Revisão das Mensalidades

AutorWladimir Novaes Martinez
Ocupação do AutorAdvogado especialista em Direito Previdenciário
Páginas81-82

Page 81

Uma lei que disponha sobre o expediente administrativo de revisão periódica das mensalidades de um benefício regularmente em manutenção automaticamente ou por solicitação do aposentado titular, deveria cogitar de alguns aspectos inanceiros, matemáticos e atuariais da técnica previdenciária. Posicionar-se, inclusive, sobre a superação do teto vigente.

Significado técnico

A revisão dessas mensalidades do aposentado que voltou ao trabalho e continuou contribuindo, à luz da legislação vigente na data dessa operação, significaria um reexame de cálculo que considere as novas contribuições vertidas para ins de cálculo do salário de benefício, o novo tempo de contribuição para efeito do percentual aplicável e fator previdenciário, bem como a nova idade do aposentado para os diversos ins.

Natureza jurídica

Tratar-se-ia de revisão de cálculo e não de uma nova prestação.

Na AC n. 0010174.07.2012.4.03.6183/SP, de 26.8.13, relatada pela desembargadora Vera Jucovsky, da 8a Turma do TRF da 3a Região, distinguindo a pretensão da desaposentação, o segurado requereu uma revisão e recálculo para inclusão das novas contribuições vertidas após a aposentação, rejeitada pelo tribunal (RPS n. 394/815).

Pressuposto jurídico

Subsistiria uma exigência de ordem técnica: que a volta ao trabalho seja permitida, valendo, portanto, apenas nos casos da aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e da aposentadoria especial para serviço não insalubre.

Entretanto, se isso ocorrer impor-se-ão, pelo menos, duas providências: a) acerto de contas em relação a suspensão do benefício e b) recálculo da renda mensal inicial.

Norma mais benéfica

A regra que instituísse a revisão de cálculo da renda mensal mantida teria que dispor sobre a preservação da renda mensal anterior, se for superior, e na mesma linha de pensamento, com a devolução do que foi pago pelo trabalhador caso não sobrevenha melhoria de situação.

Interstício trienal

Ab initio, relevaria ixar um interregno, por exemplo, de três anos, entre duas providências dessa natureza (como sucedia com o pecúlio).

Imprescritibilidade do direito

Desde a Lei n. 9.528/97 há um prazo de dez anos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT