RESOLUÇÃO CI nº 1, DE 23 DE JULHO DE 2021

Páginas24-48
Data23 Julho 2021
Data de publicação26 Julho 2021
ÓrgãoMinistério da Ciência, Tecnologia e Inovações,Câmara de Inovação
SeçãoDO1

RESOLUÇÃO CI nº 1, DE 23 DE JULHO DE 2021

Aprova a Estratégia Nacional de Inovação e os Planos de Ação para os Eixos de Fomento, Base Tecnológica, Cultura de Inovação, Mercado para Produtos e Serviços Inovadores e Sistemas Educacionais.

A Câmara de Inovação, no uso das atribuições que lhe confere o art. 10, inciso I, do Decreto nº10.534, de 28 de outubro de 2020, tendo em vista o disposto no art. 8º deste Decreto, e considerando a deliberação ocorrida na 1ª reunião ordinária de 2021, realizada no dia 11 de maio p.p., resolve:

Art. 1º Aprovar a Estratégia Nacional de Inovação para o período de 2021 a 2024, na forma do Anexo I.

Art. 2º Aprovar os planos temáticos quanto aos eixos de Fomento, Base Tecnológica, Cultura de Inovação, Mercado para Produtos e Serviços Inovadores e Sistemas Educacionais, para os anos de 2021 a 2022, na forma do Anexo II.

§ 1º As ações de cada plano a que se refere o caput deste artigo são divididas em níveis, de acordo com a relevância para o ecossistema de inovação e a expectava de entrega ao longo do prazo de duração previsto, conforme a prioridade do país para o fomento à inovação no setor produtivo adotada na Estratégia Nacional de Inovação.

§ 2º O Anexo II inclui ações em andamento, apontadas pelos Ministérios que compõem a Câmara de Inovação, consideradas estratégicas diante da pertinência com o tema de inovação.

Art. 3º A Câmara de Inovação pode revisar as ações estratégicas da Estratégia Nacional de Inovação a cada dois anos, bem como aprovar novos planos temáticos e setoriais a qualquer tempo.

Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

CARLOS GOMES MONTEIRO

Presidente da Câmara

Anexo I - Estratégia Nacional de Inovação

A - Metas da Estratégia Nacional de Inovação

Meta

Indicador

Fonte do Indicador

Linha de Base

Ano Linha de Base

Alvo (2024)

Aumentar o volume de investimento empresarial em inovação em relação ao faturamento

Intensidade dos gastos realizados no total das atividades inovativas sobre a receita líquida de vendas

PINTEC

0.62%

2017

0.80%

Aumentar o investimento público em CT&I

Volume de recursos alocado a CT&I na Lei Orçamentária Anual

LOA

R$ 4.689.542.709,00

2020

R$ 8.000.000.000,00

Aumentar a taxa de inovação das empresas brasileiras

Taxa de inovação das empresas brasileiras

PINTEC

33.60%

2017

50%

Aumentar o número de empresas que usam os benefícios fiscais da Leis de Incentivo à inovação, como a Lei do Bem

Número de empresas beneficiárias

MCTI

2824 unidades

2019

3500 unidades

Aumentar a quantidade de profissionais trabalhando com inovação nas empresas

Número de técnicos e pesquisadores ocupados em P&D nas empresas

PINTEC

99063 unidades

2017

120000 unidades

Atingir a meta de 5,2 no Ideb do Ensino Médio

IDEB

MEC

4.2

2019

5.2

Elevar para 3 milhões o total de matrículas em cursos técnicos e em cursos de qualificação profissional

Número de matrículas

MEC

2951979 unidades

2020

3000000 unidades

Elevar a taxa bruta de matrícula na graduação em 5 pontos percentuais

Taxa bruta de matrículas na graduação

MEC

34.6

2017

39,6 %

B - Eixos e Iniciativas Estratégicas

Eixo de alinhamento entre os programas e as ações de fomento à inovação e de estímulo a investimentos privados

Objetivo: Otimizar a alocação de recursos públicos para a inovação, vinculando-os a temas e políticas públicas prioritários e estimulando a aplicação de recursos privados, inclusive por meio de parcerias.

Iniciativas Estratégicas:

F015

Estimular a adoção dos instrumentos previstos no art. 19 da Lei de Inovação (Lei 10.973).

F113

Priorizar a aplicação dos recursos não reembolsáveis para o fomento à inovação de atividades de maior risco tecnológico.

F162

Aperfeiçoar os mecanismos orçamentários, financeiros e de parceria relacionados ao fomento à inovação, de modo a buscar a continuidade dos investimentos.

F213

Estimular alianças estratégicas, por meio do fomento a projetos cooperativos e consórcios de PD&I entre o setor público e a iniciativa privada, incentivando a desburocratização e a simplificação das parcerias.

F369

Promover a criação de uma rede que viabilize o fomento à inovação por meio da organização das informações estratégicas sobre temas e portfólios de competências das ICT que sejam comercialmente promissores.

F575

Implementar uma estrutura integrada de fomento (incluindo ferramentas tecnológicas que viabilizem a sua gestão) de programas e projetos orientados por missões tecnológicas, visando à solução de problemas sociais e econômicos prioritários.

Eixo de estímulo da base de conhecimento tecnológico para a inovação

Objetivo: Estimular a base de conhecimento tecnológico de modo a contribuir para a produção de inovações de impacto na economia e na sociedade.

Iniciativas Estratégicas:

B101

Implementar ações de promoção do desenvolvimento tecnológico e da inovação em setores estruturantes e estratégicos da economia

B167

Implementar ações de promoção das tecnologias habilitadoras de impacto transversal no ecossistema de inovação

B188

Adotar medidas para a atualização contínua e a gestão de infraestruturas de pesquisa e desenvolvimento e ambientes de inovação para permitir o seu uso compartilhado e otimizar a alocação de recursos, inclusive permitindo parcerias internacionais

B633

Adotar medidas para aumentar a efetividade dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), especialmente no tocante ao seu papel de ponte entre universidades e empresas

B729

Estimular mecanismos de apoio à inovação na área de defesa que possibilitem o estabelecimento de parcerias entre insituições militares, de pesquisa e empresas. (MD vai revisar o ponto sobre tecnologia dual)

Eixo de disseminação da cultura de inovação empreendedora

Objetivo: Promover a disseminação da cultura de inovação empreendedora, de modo a aumentar a taxa de inovação das empresas brasileiras, ao demonstrar para elas e para a sociedade em geral os efeitos positivos que a inovação pode trazer, tanto para o desenvolvimento econômico como para a solução de problemas históricos do país.

Iniciativas Estratégicas Cultura de Inovação:

C034

Fomentar a formação de parcerias internacionais de acordo com as prioridades estabelecidas pelo Estado e com a expectativa de resultados para o desenvolvimento da inovação no País, com mecanismos de acompanhamento e avaliação.

C036

Implementar programas e instrumentos para estimular a atração e retenção de talentos em áreas importantes para a inovação.

C039

Apoiar iniciativas que estimulem a cultura da inovação entre os gestores públicos.

C040

Estimular a convergência estratégica entre os espaços promotores de inovação e as vocações científicas, tecnológicas e econômicas de suas respectivas áreas de influência, visando ao estabelecimento e/ou fortalecimento de ecossistemas de inovação regionais.

C185

Estimular a convergência estratégica entre as ICT e os grandes desafios regionais e as vocações científicas, tecnológicas e econômicas de suas respectivas regiões e/ou micro-regiões, bem como às prioridades estratégicas nacionais, inclusive por meio do suporte às ICT na elaboração de suas políticas de inovação de acordo com o marco legal de CT&I

C283

Fortalecer o sistema nacional de CT&I, visando ao estabelecimento, à consolidação e à disseminação de redes diversas, envolvendo seus atores; e criando estruturas para suporte às redes de atores que auxiliam na criação e na gestão da inovação

C442

Suportar e avaliar continuamente a implantação, a difusão e a utilização dos instrumentos, mecanismos e demais dispositivos estabelecidos no marco legal de inovação

C466

Difundir internacionalmente o estado da arte dos temas em que o País tem potencial de liderança e das melhoras nos seus indicadores de comparação internacional.

C488

Fortalecer e articular programas nacionais de incentivo à criação, desenvolvimento e validação de ideias com potencial de inovação.

C573

Estimular a adoção de sistemas de gestão da inovação em empresas e ICTs como forma de aumentar a importância das ferramentas de gerenciamento da inovação e redução dos riscos inerentes ao desenvolvimento de inovação e aumento de sua agilidade.

C647

Incentivar transferência de tecnologia (ativos de propriedade intelectual) de ICT para empresas e startups.

C794

Aprimorar a forma e os critérios de avaliação institucional e de pesquisadores nas agências de fomento a partir de indicadores de parcerias empresariais, além da publicação.

C863

Construir uma plataforma que consolide dados, estudos, legislação e orientações sobre PD&I no Brasil

Eixo de estímulo ao desenvolvimento de mercados para produtos e serviços inovadores

Objetivo: Estimular o desenvolvimento de mercados para produtos e serviços inovadores brasileiros, de modo a aumentar a produtividade, a competitividade e o desenvolvimento econômico do país.

Iniciativas Estratégicas Mercados para produtos e serviços inovadores:

M009

Estimular o investimento em startups por meio do aumento da segurança jurídica na relação entre startups e investidores.

M285

Estimular os ambientes inovadores em ICTs a ampliar a interação das startups a eles ligadas com o mercado e o setor produtivo em geral

M335

Apoiar a inovação em processos nas empresas, com a adoção de práticas gerenciais, tecnologias e novos conhecimentos para...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT