Regime de informação para o mapeamento das competências em informação na educação superior

AutorLucas Almeida Serafim - Gustavo Henrique de Araújo Freire
CargoUniversidade Federal do Ceará - Universidade Federal da Paraíba
Páginas43-60
43
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 18, n. 37, p.
43-60, mai./ago., 2013. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2013v18n37p43
Regime de informação para o mapeamento das
competências em informação na educação superior
Regime of information for mapping information literacy in
high education
Lucas Almeida SERAFIM
1
Gustavo Henrique de Araújo FREIRE2
RESUMO
Aplica a noção de regime de informação para o mapeamento das dimensões envolvidas no
desenvolvimento de competências em informação na Educação Superior. Mediante pesquisa
participante com docentes do curso de Agronomia, Universidade Federal do Ceará, Campus
Cariri, identifica elementos do regime de i nformação local, com base em dados de percepção e
desempenho dos pesquisados em competências em informação, entendidas com base no modelo
The SCONUL Seven Pillars of Information Literacy Core Model For (igher Education da
Society Of College, National And University Libraries (2011). Descreve a gestão da informação
científica, identificando variáveis tácitas e tangíveis que influenciam as ações informadas dos
professores pesquisados. Destaca os do centes, que, juntamente com os bibliotecários, possuem
um papel primordial na multiplicação dos preceitos do movimento internacional pelas
competências em informação. Conclui que o mapea mento do r egime de informa ção local
permitiu compreender os modos como docentes se capacitam (assim como as limitações) para
agirem no dinâmico e atual fluxo de informação científica.
PALAVRAS-CHAVE: Regime de Informação. Competências em Informação. Ensino Su perior.
ABSTRACT
This article pr esents the concept of regime of information applied to information l iteracy
development in higher education. Through participatory research with Agronomy faculty at
Federal University of Ceará, Campus Cariri, it seeks to identify elements that justify the design of
local regime of information, based on perception and evidence-based da ta about information
literacy skills , according to the The SCONUL Seven Pillars of Information Lite racy: Core Mod el
1 Universidade Federal do Ceará - lucas@cariri.ufc.br
2 Universidade Federal da Paraíba - ghafreire@gmail.com
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
ARTIGO
Recebido em:
02/03/2013
Aceito em:
12/07/2013
v. 18, n. 37, 2013.
p. 43-60
ISSN 1518-2924
44
For Higher Education, "the Society Of College And University National Libraries (2011). Thus, it
describes the scientific information management, identifying tac it and tangible variables that
influence the informed actions of the participant teachers. It also highlights the faculty, and
teachers, as the main group of academic community who have a key role in the multiplication of
the ideas of the international movement for information literacy. It is concluded that mapping
local regime of info rmation allowed this research to understand the ways (and limitations) in
which teachers got skills to act in dynamic and current scientific information flow.
KEYWORDS: Regime of Information. Information Literacy. High Education.
1 INTRODUCÃO
Este artigo resulta de pesquisa em curso de mestrado, concluída, cujo
objetivo geral foi analisar o desenvolvimento de competências em informação
na educação superior (information literacy) com os docentes do Curso de
Agronomia, Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Juazeiro do
Norte Ceará. Para mapear as variáveis que influenciam a promoção de
competências em informação para a comunidade acadêmica, utiliza-se a ideia de
regime de informação (FROHMANN, 1995; GONZALEZ DE GOMEZ, 1999),
perspectiva teórica que  parece ser uma ferramenta interessante para situar
e analisar as relações de uma pluralidade de atores, práticas e recursos, à luz da
transversalidade específica das ações meios e efeitos de informação
(GONZALEZ DE GOMEZ, 2012), já experimentada em outros contextos, como o
realizado por Delaia e Freire (2010).
Neste estudo, a óptica do regime de informação foi útil para a
compreensão do ambiente em que ocorre a função educacional das bibliotecas
acadêmicas, cada vez mais valorizada não apenas pela capacitação dos usuários
para a busca e uso da informação científica, de modo eficiente, ético, criativo e
crítico. Cao et al. (2010) alertam para a magnitude desta tarefa, que envolve
diversos elementos, como cultura, legislação, tecnologia e a moral de toda a
sociedade. Já Virkus (2003) percebe as políticas nacionais e institucionais, as
abordagens de ensino e aprendizagem (ou ensinagem
3), a compreensão e
3 Vocábulo preferido por Karagiannis, Stainback e Stainback (1999) para descrever o ensino-
aprendizagem, no qual professor e aluno possuem mútuo aprendizado pela troca de
experiências.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT