Ad Regem: usos das retóricas epidítica e judicial na dedicatória da Crônica de Guiné (Século XV)

AutorJerry Santos Guimarães - Marcello Moreira
Páginas288-313
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7976.2012v19n27p288
AD REGEM: USOS DAS RETÓRICAS EPIDÍTICA E
JUDICIAL NA DEDICATÓRIA DA CRÔNICA DA GUINÉ
(SÉCULO XV)
AD REGEM: USES OF EPIDEICTIC AND FORENSIC
RHETORICS IN THE CHRONICLE OF GUINEA’S
DEDICATORY (FIFTEENTH CENTURY)
Jerry Santos Guimarães*
Marcello Moreira**
Resumo: Temos por objetivo demonstrar como Gomes Eanes de Zurara,
segundo cronista-mor da Dinastia de Avis no século XV lusitano, fez uso de


Palavras-chave:Crônica da Guiné
Abstract: We have as pourpose to demonstrate how Gomes Eanes de Zurara,

made use of rhetorical procedures in a work of historiography, namely, the
Chronicle of Guinea
Keywords:Chronicle of Guinea





289
Revista Esboços, Florianópolis, v. 19, n. 27, p. 288-313, ago. 2012.
INTRODUÇÃO: UMA HISTÓRIA RETORICAMENTE REGRADA

téchne
          
1


técnicos poderia aumentar sobremaneira a capacidade persuasiva de alguém, de

    téchne, ars, nada mais é, segundo
2
Três são os gêneros da retórica, segundo Aristóteles: o deliberativo,
   3      
respeito ao futuro, e busca convencer aos ouvintes sobre a conveniência de

  
     

       

         
diferencia a poesia da história? Na sua Poética 
         
       
4 Segundo a antiga retórica latina,
tributária e emuladora da retórica grega, a história faz parte de um gênero da
       

  

Retórica a Herênio5De Oratore
desconhece ser a primeira lei da história não ousar não dizer algo de falso? Em
6
   Retórica   

      
   
   


Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT