibliometrics. Altmetrics
1 INTRODUÇÃO
O debate sobre as relações étnico-raciais, a população negra e seus direitos tem
crescido nos últimos tempos, ganhando visibilidade no âmbito dos movimentos sociais, nos
meios de comunicação, nas mídias sociais e, também, no meio acadêmico. Nesse
movimento percebe-se, cada vez mais, a produção e compartilhamento de conhecimentos
que destoam do estabelecido como o “único ponto de vista”, e com isso a amplificação de
vozes negras. A disseminação de conhecimento científico decolonizado, nesse sentido,
possibilita a mudança de perspectivas já estabelecidas, mas que não representam o todo.
As fontes de informação sobre a temática étnico-racial desempenham papel
essencial na disseminação desse conhecimento e funcionam “como instrumentos para
minimizar as práticas de discriminação, inferiorização e invisibilidade da população negra
na sociedade” (SANTOS; AQUINO, 2016, p. 50), no entanto, a produção científica sobre a
temática étnico-racial ainda se encontra pouco evidente (MÜLLER, 2015).
Pensar as relações raciais no contexto acadêmico exige mais do que ser contra uma
ciência racista, trata-se de construir “um diálogo permanente no combate ao racismo, seja
dos conteúdos formativos, frentes de pesquisa e práticas profissionais, o que demanda que
cada área do conhecimento repense sua responsabilidade nessa discussão” (ARAÚJO;
SILVA JÚNIOR, 2020, p. 104).
Existem diversas possibilidades de estudos de informação teóricos, metodológicos
e práticos com ênfase nas temáticas étnico-raciais, principalmente se fizerem uso de teorias
críticas para isso (ARAÚJO; SILVA JÚNIOR, 2020; VELEZ; VILLA-NICHOLAS, 2017). O
desenvolvimento dessas pesquisas na Ciência da Informação (CI) encontra-se em
expansão. Mas uma das possibilidades não mencionada pelas autoras, e que será
trabalhada neste artigo, é a dos estudos métricos da informação em ciência e tecnologia.
Esse robusto subcampo da CI, compreendido no âmbito dos estudos da
comunicação científica, fornece aos seus estudiosos abordagens, recursos e ferramentas
que possibilitam o mapeamento do conhecimento científico e seu desempenho, que pode
ser medido dentro e fora da academia, a partir da aplicação de métricas tradicionais
baseadas em citação, ou mesmo alternativas, de sua circulação em fontes da web social.

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