RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO

Páginas9-12
Data de publicação28 Março 2024
Link to Original Sourcehttp://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=28/03/2024&jornal=515&pagina=9
ÓrgãoMinistério das Comunicações,Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
SeçãoDO1

RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO

À Sociedade Brasileira:

Os Correios, que foram retirados do Programa Nacional de Desestatização - PND, por meio do Decreto nº 11.478/2023, tendo como diretriz governamental o fortalecimento da empresa, buscando recuperação, competitividade e transparência, realizaram ações estruturantes de investimento - em processos logísticos, recursos e serviços tecnológicos e infraestrutura predial; redução de custos operacionais, com melhoria de produtividade; renovação e modernização da frota de distribuição; redução dos prazos de entrega; renovação e disponibilização de novos canais de atendimento, com ênfase na experiência do cliente - que, alinhadas às ações de ASG (Ambiental, Social e Governança), contribuíram para o desenvolvimento da empresa, e para o cuidado com as pessoas e o meio ambiente e para atingir 86,12% no índice de transparência do Programa Nacional de Transparência Pública - PNT.

Nesse sentido, tendências inovadoras e desafiadoras do mercado internacional e doméstico, que estão marcando a evolução dos serviços postais em curso no mundo inteiro, vêm sendo incorporadas para oferecer um portfólio de soluções modernas e inovadoras nos segmentos de encomendas e de logística, especialmente desenhadas para lojistas, empreendedores e clientes do comércio eletrônico, sendo outros serviços expandidos para melhor se adequarem ao ambiente digital.

Apresentamos, a seguir, o Relatório da Administração e as Demonstrações Contábeis relativas ao exercício de 2023, com as principais ações e resultados1 da empresa no referido período, bem como os destaques entre as realizações alcançadas e as perspectivas para o próximo exercício.

1 Destaques do Exercício 2023

. Crescimento de 23,24% da receita advinda do segmento internacional, ante 2022, acompanhando o crescimento do e-commerce internacional no país, e devido às ações voltadas ao atendimento das necessidades dos marketplaces, à melhoria da experiência dos clientes, além da maior eficiência das entregas realizadas pela empresa;

. Valorização dos empregados, com reposição de benefícios suprimidos anteriormente e aumento salarial, motivando a força de trabalho na continuidade da prestação de serviços com a qualidade requerida pelos nossos clientes;

. Avanço na plataforma digital Correios Empresas para atender às necessidades das pequenas e médias empresas de forma ágil, confiável, escalável e segura. Dentre as melhorias realizadas, destacam-se a otimização do processo de contratação e a disponibilização do serviço de coleta de encomendas, no qual o cliente poderá realizar pedidos diretamente do aplicativo da empresa;

. Mais 2.600 contratos firmados, na categoria1 Clube Correios, de forma ágil, segura e 100% digital. Essa modalidade de contrato fortalece o papel da empresa como parceira essencial para o empreendedorismo no país;

. Com mais de 350 contratos vigentes, o Balcão do Cidadão posiciona os Correios como um canal de acesso a serviços de interesse do cidadão, sendo um importante serviço sustentável, na vertente social;

. O Portal Correios alcançou 204 milhões de usuários no ano de 2023. Foi disponibilizada aos usuários, uma nova funcionalidade do simulador de preços, a qual obteve mais de 600 mil cliques, durante a ação promocional da Black Friday;

. Implantação de novo canal de atendimento, o Correios Modular - CMD. Este canal funciona em comércios, que compartilham sua estrutura física e de pessoal e são conhecidos no mercado como store in store (loja dentro de loja). As unidades modulares são parte do processo de modernização da rede de atendimento dos Correios e visam oferecer maior comodidade, com a oferta de conveniência mais próxima aos nossos clientes;

. Implantação de mais dois novos armazéns de logística integrada com operações para fulfillment, em Goiânia/GO e Ribeirão Preto/SP, ampliando para 13 o total de unidades operadoras do serviço Correios Log+. Essa ampliação fortalece a importante posição dos Correios como provedores de soluções logísticas, destinadas às operações de comércio eletrônico, com soluções completas de armazenagem, atendimento de pedidos e integração aos demais serviços de entrega e logística reversa;

. Criação de novos trechos, com redução de prazos da entrega, aumentando a competitividade dos serviços de encomendas nacionais, especialmente do SEDEX. Em 2023, a oferta de SEDEX com prazo de entrega para o dia útil seguinte ao da postagem (D+1), passou a beneficiar mais de 12.993 localidades, em todo território nacional, representando cerca de 55% do total de encomendas expressas entregues no país;

. Criação e atualização de mais de 90 mil Códigos de Endereçamento Postal - CEPs, em mais de 120 localidades (aumento de 65 localidades, em relação a 2022), beneficiando mais de cinco milhões de habitantes;

. Renovação da frota própria de distribuição: aquisição de 3.176 veículos, de 1.753 bicicletas cargo com baú e de 307 bicicletas elétricas, representando um investimento de R$ 364 milhões. Essa iniciativa visa melhorar, significativamente, as condições de trabalho dos carteiros, reduzir as emissões de gases de efeito estufa, aumentar a produtividade e trazer economia nas despesas operacionais. Vale ressaltar que a substituição dos veículos locados pelos que foram adquiridos proporcionará uma gestão mais econômica e eficiente;

. Ampliação da quantidade de armários inteligentes (lockers), totalizando 146 unidades implantadas, fortalecendo mais um canal de distribuição ao cliente. Os lockers podem ser acessados, a depender dos locais de instalação, 24 horas por dia, em todos os dias da semana, sendo, ainda, mais uma solução de baixa emissão de gases de efeito estufa;

. Ampliação da quantidade de Caixas de Correio Inteligentes - CCI, chegando a 566 unidades ativadas, atendendo, principalmente, condomínios residenciais e comerciais, proporcionando comodidade e facilidade na entrega de objetos postais;

. Disponibilização do sistema Correios Atende para todas as unidades da rede própria e franqueada. O Correios Atende é um sistema de atendimento moderno e que proporciona maior comodidade ao cliente, com o pré-atendimento por meio do aplicativo Correios, oferecendo agilidade no atendimento, redução de custos e melhoria na experiência do cliente;

. Implantação de 44 unidades do novo canal de atendimento Ponto de Coleta, nos estados de São Paulo (25 unidades), Minas Gerais (nove unidades), Brasília/DF (oito unidades) e Rio de Janeiro (duas unidades). Os Pontos de Coleta são unidades de atendimento terceirizadas, que atuam mediante parcerias, com compartilhamento de infraestrutura e recursos existentes, a fim de viabilizar a captação e retirada de encomendas previamente postadas. O Ponto de Coleta Paraisópolis Postal, por exemplo, beneficia mais de 100 mil pessoas, que passaram a ter acesso a serviços postais, a partir da codificação de 175 vielas de Paraisópolis, que não tinham Código de Endereçamento Postal - CEP, correspondendo a 300 CEPs atribuídos na localidade;

. Aquisição de 507 empilhadeiras manuais e elétricas, em substituição a equipamentos locados, reduzindo o custo com locação e atendendo à necessidade de aquisição de equipamentos de movimentação de carga para as unidades de tratamento;

. Os Correios atingiram 86,12% no índice de transparência e 100% dos critérios essenciais, na fiscalização inserida no segundo ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública - PNTP, iniciativa coordenada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas - Atricon, em correalização com o Tribunal de Contas da União - TCU, que teve como objetivo examinar o nível de transparência ativa nos portais institucionais dos órgãos públicos de todo o Brasil. Com esse resultado, os Correios enquadram-se no nível ouro do PNTP e em sétimo lugar entre as 28 estatais independentes avaliadas. Além disso, a partir de setembro de 2023, a empresa atingiu 100% de conformidade nos itens de transparência;

. Adesão ao Programa Brasileiro GHG Protocol - PBGHG, coordenado pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, resultando no reconhecimento Selo Prata pelos inventários corporativos de emissões de gases de efeito estufa e na divulgação dos dados no site Registro Público;

. Implementação do Programa de Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos e celebração de acordos de cooperação com o Ministério das Mulheres e Ministério da Igualdade Racial;

. Retomada das parcerias com as Associações Recreativas dos Correios e outras agremiações recreativas, que são entidades constituídas pelos próprios empregados da empresa com a finalidade de promover atividades de lazer, esporte e integração entre os associados;

. Revisão e aprimoramento do Programa Viva Melhor, que consiste na realização de várias atividades em âmbito nacional, voltadas para o bem-estar e qualidade de vida dos empregados;

. Assinatura do Protocolo de Intenção com a Escola Nacional de Administração Pública - Enap, tendo como foco a Escola Virtual de Governo - ECG, a fim de formalizar o compromisso em estabelecer bases de cooperação técnica e operacional para capacitação e aperfeiçoamento de...

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