RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO - 2019

Data de publicação25 Março 2020
Páginas20-28
ÓrgãoMinistério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações,Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S,A
SeçãoDO1

RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO - 2019

CEITEC S.A. - Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada

1. MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO

O Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (CEITEC) é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), constituída sob a forma de sociedade por ações, com participação exclusiva da União em seu capital social. Localizada em Porto Alegre (RS), a CEITEC desempenha papel estratégico no desenvolvimento da indústria de microeletrônica do Brasil.

A empresa é hoje a única da América do Sul com capacidade comprovada de desenvolver, projetar e fabricar, em larga escala, semicondutores (chips) para responder às demandas de mercado. Cerca de 90 milhões de chips já foram produzidos pela empresa, sendo mais da metade nos últimos três anos. Além disso, a empresa presta também serviço ao mercado de encapsulamento de chips já tendo alcançado cerca de 40 milhões de unidades produzidas. Para conquistar tal capacidade, a empresa adquiriu conhecimento e relacionamento com as principais empresas internacionais que fornecem insumos e equipamentos para esse setor, bem como os prestadores de serviço internacionais (como é o caso das fábricas dedicadas, ou foundries) em diversas tecnologias. Tal domínio permitiu à CEITEC desenvolver produtos de qualidade e certificá-los junto a importantes órgãos internacionais. A certificação Commom Criteria (obtida para o chip do passaporte), conferida a menos de dez empresas desse setor no mundo, é a mais relevante entre todas já obtidas.

A empresa tem atuado, principalmente, no desenvolvimento da capacidade nacional de prover para o mercado soluções para identificação automática (RFID e smartcards), IOT e aplicações específicas. Com uma equipe técnica altamente qualificada, a empresa atua nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, projeto e fabricação de circuitos integrados e outros dispositivos como: sensores, sistemas mecânicos em microescala e dispositivos óticos.

Em 2019, como estratégia de ampliação de mercado e consolidação de novas parcerias, para divulgar seus produtos e potencialidades a empresa participou de várias feiras comerciais (FIMEC, SPC/ExpoT&C, Expointer, Chip in Sampa e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia), fez mais de 80 contatos institucionais, incluindo a vice-presidência da república, ministros de Estado, Presidente e alta direção de diversas empresas públicas e privadas, além de participar de audiências públicas e do apoio a discussão de temas relacionados a seus produtos na Câmara dos Deputados. Ao mesmo tempo, avançou em avaliações e desenvolvimentos técnicos voltados à implementação de possíveis parcerias futuras com algumas grandes empresas internacionais.

A CEITEC segue com seu compromisso de contribuir para o progresso e bem estar da sociedade brasileira, ao mesmo tempo em que prepara a empresa para consolidar seu potencial de atuação, visando o aumento de seu valor de mercado e sua sustentabilidade, exercendo, ainda, um papel mobilizador e de consolidação das competências nacionais em microeletrônica.

É esse caminho que a CEITEC está percorrendo, contribuindo para inserir o Brasil em um novo patamar de disseminação das tecnologias com as quais trabalha, tecnologias essas que são os alicerces da transformação digital que exige o atual cenário econômico mundial.

Com a formalização da qualificação da CEITEC no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI), por meio do decreto Nº 10.065, de 14 de outubro de 2019, a empresa teve a oportunidade de demonstrar seu potencial e valor de mercado, consolidando, no âmbito de Governo, a percepção de que a mesma está apta a atrair investimentos privados para o setor.

2. PERFIL DA CEITEC

A criação da CEITEC foi autorizada pela Lei nº 11.759, de 31 de julho de 2008. Sua sede está localizada na Estrada João de Oliveira Remião, nº 777, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A CEITEC é uma empresa pública dependente, cujos recursos são providos pela União mediante dotação orçamentária específica.

2.1. Missão, Visão, Valores e Política de Qualidade

2.1.1. Missão:

Desenvolver soluções que contribuam para o progresso e o bem-estar da sociedade brasileira, explorando comercialmente tecnologias de microeletrônica e de áreas correlatas.

2.1.2. Visão:

Ser empresa nacional referência no mercado para soluções inovadoras baseadas em microeletrônica.

2.1.3. Valores:

a. Inovação

b. Integridade

c. Compromisso

d. Trabalho em equipe

e. Flexibilidade

f. Foco na melhoria e nos resultados

2.1.4. Política da Qualidade:

Desenvolver soluções científicas e tecnológicas que tenham semicondutores como um de seus elementos habilitadores, comprometendo-se em atender aos requisitos aplicáveis, bem como melhorar continuamente seus produtos, processos e o Sistema de Gestão da Qualidade.

2.1.5. Modelo de Governança e Gestão:

Como empresa estatal a CEITEC segue o modelo de Governança estabelecido pela Lei 13.303. Hoje, o único acionista da empresa é a União. No topo do organograma está a Assembleia Geral de Acionistas. Ligados a ela estão os Conselhos de Administração e Fiscal, compreendidos dentro da estrutura estatutária da companhia. O Conselho de Administração traça as diretrizes da política institucional e comercial da empresa, acompanha metas e exige da Diretoria Executiva o alcance dos resultados propostos. O Conselho Fiscal fiscaliza as informações e atos de caráter orçamentário, financeiro ou contábil, priorizando ações e medidas de natureza construtiva e instrutiva. Em sua estrutura organizacional interna, a CEITEC conta com a Presidência, Diretoria Administrativa Financeira, Diretoria de Negócios, Diretoria Técnica e Diretoria de Governança, Risco e Conformidade. A CEITEC conta ainda com sua Auditoria Interna, órgão auxiliar ao exercício das atribuições de natureza fiscalizatória dos conselhos de Administração e Fiscal e da Diretoria Executiva e um Comitê de Auditoria Estatutária, que assessora o Conselho de Administração no que concerne ao exercício das suas funções de supervisão e fiscalização da gestão. A Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), vinculada à Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, divulgou em 9 de agosto de 2019, os resultados da 4ª Certificação do Indicador de Governança IG-SEST, instrumento de acompanhamento contínuo da governança das empresas federais de controle direto da União. Neste 4º ciclo, foram avaliadas 61 empresas. Dessas, 14 receberam a nota máxima, dentre elas a CEITEC. Até obter esse resultado, a CEITEC evoluiu de forma destacada partindo de uma nota 2,22 no primeiro ciclo de avaliação, para 7,07 no segundo e 9,46 no terceiro ciclo. Importante destacar que este modelo de governança vem sendo construído desde 2017, tendo a sua consolidação no ano de 2019.

2.2. Recursos Humanos:

O quadro de pessoal da CEITEC é formado por profissionais de diferentes áreas, altamente qualificados. A CEITEC possui em seus quadros um total de 184 empregados. Uma das características do time da CEITEC é justamente a alta escolaridade de seus empregados, o que indica o nível de especialização da empresa. De sua equipe, 59% são pós-graduados (9% tem doutorado ou pós-doutorado, 23% mestrado, 27% especialização ou MBA), 27% possuem graduação e 14% ensino médio. Essa formação é complementada por cursos e treinamentos oferecidos pela Companhia. Em relação ao "turnover" o índice tem se mantido abaixo dos 10% nos últimos 3 anos. Sabe-se que é muito difícil definir um percentual ideal, afinal ele pode variar de acordo com o contexto e política de retenção da empresa. Um turnover de até 10% ao ano, todavia, é considerado aceitável e ainda pode promover uma boa renovação.

3. INFORMAÇÕES CONSOLIDADAS

3.1. Produtos, serviços e negócios:

Considerando a nova orientação dos negócios da empresa, com uma ênfase em soluções voltadas ao mercado, os segmentos e aplicações dos produtos consolidou-se, em 2019, no seguinte portfólio:

I. Identificação Veicular, segmento que inclui uso de RFID passivo para identificação automática de veículos, para diversos fins, como, por exemplo, pagamento de pedágios;

II. Rastreio e Identificação, segmento que inclui produtos para os segmentos de logística, controle de ativos e tags especiais;

III. Agronegócio, segmento que inclui produtos para as áreas de pecuária e agricultura;

IV. Identificação Pessoal, segmento que inclui produtos para uso em documentos de identificação e bilhetagem;

V. Serviços, segmento que inclui o desenvolvimento e o fornecimento de soluções completas, serviços específicos dependendo da aplicação e packaging;

VI. Saúde, segmento que inclui produtos como sensores e dispositivos microfluídicos;

VII. Projetos sob demanda, segmento que engloba dispositivos como IPDs (Integrated Passive Device), SIPs (System in a Package) e caracterização estrutural.

3.2. Resumo dos resultados em 2019

Continuando os esforços de racionalização dos dispêndios da empresa, as despesas correntes, em 2019, foram 6,65% menores do que...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT