RETIFICAÇÃO

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Data de publicação27 Setembro 2022
Páginas51-53
ÓrgãoMinistério da Educação,Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília,Gabinete da Reitoria
SeçãoDO3

RETIFICAÇÃO

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DE MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO

A reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Luciana Miyoko Massukado, e a Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais, tornam público o Edital de Retificação nº 001/2022, referente ao Edital nº 014/2022, de 12 de setembro de 2022 - Concurso Público para Professor de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - publicado no Diário Oficial da União (DOU) e no site da organizadora Fundação CEFETMINAS: https://concurso.fundacaocefetminas.org.br, conforme se segue:

Onde se lê, no item 2.1, no "Quadro I":

Quadro I - Área de Conhecimento, Habilitação Mínima e Quantitativo de Vagas

Área de Conhecimento

Requisitos Mínimos para Investidura no Cargo-Área

Quantitativo de Vagas

AC

PPP

PCD

Total

Cinematografia

Diploma de curso superior em nível de graduação, devidamente registrado, de: Curso Superior de Tecnologia em Produção de Áudio e Vídeo, Fotografia, Design Gráfico, Produção Publicitária, Produção Multimídia, ou Bacharel em Audiovisual, Cinema, Imagem e Som, Rádio e TV, Cinema e Mídias Digitais, Fotografia ou Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Licenciatura em Cinema e Audiovisual, Licenciatura ou Bacharelado em Artes Visuais, expedido por entidade de ensino reconhecida pelo MEC.

1

0

1

2

Fundamentos de audiovisual

Diploma de curso superior em nível de graduação, devidamente registrado, de: Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual ou Bacharel em Audiovisual, Cinema, Imagem e Som, Rádio e TV, Radialismo, Cinema e Mídias Digitais ou Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Audiovisual, Cinema, Rádio e TV, Radialismo, ou Licenciatura em Cinema e Audiovisual, expedidos por entidade de ensino reconhecida pelo MEC

2

0

0

2

Leia-se:

Quadro I - Área de Conhecimento, Habilitação Mínima e Quantitativo de Vagas

Área de Conhecimento

Requisitos Mínimos para Investidura no Cargo-Área

Quantitativo de Vagas

AC

PPP

PCD

Total

Cinematografia

Diploma de curso superior em nível de graduação, devidamente registrado, de: Curso Superior de Tecnologia em Produção de Áudio e Vídeo, Fotografia, Design Gráfico, Produção Publicitária, Produção Multimídia, Radialismo ou Bacharel em Audiovisual, Cinema, Imagem e Som, Rádio e TV, Cinema e Mídias Digitais, Fotografia ou Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Radialismo, Licenciatura em Cinema e Audiovisual, Licenciatura ou Bacharelado em Artes Visuais, expedido por entidade de ensino reconhecida pelo MEC.

1

0

1

2

Fundamentos de audiovisual

Diploma de curso superior em nível de graduação, devidamente registrado, de: Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual ou Bacharel em Audiovisual, Cinema, Imagem e Som, Rádio e TV, Radialismo, Cinema e Mídias Digitais ou Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Audiovisual, Cinema, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Radialismo, ou Licenciatura em Cinema e Audiovisual, expedidos por entidade de ensino reconhecida pelo MEC

2

0

0

2

Inclusão do item 2.5.1:

2.5.1. A avaliação dos requisitos básicos para investidura no cargo será conferida por meio de comprovações, solicitadas pela instituição, na ocasião da nomeação e da posse.

Onde se lê, no item 5.3.18:

5.3.18 A Licenciatura ou Complementação Pedagógica R2 (Quadro X) é definida segundo a Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019, a qual dispõe as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica, e segundo a Resolução CNE/CP nº 1, de 05 de janeiro de 2021, a qual dispõe as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica.

Leia-se:

5.3.18 A Licenciatura ou Complementação Pedagógica R2 (Quadro VI) é definida segundo a Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019, a qual dispõe as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica, e segundo a Resolução CNE/CP nº 1, de 05 de janeiro de 2021, a qual dispõe as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica.

Onde se lê, no ANEXO I, seção "CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS":

Animação Digital

1 - Princípios básicos das imagens em movimento; cinema e vídeo digital; suportes do vídeo digital; quadros por segundo; 2 - Fundamentos básicos da animação: amassar e esticar; antecipação; encenação; animação direta X animação pose-a-pose; ações sobrepostas; aceleração e desaceleração; movimento em arcos; ações secundárias; cronometragem; exagero; solidez no desenho; apelo e encantamento - Ferramentas básicas do desenho animado; mesas de luz e mesas de animação; pencil tests; fichas de exposição; cronometragem de cenas e diálogos; softwares proprietários e gratuitos para a produção de desenhos animados. 3 - Animação de recortes digital.

4 - Animação tridimensional digital; princípios básicos do 3D digital; modelagem por caixa e por polígonos; criação de esqueletos e controladores para animação; texturização; iluminação; renderização de animação 3D. 6 - Stop-motion em ambiente digital; efeitos especiais; uso da tela verde (chroma-key); câmeras digitais (webcams e DSLR). 7 - Cultura Digital; cibercultura. 8 - Arte e Tecnologia; artemídia, intermídia. 9 - Estética; imaginário visual, virtual; 10 - Narrativas cinematográficas.

· BRITO, Alan. Blender 2.8 - Guia Rápido. Editora Allan Brito; 1ª edição, 2019.

· CAVELAGNA, César. O Livro da Animação. Editora Europa; 1ª edição, 2020.

· CHONG, Andrew. Animação Digital: Animação Básica 1. Editora Bookman; 1ª edição, 2011.

· DE LIMA, Nádia Laguardia, et al. Juventude e cultura digital: diálogos interdisciplinares. Editora Artesã, Belo Horizonte, 1ª edição, 2017.

· DOMINGUES, Diana. Arte, Ciência e Tecnologia. Passado, presente e desafios. Parte 2: Imagem, Tecnologias, Estética e Processos. Editora UNESP, São Paulo, 1ª edição, 2009.

· LUCENA JÚNIOR, Alberto. Arte da animação: técnica e estética através da história. Editora Senac São Paulo; 3ª Edição, 2019.

· MACIEL, Kátia e PARENTE, André (org.). Redes Sensoriais: arte, ciência, tecnologias. Parte 1: Narrativas e escritas digitais. Editora Contra Capa Livraria, Rio de Janeiro, 1ª edição, 2003.

· MAESTRI, George. Animação (Digital) de Personagens. Editora Quark do Brasil Ltda; 1ª edição, 1997.

· PARENTE, André. Imagem-Máquina. A Era das Tecnologias do Virtual. Parte II. O Virtual e a Quarta Dimensão da Imagem. Editora 34, 1ª edição, 1993.

WILLIAMS, Richard. Manual de Animação: Manual de Métodos, Princípios e Fórmulas Para Animadores Clássicos, de Computador, de Jogos, de Stop-Motion e de Internet. Editora: Senac São Paulo; 1ª edição, 2016.

Captação, edição e mixagem de áudio

1 - Princípios básicos do áudio e acústica musical: frequência, amplitude, fase, sobreposição de ondas, reflexão de onda sonora, série harmônica, timbre, som de altura definida, ruído, formas de onda resultante (senoidal, triangular, quadrada e dente de serra). 2 - Princípios básicos de psicoacústica: o ouvido humano, espectro audível, curva de Fletcher-Munson. 3 - Microfones. Tipos de construção (dinâmicos, condensadores, ribbon) e Padrões polares: omnidirecional, bidirecional; unidirecional cardióide, supercardióide e supercardióide; diferentes tipos de microfone mais adequados para usos comuns (entrevistas, podcasts, locução, gravação musical, música ao vivo). 4 - Cabos e conexões: sinais balanceados e desbalanceados; Níveis de sinal: nível de linha e nível de microfone; conectores padrão TS, TRS, XLR e RCA.

5 - Medidores de sinal: VU e DBFS. 6 - Áudio Digital: formatos de arquivo de áudio digital, codecs de áudio, compressão (com e sem perda); resolução de áudio digital (taxa de amostragem + bits). 7 - Processadores de áudio: equalizador, filtro, compressor, limiter, reverb, delay, chorus, flanger, phaser. 8 - Técnicas de edição de áudio; DAWS e bancos de sons; 9 - Técnicas de captação e mixagem de áudio para diferentes tipos de conteúdo (entrevistas, podcasts, locução, gravação musical, música ao vivo, games). 10 - Tipos de endereçamento de áudio público, mono, estéreo, sistemas multicanais, ambisônicos; Áudio espacializado e áudio procedural.

· HENRIQUES, Fábio. Guia de Mixagem. Rio de Janeiro: Música & Tecnologia, 2007.

· LUCENA JÚNIOR, Alberto. Arte da animação: técnica e estética através da história. Editora Senac São Paulo; 3ª Edição, 2019.

· NISBETT, Alec. The sound studio: audio techniques for radio, television, film and recording. Editora Focal Press, 2003.

· PRADO, Magali. Produção de Rádio: um manual prático para professores e alunos. Editora Campus, 2006.

· RODRIGUEZ, Ángel. A Dimensão Sonora da Linguagem Audiovisual. Editora Senac, 2006.

· ROEDERER, Juan G. Introdução à Física e Psicofísica da Música. Tradução de trad. Alberto Luis da Cunha. EDUSP; 1ª Edição, 2002.

· VALLE, Sólon Do. Manual prático de acústica. Editora Música & Tecnologia, 2009.

Cinematografia

1. Fundamentos da linguagem audiovisual: Os primórdios do cinema: pré-cinema e a sua...

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