Reflexões e perspectivas acerca da construção do conhecimento sobre empreendedorismo interno

AutorMagnus Luiz Emmendoerfer - Josiel Lopes Valadares
CargoDoutor em Ciências Humanas: Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais ? UFMG. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAdm) do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa ? UFV. End.: Av. P.H. Rolfs, s/n, Campus Universitário, Viçosa ? MG. CEP: 36570-000 ? Brasil - ...
Páginas88-117
88 Revista de Ciências da Administração • v. 13, n. 30, p. 88-117, maio/ago 2011
Magnus Luiz Emmendoerfer • Josiel Lopes Valadares
Reflexões e Perspectivas acerca da Construção
do Conhecimento sobre Empreendedorismo Interno
Magnus Luiz Emmendoerfer1
Josiel Lopes Valadares2
Resumo
Resultado de uma pesquisa no Brasil sobre “a construção do conhecimento em
empreendedorismo: um levantamento teórico-reflexivo”, este metaestudo tem como
enfoque o empreendedorismo interno. O objetivo do trabalho é levantar a produção
científica sobre empreendedorismo interno nas organizações em eventos
especializados no Brasil na área de administração, no período de 1997 a 2007, a
fim de identificar a construção do conhecimento e as perspectivas emergentes de
pesquisa sobre esse enfoqueno campo. Como objetivo complementar procurou-se
também identificar, na produção científica mencionada e selecionada, as
características do comportamento empreendedor interno.Fez-se uso de princípios
de meta-análise e da técnica de análise de conteúdo. Dentre os resultados
principais, percebe-se,como reflexões necessárias no campo, a necessidade de
clarificação dos elementos que distinguem os empreendedores corporativos dos
intraempreendedores nas organizações. Como perspectivas futuras de investigação,
há um vasto campo para explorar em termos teóricos e empíricos as singularidades
da manifestação nas organizações contemporâneas do empreendedorismo interno
no Brasil e em perspectiva comparada.
Palavras-chave: Meta Análise. Intraempreendedorismo. Empreendedorismo
Corporativo.
DOI: 10.5007/2175-8077.2011v13n30p88
1Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professor do Programa de Pós-graduação
em Administração (PPGAdm) do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa – UFV. End.: Av. P.H. Rolfs,
s/n, Campus Universitário, Viçosa – MG. CEP: 36570-000 – Brasil. E-mail: magnus@ufv.br.
2Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da Universidade Federal de Viçosa – UFV. End.:
Av. P.H. Rolfs, s/n, Campus Universitário, Viçosa – MG. CEP: 36570-000 – Brasil. E-mail: adm_josiel@yahoo.com.br.
Artigo recebido em: 19/04/2010. Aceito em: 07/04/2011. Membro do Corpo Editorial Científico responsável pelo processo editorial: Rolando
Juan Soliz Estrada.
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
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Revista de Ciências da Administração • v. 13, n. 30, p. 88-117, maio/ago 2011
Reflexões e Perspectivas acerca da Construção do Conhecimento sobre Empreendedorismo Interno
1 Introdução
As mudanças ocorridas no mercado, nos últimos anos, têm provocado
algumas ponderações acerca do desenvolvimento do espírito empreende-
dor nas organizações. Câmpelo e Almeida (2007) observam que a literatura
em ciências administrativas tem convergido num debate que enfoca o em-
preendedor nas organizações, não na condição de empresário ou criador/
fundador do negócio, mas sim comoempregado ou stakeholder imerso ne-
las. Eis o empreendedor interno, objeto de estudo neste artigo.
O termo empreendedorismo interno, apesar de ser encontrado na lite-
ratura popular de negócios (pop-management) em reportagens, em notícias
de revistas e em portais eletrônicos da área de administração, não é um ter-
mo comumente encontrado da produção científica brasileira
(EMMENDOERFER et al., 2008). Pressupõe-se neste artigo que o termo
empreendedorismo interno (indoor entrepreneurship) seja um rótulo tam-
bém ausente ou pouco frequente na literatura especializada existente em
periódicos científicos estrangeiros. Argumenta-se que a ausência, ou a baixa
frequência, desse termo no Brasil e no exterior seja causada pela ênfase atri-
buída na literatura de administração a temas relacionados ao comportamen-
to organizacional e não necessariamente ao empreendedor nas organizações.
E quando se encontra esse termo, o empreendedor nas organizações é evi-
denciado como intraempreendedor ou empreendedor corporativo
(EMMENDOERFER et al., 2010).
Nesse sentido, o objetivo deste meta-estudo é levantar a produção ci-
entífica sobre empreendedorismo interno em eventos especializados na área
de administração no Brasil, no período de 1997 a 2007. Como objetivo com-
plementar procurou-se também identificar, na produção científica nacional,
as características do comportamento do empreendedor interno.
O termo empreendedorismo interno refere-se neste artigo às atitudes e
aos comportamentos tomados por indivíduos – na condição de empregados
– dentro de uma organização e foi utilizado como um recurso metodológico
para discutir e congregar a produção sobre os eixos temáticos
“Intraempreendedorismo” e “Empreendedorismo Corporativo” que foram tra-
tados como sinônimos para fins desta pesquisa. Entretanto, deve ser ressalta-
do, que em termos conceituais, existem particularidades entre esses dois ei-
xos temáticos, portanto, torna-se importante conhecê-los.

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