Revisão por pares: um estudo da gestão de avaliadores nas revistas científicas brasileiras

AutorElisabete Werlang
Páginas165-166
Revisão por pares: um estudo da gestão de avaliadores nas
revistas científicas brasileiras
Discente: Elisabete Werlang
Orientadora: Dra. Ursula Blattmann PGCIN/UFSC
Coorientador: Dr. Vinícius Medina Kern PGCIN/UFSC
Banca: Dra. Nadi Helena Presser PPGCI/UFPE
Dr. Márcio Matias CIN/UFSC
Dra. Gleisy Regina Bóries Fachin CIN/UFSC
RESUMO
Os periódicos científicos são o principal meio formal de registro e disseminação das
pesquisas científicas e a etapa mais polêmica do fluxo editorial é a revisão por pares.
Esta pesquisa teve como objetivo descrever o processo da gestão de avaliadores na
consolidação das revistas científicas brasileiras, bem como identificar características
dos editores e das revistas, identificar os processos de avaliação adotados e suas
características, levantar as vantagens e desvantagens desse modelo de avaliação,
identificar características do perfil dos avaliadores e levantar os critérios utilizados
pelos editores na escolha, permanência e desligamento de avaliadores. Segundo sua
finalidade, trata-se de uma pesquisa aplicada e a li nha geral que norteou o presente
estudo foi a pesquisa exploratória e descritiva, por meio de emprego de métodos
quantitativos de análise, tendo como delineamento a pesquisa bibliográfica e o
levantamento, utilizando como instrumento de coleta de dados, o questionário. O
objeto de análise estendeu sua ação em 103 respondentes, dos 477 editores de revistas
científicas associados à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). A pesquisa
apontou que o modelo de avaliação mais utilizado é o double blind peer review, que se
efetiva por meio do parecer de 2 especialistas que avaliam, em média, até 3 artigos ao
ano, recebendo, a priori, orientações dos editores s obre as ava liações a serem
realizadas. A principal vantagem apontada desse modelo de avaliação é a qualidade da
publicação, porém, apresenta desvantagem em relação à demora que impõe ao fluxo
editorial. Os avaliadores são selecionados com base em critérios, tais c omo, titulação
em nível de doutorado na área, experiência como pesquisador e por terem realizado a
avaliação com justiça, equilíbrio e clareza. Os novos avaliadores são selecionados pelo
Currículo Lattes e as revistas possuem até 500 avaliadores cadastrados, entretanto, a
maioria já descadastrou avaliadores por descumprimento de prazos e por não informar
em sobre sua disponibilidade para avaliação quando solicitados. Os avaliadores não são
remunerados financeiramente, mas recebem certificados de reconhecimento. Os
DISSERTAÇÃO
v. 18, n. 38, 2013.
ISSN 1518-2924

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