Redes Comunitárias, Internet e Políticas Digitais: Reflexões a Respeito do Setor de Comunicação e dos Processos Sociais

AutorCinthya Pires Oliveira
Páginas61-75
61
Redes Comunitárias, Internet e Políticas Digitais: Reflexões a Respeito do Setor de Comunicação
e dos Processos Sociais
6 Redes Comunitárias, Internet e Políticas
Digitais: Reflexões a Respeito do Setor de
Comunicação e dos Processos Sociais
Cinthya Pires Oliveira
Resumo
Ao considerar que a internet rompe paradigmas e também refor-
çamecanismos de dominância, propomos aqui breve reflexão, sob
a vertentedos estudos da Economia Política da Comunicação,
a respeitodos elementos que configuram o cenário brasileiro
de comunicação.A evolução tecnológica por si só não produz
revolução democráticade acesso aos meios, embora proporcione
novos embates para aconectividades, uma vez que amplifica a
capacidade de diálogo,proporciona novas opções de inclusão
do sujeito social, acelera astrocas de informações e catalisa o
envolvimento com a sociedade.
6.1 Introdução
No atual contexto de convergência, mobilidade e acessos a disposi-
tivos digitais, observamos a multiplicação de agentes e instituições
atuantes com tecnologias e no ambiente cibernético. Observamos a
relevância da Internet como espaço cibernético, plataforma e meio de
comunicação que possibilita mediar o consumo e distribuir conteú-
dos que atravessam o cotidiano. De acordo com o CETIC, os dados
da pesquisa TIC 201622 apontam que 54% dos domicílios brasileiros
apresentam conexão à Internet, incluindo acesso através de disposi-
tivos móveis. Ainda segundo a 15ª pesquisa F/Radar23 – Democracia
e Consumo, realizada entre 11 e 13 de março de 2015 em 144 municí-
pios (2.226 entrevistas), 65% da população brasileira possui acesso à
Internet, o que corresponde a 107 milhões de pessoas. Já a conexão
móvel através do celular é realizada por 87 milhões.
Esses dados também refletem no tempo dedicado às mídias sociais no
país – o instituto de pesquisa ComScore24 relata que a média de minutos
22 Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2018.
23 Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2016.
24 Fonte: The State of Social Media in Brazil and the Metrics that ReallyMatter. Disponível em:
. Acesso em: 20 out 2017

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT