Repositório REA Biblio Saúde: contribuição para socialização de conhecimentos e práticas por e entre bibliotecários de ciências da saúde e diálogos com a teoria da aprendizagem por experiência de KOLB

AutorDayanne da Silva Prudencio, Jorge Calmon de Almeida Biolchini
Páginas1-29
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 26, p. 01-29, 2021.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79534
Estudo
de Caso
REPOSITÓRIO REA BIBLIO SAÚDE: CONTRIBUIÇÃO PARA
SOCIALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS POR E
ENTRE BIBLIOTECÁRIOS DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E
DIÁLOGOS COM A TEORIA DA APRENDIZAGEM POR
EXPERIÊNCIA DE KOLB
Biblio saúde OER repository: contribution to socialization of knowledge and practices by and among
health sciences librarians, and dialogues with kolb's theory of learning by experience
https://orcid.org/0000-0001-8346-2160
jorge.biolchini@gmail.com
https://orcid.org/0000-0002-0055-6581
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Apresentar como o repositório REA Biblio Saúde opera como canal de formação continuada para bibliotecários
de ciências da saúde e ao mesmo tempo contribui para a socialização de saberes e práticas informacionais desenvolvidas
por esta população.
Método: Utiliza questionário para levantamento das necessidades d e formação continuada e pesquisa exploratória em
repositórios de recursos educacionais abertos visando identificar recursos sobre as categorias identificadas. Desenvolve
o repositório no software Omeka, descreve os recursos utilizando o padrão de metadados Dublin Core, optou-se por um
esquema de organização do conteúdo informacional por coleções, sistema de rotulagem por disposições textuais, utiliza
busca facetada e método de recuperação da informação, limitamos a uma busca simples.Trata-se de pesquisa com
abordagem qualitativa, quantitativa, com a amostra populacional de 80 participantes, num universo potencial de 206.
Resultado: Reúne 20 diferentes coleções com aproximadamente 100 recursos educacionais sobre diferentes categorias
entre as quais destacamos: prática de informação e biblioteconômica baseada em evidência e biblioteconomia baseada
em evidência. Em sua maioria os recursos são do tipo massive open online courses e artigos.
Conclusões: Bibliotecários de ciências da saúde têm produzido diferentes tipos de conhecimentos sobre seus saberes e
práticas, contudo, estes ainda são pouco socializados entre seus pares. Advogamos que estes profissionais devem
engajar-se em iniciativas de promoção da educação aberta e ativa de modo a contribuir com os processos de
aprendizagem de seus pares. O repositório REA Biblio Saúde é uma iniciativa inovadora no campo e que deve ser
aperfeiçoado teoricamente e empiricamente pelos pares.
PALAVRAS-CHAVE: Autoinstrução. Repositório digital. Socialização de conhecimentos. Prática informacional.
Bibliotecário de ciências da saúde.
ABSTRACT
Objective: To present how the OER Biblio Saúde repository operates as a continuing education channel for health
sciences librarians and at the same time contributes to the socialization of knowledge and informational practices
developed by this population.
Method: It uses a questionnaire for surveying the needs for continuing education, as well as exploratory research in open
educational resource repositories in order to identify resources on the identified categories. It develops the repository in
the Omeka software and describes the resources using the Dublin Core metadata standard, opting for organizing
information content by collections, labeling system by textual provisions, using faceted search and information retrieval
method, limiting to a simple search. This research has a qualitative, quantitative approach, with a population sample of 80
participants, in a potential universe of 206.
Results: It brings together 20 different collections with approximately 100 educational resources on different categories,
among which we highlight: information practice and evidence-based librarianship; and evidence-based librarianship. Most
of the resources are massive open online courses and articles.
Dayanne da Silva Prudencio
Doutorado em Ciência da Informação
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,
Departamento de Biblioteconomia, Rio de Janeiro, Brasil
dayanne.prudencio@unirio.br
Jorge Calmon de Almeida Biolchini
Doutorado em Ciência da Informação
Pesquisador Titular do Instituto Brasileiro de Informação
em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, Brasil
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 26, p. 01-29, 2021.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79534
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Conclusions: Health science librarians have produced different types of understanding about their knowledge and
practices, however, these are still little socialized among their peers. We advocate that these professionals should engage
in initiatives to promote open and active education in order to contribute to the learning processes of their peers. The OER
Biblio Saúde repository is an innovative initiative in the field and should be improved theoretically and empirically by peers.
KEYWORDS: Self instruction. Digital repository. Knowledge socialization. Informational practice. Health sciences librarian.
1 INTRODUÇÃO
Esta comunicação compreende um recorte de uma pesquisa mais ampla que foi
realizada a nível de doutoramento, cuja questão discutiu como os processos de
aprendizagem influenciam no desenvolvimento das práticas informacionais dos
bibliotecários que atuam na área da saúde no contexto brasileiro.
Desta forma, neste trabalho, apresentamos e discutimos as contribuições da
aplicação de práticas de gestão do conhecimento ao desenvolvimento profissional da
categoria mencionada acima. Como contribuição empírica, propomos o desenvolvimento
de um repositório de recursos educacionais abertos como instrumento de socialização de
conhecimentos e autoinstrução.
Partimos das considerações presentes nos estudos de Beraquet; Ciol (2010) e
Prudencio e Biolchini (2018) que constatam ausências de políticas formativas direcionadas
à atuação do bibliotecário na área da saúde. Neste contexto, ajuizamos que somente as
práticas de instrução formais não darão conta dos processos e mudanças ocorridas nas
formas de ensinar e aprender (BROWN; DUGUID, 1991). Em outras palavras, na sociedade
do conhecimento em que estamos inseridos, a aprendizagem e conhecimento cada vez
mais são gerados a partir de diálogos entre áreas, pessoas e nas conversões e práticas
sociais.
O ponto de partida para o estudo foi a verificação de que foram os estudos de
Prudencio e Biolchini (2018) que identificaram, caracterizaram e analisaram como a
temática Informação e Saúde tem sido contextualizada nos currículos e projetos político
pedagógicos dos cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil e, consequentemente,
investigaram se há ações formativas endereçadas a esse domínio de atuação profissional.
Os dados da pesquisa dos autores verificaram que dos 38 cursos presenciais e 4
cursos à distância em funcionamento no país na área de Biblioteconomia, apenas 15 deles
possuem disciplinas dedicadas ao campo da saúde ou que tratem em seu conteúdo
programático a temática informação e saúde. Esse dado representa 35,7% do total de
cursos.

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