RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO - EXERCÍCIO 2018

Data de publicação12 Março 2019
Páginas9-13
ÓrgãoMinistério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações,Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S,A
SectionDO3

RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO - EXERCÍCIO 2018

MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO

A CEITEC é uma iniciativa estratégica do Brasil para garantir o domínio tecnológico completo da fabricação de semicondutores (chips) no país. Ela se insere no contexto histórico de iniciativas voltadas a uma maior capacitação de recursos humanos e criação de infraestruturas necessárias para a inserção do país na chamada Era da Informação.

A CEITEC é hoje a única empresa da América do Sul com capacidade comprovada de desenvolver e fabricar, em larga escala, chips para responder às demandas de mercado (mais de 110 milhões de chips já foram produzidos pela empresa, sendo mais da metade nos últimos dois anos). A empresa também adquiriu o conhecimento de toda a logística internacional de insumos, com o uso de parceiros internacionais em diversas tecnologias. Tal domínio permitiu à CEITEC desenvolver produtos de qualidade e certificá-los junto a importantes órgãos internacionais, como o obtido para o chip do passaporte, conferido a apenas cinco empresas desse setor no mundo.

A empresa foi constituída pela união entre a comunidade acadêmica, setor empresarial e diferentes esferas dos Governos, que combinaram esforços a fim de construir uma empresa destinada a agregar valor e competitividade à economia nacional. A existência da CEITEC conferiu ao Rio Grande do Sul e ao Brasil a credibilidade necessária para atração de várias empresas e projetos. Além disso, ela tem atuado como indutora de crescimento de cadeias produtivas de diversos outros setores econômicos, no Brasil.

O foco principal da empresa é o desenvolvimento de soluções para identificação e para a viabilização de procedimentos automatizados, baseados no uso de identificação por radiofrequência (RFID). Ela atua, também, na prestação de serviços para terceiros. A empresa fabrica 8 tipos de chips e mais de uma dezena de diferentes aplicações (produtos), nos segmentos de identificação logística e de patrimônio, identificação pessoal (como o chip do passaporte, por exemplo), identificação veicular e identificação de animais, além de encapsulamento de cartões de telefonia e de meio de pagamento de chips de terceiros, dentre outros. Além dos chips e aplicações citados, a empresa desenvolve pesquisas de ponta, por exemplo, voltadas à fabricação de dispositivos para a área da saúde (nanobiosensores e microfluídica), como os destinados à detecção precoce de diferentes tipos de câncer, por meio de exames mais rápidos e baratos do que os utilizados atualmente.

O quadro técnico da empresa é extremamente especializado e disputado por empresas internacionais do setor, sendo composto por mais de 40% de profissionais com mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Foi por meio de investimentos no setor de semicondutores que países como Bélgica, Coréia do Sul e Israel iniciaram sua guinada tecnológica e se tornaram potências na atualidade.

É esse caminho que a CEITEC está percorrendo, contribuindo para inserir o Brasil em um outro patamar tecnológico. É importante manter no país o legado de mão de obra altamente qualificada e uma cultura de inovação na área de semicondutores, que são os alicerces do desenvolvimento no atual cenário econômico mundial, sendo ela pública ou privada.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (CEITEC) é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), constituída sob a forma de sociedade por ações, com participação exclusiva da União em seu capital social. O foco principal da empresa é o desenvolvimento de soluções para identificação e para a viabilização de procedimentos automatizados, baseados no uso de identificação por radiofrequência (RFID) ou smart cards. Ela atua, também, na execução de etapas do processo produtivo de circuitos integrados, como corte, encapsulamento e teste de chips, para os produtos próprios e de terceiros. Com tais focos, a empresa tem atuado nos segmentos: logístico/patrimônio; identificação de animais, pessoas, veículos e objetos diversos; cartões de telefonia e de meio de pagamento, dentre outros. Localizada em Porto Alegre (RS), a CEITEC desempenha papel estratégico no desenvolvimento da indústria de microeletrônica do Brasil.

Desde a sua criação pelo governo federal, a CEITEC vem desenvolvendo e explorando comercialmente soluções baseadas em microeletrônica e de áreas correlatas que contribuem para o progresso e o bem-estar da sociedade brasileira. A empresa vem acumulando competências nesse segmento, consolidando-se como referência na área de microeletrônica no país e colaborando, cada vez mais, para o desenvolvimento de uma cadeia de valor associada a essa indústria.

Em 2018, novas conquistas foram obtidas pela CEITEC e seu time de colaboradores, somando-se ao processo de consolidação da empresa no mercado. A CEITEC aumentou seu faturamento pelo sétimo ano consecutivo, tendo superado a marca dos 100 milhões de circuitos integrados (chips) produzidos, mais da metade nos últimos dois anos. Esse número sinaliza ao mercado a alta capacidade da CEITEC para o desenvolvimento de soluções próprias, para a prestação de serviços a terceiros e para a entrega em grandes volumes. Além disso, fortalece seu potencial de atração de parcerias nacionais e internacionais e de coordenação da formação de uma cadeia produtiva nacional de microeletrônica, ampliando a oferta de soluções para o atendimento das demandas da sociedade.

Os circuitos integrados são as principais tecnologias habilitadoras da chamada Era da informação. Inicialmente restritos a equipamentos eletrônicos isolados, eles passaram a promover a interconexão e a mobilidade (por meio dos computadores e de outros dispositivos como celulares, trocando informações em rede) e agora iniciam um processo de mudar substancialmente modelos de negócios e a forma como nos relacionamos com o que está ao nosso redor. Temas como: Internet das Coisas (IoT), Cidades Inteligentes (Smart Cities) e Industria 4.0 ajudam a perceber a crescente importância e potencial dessas tecnologias no presente e no futuro.

Os efeitos da incorporação dessas tecnologias têm gerado produtos de alto valor adicionado, cada vez mais eficientes, tanto pela viabilização de novas funcionalidades, quanto por meio da criação de novos modelos de negócios. Assim, os circuitos integrados respondem, hoje, por uma parcela crescente do custo de bens e equipamentos em setores como equipamentos médicos, bens de capital, telecomunicações, meios de transportes, dentre outros, e têm permitido, por meio de novos processos de negócios, profundas transformações também no setor de serviços.

O Brasil, por meio da CEITEC, conquistou o conhecimento e a prática necessários à concepção, ao projeto e à produção de chips em larga escala, incluindo toda a logística internacional de insumos com o apoio de parceiros internacionais em diversas tecnologias. Tal domínio permitiu à CEITEC desenvolver produtos de qualidade e certificá-los junto a órgãos internacionais de acreditação (Common Criteria, EPC Global, etc.).

Em 2018 a empresa reformulou sua identidade visual, buscando transmitir na nova logomarca aspectos importantes da identidade da companhia, como inovação, tecnologia, chips e movimento. No mesmo ano, foi vencedora do Troféu Prata do PGQP, um reconhecimento da busca contínua da empresa pela melhoria de seus processos. A CEITEC foi a única empresa pública a ser agraciada nesta edição do prêmio. Além disso, a CEITEC recebeu a certificação de nível 1 no Programa de Medição de Indicadores de Governança - IG-SEST, promovido pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. A certificação nível 1 é a melhor possível no programa. A CEITEC foi a empresa que mais evoluiu, atingindo, no terceiro ciclo, uma nota 9,46. Outras empresas que receberam a certificação nível 1 foram Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Infraero, BNDES, Petrobras, dentre outras. O IG-SEST é um instrumento de acompanhamento contínuo do nível de governança das empresas estatais federais de controle direto da União.

Mesmo contando com menos recursos, a empresa mostrou significativo aumento de eficiência nos últimos anos. Com relação ao número de unidades produzidas, em 2017-2018 (2 últimos anos), o total alcançado foi de 54, 8 milhões de unidades de chips/módulos/tags. Em todo o período 2012-2016 (5 anos) haviam sido produzidas 53,9 milhões. Ou seja, a produtividade anual aumentou 2,54 vezes (154 % de aumento). No que diz respeito à encapsulamento para Terceiros, no mesmo período foram encapsulados cerca de 23 milhões de unidades, enquanto que em todo o período 2015-2016 (o encapsulamento começou em 2015) haviam sido encapsulados apenas cerca de 6,8 milhões de unidades. Ou seja, a produtividade da área de encapsulamento aumentou 3,35 vezes (235 % de aumento). É importante salientar, também, que de 2012 a 2016, a empresa havia produzido apenas seis tipos de produtos diferentes baseados em seus chips, enquanto que no período 2017-2018 a empresa passou a produzir quatorze produtos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT