Remuneração do Chief Executive Officer (CEO) e criação de valor em empresas brasileiras listadas no IBRX 100

AutorNatália Garcia de Oliveira, Laís Karlina Vieira, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
CargoUniversidade Federal de Alfenas (UNIFAL) Doutoranda em Controladoria e Contabilidade (UFMG) Professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (UNIFAL) / Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Bambuí (IFMG) Doutoranda em Controladoria e Contabilidade (UFMG) Professora do Departamento de Ciências Gerenciais e Humanas (IFMG) / Universidade...
Páginas38-55
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Artigo
Original
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Original
Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 18, n. 49, p. 38-55, out./dez., 2021.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 2175-8069. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2021. e78381
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Chief Executive Officer (CEO) compensation and value creation in Brazilian companies listed on the
IBRX 100
Remuneración del Chief Executive Officer (CEO) y creación de valor en empresas brasileñas que
cotizan en el IBRX 100
Natália Garcia de Oliveira
Doutoranda em Controladoria e Contabilidade (UFMG)
Professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
(UNIFAL), Varginha/MG Brasil
nataliaoliveira.unifal@gmail.com
https://orcid.org/0000-0001-7177-9750
Laís Karlina Vieira*
Doutoranda em Controladoria e Contabilidade (UFMG)
Professora do Departamento de Ciências Gerenciais e Humanas
(IFMG), Bambuí/MG Brasil
lais.vieira@ifmg.edu.br
https://orcid.org/0000-0002-5484-1580
Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
Doutora em Controladoria e Contabilidade pel a FEA (USP)
Professora Associada do Departamento de Ciências Contábeis
(UFMG), Belo Horizonte/MG Brasil
jvac@face.ufmg.br
https://orcid.org/0000-0003-2522-3035
Endereço do contato principal para correspondência*
Fazenda Varginha - Rodovia Bambuí/Medeiros - Km 05, CEP: 38900-000, Bambuí/MG – Brasil
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a remuneração dos CEOs e a crião de valor em
empresas brasileiras listadas no IBRX 100. Para tal, contemplou-se o conceito de criação de valor a partir
da utilização de m edidas que incorporam o custo de oportunidade das empresas, quais sejam: Economic
Value Added (EVA) e Market Value Added (MVA). O período em análise foi de 2015 a 2019, com uma
amostra de 75 empresas. Para testar as hipóteses, utilizaram-se modelos de regressão linear múltipla,
estimados pelo Método dos Mom entos Generalizado Sistêmico. Os resultados indicam que o EVA e o MVA
impactam na decisão de aumentar ou diminuir a remuneração dos CEOs. Portanto, os achados desta
pesquisa podem indicar um alinhamento entre a política de remuneração das empresas analisadas e a
criação de valor das organizações, amenizando os conflitos de interesse entre agente e principal.
Palavras-chave: Remuneração; Ec onomic Value Added; Market Value Added; Custo de Oportunidade
Abstra ct
This study aimed to analyze the relationship between CEO compensation and value creation in Brazilian
companies listed on the IBRX 100. To this end, the concept of value creation was considered through the
use of measures that incorporate the opportunity cost companies, namely: Economic Value Added (EVA)
and Market Value Added (MVA). The period under analysis was from 2015 to 2019, with a sa mple of 75
companies. To test the hypotheses, we used multiple linear regression models, estimated by the System
Generalized Method of Moments. The results indicate that EVA and MVA impact the decision to increase or
decrease CEO compensation. Therefore, the findings of this research may indicate an alignment between
the compensation policy of the companies analyzed and the value creation of organizations, alleviating the
conflicts of interest between agent and principal.
Keywords: Compensation; Economic Value Added; Market Value Added; Opportunity cost
Resumen
Este estudio tuvo como objetivo analizar la relación entre la compensación de los directores ejecutivos y la
creación de valor en las empresas brasileñas que cotizan en el IBRX 100. Para ello, se consideró el
concepto de creación de valor mediante el uso de medidas que incorporan el costo de oportunidad de las
Natália Garcia de Oliveira, Laís Karlina Vieira, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
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Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 18, n. 49, p. 38-55, out./dez., 2021.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 2175-8069. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2021. e78381
empresas, a saber: Econ omic Value Added (EVA) y Market Value Added (MVA). El período bajo análisis fue
de 2015 a 2019, con una muestra de 75 empresas. Para probar las hipótesis, utilizamos modelos de
regresión lineal múltiple, estimados por el Método de Momentos Generalizados Sistémicos. Los resultados
indican que EVA y MVA afectan la decisión de aumentar o disminuir la compensación del CEO. Por tanto,
los hallazgos de esta investigación pueden indicar un alineamiento entre la política retributiva de las
empresas analizadas y la creación de valor de las organizaciones, aliviando los conflictos de interés entre
agente y principal.
Palabras clave: Remuneración; Economic Value Adde d; Market Va lue Added; Costo de oportunidad
1 Introdução
A crise financeira global de 2008 colocou a remuneração dos executivos em destaque, devido à
detecção de um fraco vínculo entre remuneração e desempenho (Bussin & Modau, 2015). Muitas críticas
foram realizadas às organizações e aos comitês, em virtude de aum entos na remuneração dos executivos
diante de resultados financeiros decepcionantes (Lindqvist & Grunditz, 2004). Quanto a isso, a literatura
acadêmica sobre teoria da agência e remuneração de executivos argumentou que a remuneração dos
Chiefs Executives Officers (CEO) deve estar alinhada ao desempenho empresarial (Holmstrom, 1979,
Grossman & Hart, 1983). Sob a lente da teoria da agência, os contratos de remuneração precisam ser
elaborados para alinhar os interesses dos gestores (agentes) com o dos acionistas (principal).
Adicionalmente, uma forte relação entre a remuneração dos executivos e o desempenho pode resultar na
seleção e retenção de gerentes mais produtivos (Raithatha & Komera, 2016).
No cenário acadêmico vários trabalhos analisaram a remuneração dos executivos e a sua relação
com o desempenho empresarial. A literatura sobre o tema se concentra nas economias anglo-saxônicas,
dessa forma, poucas pesquisas foram realizadas nos mercados emergentes (Raithatha & Komera, 2016).
Destacou-se que os CEOs receberam salários surpreendentes, apesar de grandes problemas enfrentados
nas empresas, indicando a necessidade de alinhar a remuneração ao desempenho (Colvin, 2008). Porém,
os CEOso executivos altamente qualificados, possuem competências significativas de liderança e são
vistos como um recurso escasso, sendo incentivados por meio de estruturas de remuneração, a
permanecerem na organização, desde que, trabalhem para impulsionar o desempenho (Bussin & Modau,
2015). A maioria dos estudos que investigam a relação entre remuneração e desempenho utilizam
medidas tradicionais a partir de dados contábeis, tais como: i) o retorno sobre o ativo (ROA); e ii) o retorno
sobre o patrimônio líquido (ROE) (Fatemi et al., 2003). Essas medidas, embora amplamente utilizadas,
apresentam falhas, pois não refletem o risco envolvido para uma empresa, considerando o custo do capital
próprio, além disso, podem ser propensas a manipulações (Wet, 2012).
Nessa perspectiva, pesquisas sugeriram duas medidas adicionais para investigar a relação entre a
remuneração dos executivos e as medidas de desempenho da organização ajustadas ao risco, são elas: o
Economic Value Adde d (EVA) e Market Value Added (MVA) (Bussin, 2015; W et, 2012). Os trabalhos de
Stewart (1991) e Stern (1993) introduziram o conceito de EVA e MVA como medidas superiores para o
desempenho corporativo. O EVA é uma medida de desempenho interna, ajustada ao risco, que incorpora o
Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) e produz um resultado positivo quando a empresa obm
retornos operacionais após impostos, excedentes ao custo de capital. Por outro lado, o MVA é a diferença
entre o valor de mercado da companhia e o capital nela investido (Santos & Watanabe, 2005). Ressalta-se
que o MVA é afetadoo apenas pela geração do EVA, mas também, por fatores externos capazes de
influenciar o preço das ações, sobre o qual as empresas não possuem controle (Wet, 2012).
A partir dos estudos de Fatemi et al. (2003), Wet (2012), Kruger e Petri (2014), Lunardi et al. (2017)
observa-se que o EVA e o MVA são medidas adequadas para mensurar a maximização de valor aos
acionistas. Sendo assim, é relevante que as pesquisas busquem relacionar a remuneração dos executivos a
medidas que alinhem os interesses dos acionistas e gestores. Com base nessas considerações, surge a
seguinte questão: qual a relação entre a remuneração dos CEOs e a criação de valor em empresas
brasileiras? O objetivo consiste em investigar a relação entre a remuneração dos CEOs e a criação de valor
em empresas brasileiras listadas no IBRX 100.
Esta pesquisa pretende contribuir para ampliar a literatura acerca da remuneração dos CEOs no
Brasil de forma empírica. Os resultados podem fornecer compreensões sobre a existência de relação entre
a remuneração dos CEOs e o desempenho empresarial. Para as empresas e sociedade, as discussões
proporcionam insights sobre a importância de estabelecer pacotes de remuneração de forma justa e
eficiente, auxiliando no processo de criação de valor para as empresas e mitigação dos conflitos de
agência. Uma vez que é preciso integrar de maneira consciente a remuneração com estratégias de geração
de valor sustentável em longo prazo nas empresas (IBGC, 2018).
Este estudo se difere das pesquisas nacionais por incorporar medidas de criação de valor, sejam
elas: o EVA e o MVA. Em adição, foram incorporadas variáveis para controlar fatores que podem interferir
na remuneração dos CEOs quais sejam: características observáveis dos CEOs e do conselho de

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