Rio Branco

Data de publicação27 Janeiro 2022
SeçãoMunicipalidade
Gazette Issue13212
117
DIÁRIO OFICIAL
Nº 13.212
117 Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022
RIO BRANCO
PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BRANCO
GABINTE DO PREFEITO
LEI COMPLEMENTAR Nº 132 DE 25 DE JANEIRO DE 2022
“Altera a Lei Municipal n° 1�959, de 20 de fevereiro de 2013, alterada pelas Leis Municipais nº 2�032, de 27 de dezembro de 2013 e 2�225, de 23 de
fevereiro de 2017, e Lei Complementar nº 54, de 07 de dezembro de 2018 e Lei Complementar 73, de 05 de novembro de 2019.”
O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO-ACRE
Faço saber que a Câmara Municipal de Rio Branco decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:
Art� 1° A Lei Municipal n° 1�959, de 31 de dezembro de 2013, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art� 39��������������������������������������������������������������������������������� I�������������������������������������������������������������������������������������������������
Órgãos Instrumentais
Secretaria Municipal de Gestão Administrativa – SMGA;
Orgãos Substantivos
Secretaria Municipal de Agropecuária – SEAGRO;
Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade – SCCI;
...............................................................................................” (NR)
Art� 40-A� ������������������������������������������������������������������������������������
“I – ...............................................................................................
elaborar, publicar e preservar os atos ociais, por meio do setor
especíco;
i) acompanhar, juntos aos demais órgãos da gestão, a execução de projetos especiais no âmbito do município de Rio Branco.
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III – Secretaria Municipal da Casa Civil
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q) planejar, executar e orientar a política de comunicação social da Prefeitura Municipal Rio Branco, objetivando a uniformização dos conceitos
e procedimentos de comunicação, por meio da comunicação social e divulgação dos atos do governo municipal, através de assessoria especial�
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IV – Gabinete Militar:
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f) coordenar as atividades inerentes à segurança pública e seção de inteligência.
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XI – Secretaria Municipal de Planejamento – SEPLAN:
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elaborar, monitorar e avaliar o gerenciamento de projetos, fornecendo informações necessárias à gestão municipal;
XIII – Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana – SEINFRA:
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administrar os espaços de pequeno comercio no centro objetos de concessão;
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IX - Secretaria Municipal de Gestão Administrativa – SMGA:
a) estabelecer diretrizes e normas, e coordenar, planejar, e controlar o Sistema de Administração Geral, Recursos Humanos, Material, Arquivo e
Gestão do Patrimônio Mobiliário e Imobiliário;
XV - Secretaria Municipal de Agropecuária – SEAGRO:
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i) administrar os espaços públicos municipais de comercialização nos mercados, incluindo a formalização das concessões de uso;
J) promover a política municipal de abertura ou manutenção de ramais;
k) fomentar a produção e o beneciamento da cadeia produtiva de grãos no município de Rio Branco.
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XVI - Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade – SMCCI:
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estabelecer e executar planos de manutenção preventiva nos prédios, equipamentos em espaços públicos e iluminação pública;
IX - Secretaria Municipal de Gestão Administrativa – SMGA:
...............................................................................................” (NR)
Art. 41 – .........................................................................................
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V – Conselho Municipal de Urbanismo, criado pela Lei Municipal nº 1.186, de 13 de dezembro de 1994, vinculado à Secretaria Municipal de Infra-
estrutura e Mobilidade Urbana – SEINFRA;
VI – Conselho de Desenvolvimento da Cidade, criado pela Lei
Complementar nº 01, de 29 de abril de 2003, vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana – SEINFRA;
VII – Conselho Municipal de Assistência Social, criado pela Lei Municipal nº
1.228, de 13 de maio de 1996, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos – SASDH;
VIII – Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, criado pela Lei Municipal nº 1.206, de 20 de setembro de 1995,
vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos – SASDH;
IX – Conselho Municipal do Idoso, criado pela Lei Municipal nº 1.454, de 12 de dezembro de 2001, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência
Social e Direitos Humanos – SASDH;
X – Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, criado pelo artigo 7º das Disposições Finais e Transitórias da Lei Orgânica Municipal,
vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos – SASDH;
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XII – Conselho Municipal de Contribuintes, Lei Municipal nº 1.551, 08 de
novembro de 2005, vinculado à Secretaria Municipal de Finanças – SEFIN
“Art� 49� �������������������������������������������������������������������������������������������
I – ....................................................................................................
b) .....................................................................................................
Instituto de Previdência do Município de Rio Branco – RBPrev, vinculada à Secretaria Municipal de Gestão Administrativa – SMGA.
............................................................................................... (NR)
Art� 61� �������������������������������������������������������������������������������������������
Parágrafo único. A autorização de abertura de concurso público para preenchimento de vagas na Administração Direta, dependerá que se verique,
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previamente, na Secretaria Municipal de Gestão Administrativa – SMGA, a necessidade para tal ação.
Art� 62� �������������������������������������������������������������������������������������������
I – 12 (doze) cargos de Secretário Municipal;
II – 7 (sete) cargos de Secretário Adjunto;
.............................................................................................. (NR)
Art� 63� O Procurador Geral do Município, o Auditor Chefe, o Chefe do Gabinete Militar, o Chefe de Gabinete do Prefeito, o Coordenador da Defesa
Civil e os Assessores Especiais terão as mesmas prerrogativas, garantias, direitos, deveres e obrigações de Secretário Municipal. (NR)
Art� 64���������������������������������������������������������������������������������������������������
I - secretário Adjunto e Subchefe de Assuntos Jurídicos, o equivalente a noventa por cento da remuneração de Secretário Municipal�
V - o Assessor Especial fará jus a remuneração de R$ 12.921,98 (doze mil, novecentos e vinte e um reais e noventa e oito centavos).
Art� 65� Ficam criados 506 cargos em comissão e 52 cargos em comissão de natureza militar, que poderão ser escalonados pelo Poder Executivo
em simbologia CC-1, CC-2, CC-3, CC-4, CC-5, CC-6, CC-7, CC-8 e CC-9, com remuneração na forma do Anexo II desta lei�
§ 1º O provimento dos cargos em comissão criados no caput respeitará o limite mensal de gastos de R$ 2.418.590,00 para os cargos civis e R$
109�300,00 para os cargos de natureza militar, não incluídos os encargos sociais e previdenciários correspondentes�
Art. 65–A. Ficam criadas 130 (cento e trinta) Funções Graticadas de Coordenação no escalonamento FGC-1, com valor de R$ 1.500,00 (um mil e
quinhentos reais) e FGC-2 com valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais).
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Art� 70� ��������������������������������������������������������������������������������������������
I – A Secretaria Municipal de Gestão Administração e Tecnologia da Informação – SEGATI em Secretaria Municipal de Gestão Administrativa –
SMGA;
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- a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e de Desenvolvimento Econômico – SAFRA em Secretaria Municipal de Agropecuária - SEAGRO;
- a Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade – SMZC em Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade - SMCCI;
Art. 72–A.......................................................................................
VI - Secretaria Municipal da Casa Civil - SMCC;
VIII - Secretaria Municipal de Gestão Administrativa – SMGA;
XIV - Secretaria Municipal de Agropecuária – SEAGRO;
XV - Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade – SMCCI”. .............................................................................................. (NR)
Art� 2º A Lei nº 1�959, de 20 de fevereiro de 2013 passa a vigorar acrescidos dos seguintes dispositivos:
“Art� 40 -A����������������������������������������������������������������������������������������
I – ....................................................................................................
k) coordenar a relação institucional, assuntos legislativos e processos de negociação com os sindicatos representantes das diversas categorias dos
servidores municipais, através da assessoria especial�
l) prestar assessoria jurídica e apoio técnico-administrativo no âmbito da Administração Municipal, desde que não sejam similares as atribuições
da Procuradoria Geral do Município, estabelecidas na Lei Municipal nº 1�629, de 29 de dezembro de 2006, e da Controladoria Geral do Município,
previstas na Lei Municipal nº 1.785, de 21 de dezembro de 2009, através da assessoria especial;
II - �����������������������������������������������������������������������������������������������������
assessorar, planejar e acompanhar as relações com instituições, sociedade civil, bem como demais entidades das esferas de governo municipal,
estadual e federal�
XVII – ..............................................................................................
executar o licenciamento, monitoramento e scalização ambiental no Município de Rio Branco;
XVIII – .............................................................................................
m) coordenar a articulação das políticas para a criança e adolescente, bem como o provimento das condições de funcionamento dos Conselhos Tutelares.
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XIX – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação – SDTI;
promover a pesquisa e desenvolvimento da tecnologia da informação, no âmbito da Administração Pública Municipal;
prestar assessoria e consultoria aos órgãos da Administração Direta e Indireta do Município na área de tecnologia da informação e seus assemelhados;
adquirir bens, contratar serviços de informática e de tecnologia de informação e desenvolvimento de “software”;
celebrar convênios, acordos, ajustes e contratos com instituições de ensino, pesquisa ou extensão, públicas ou privadas, visando o fomento e o
aprimoramento do uso da tecnologia de informação em prol da administração pública;
orientar tecnicamente a implantação de projetos dos órgãos da Administração Pública Municipal, que visem ao atendimento de necessidades
corporativas que compreendam a utilização de informática e tecnologia da informação, inclusive no que se refere aos sistemas de informações
geográcas e de geoprocessamento, serviços eletrônicos governamentais, tratamento de imagens e assemelhados;
administrar as bases de dados corporativas, resultantes da integração dos bancos de dados alimentados e geridos pelos órgãos das administrações
direta e indireta municipal, com a nalidade de fornecer informações estratégicas para o planejamento e execução das políticas públicas;
administrar, manter e operar a infraestrutura de comunicações da rede municipal de rádio e bra ótica, incluindo os equipamentos centralizados e
descentralizados, como os servidores corporativos, rádios, switches, além de planejar e coordenar a expansão da rede de forma a suportar tráfego
integrado de voz, dados e imagens, para as diversas demandas de comunicações no âmbito da Administração Municipal;
administrar, manter e operar a autoridade certicadora da Administração Municipal, promovendo a adoção, pelos órgãos das Administração Direta
e Indireta, de certicados digitais, além de outros mecanismos e procedimentos relacionados à segurança da informação, com vistas a preservar a
integridade, a condencialidade e a disponibilidade dos dados sob a guarda e responsabilidade do Governo Municipal;
testar e homologar os produtos oferecidos pelo mercado, aos órgãos da Administração Municipal Direta ou Indireta, nas áreas de tecnologia da
informação e comunicação;
desenvolver planos de contingência para os ambientes que envolvam a infraestrutura de comunicação de dados e os equipamentos que dão su-
porte aos sistemas corporativos da Administração Municipal;
prover acesso e serviços de “Internet” e cuidar para que todas as conexões de dados, de qualquer natureza tecnológica, que venham a ser esta-
belecidas com a Administração Municipal Direta ou Indireta, estejam em conformidade com os preceitos constantes da política de segurança da
informação vigente no Município;
desenvolver e manter sistemas de informação;
formular e promover a execução de políticas de empreendedorismo e de apoio ao desenvolvimento das economias solidária, criativa, digital, de
pequenos negócios;
gerenciar seus processos e seu território, de forma inovadora e sustentável, comprometendo-se com pilares que impactam positivamente na qua-
lidade de vida dos moradores e na experiência do turismo;
promover o turismo inteligente, por meio da transformação digital para gerar uma oferta turística mais eciente, inclusiva, sustentável e saudável;
criar e implantar uma política de fortalecimento ao empreendedorismo jovem e incentivar a criação de cooperativas solidárias de empresas de
Tecnologia da Informação e Comunicação e Economia Criativa Digital;
estimular e acompanhar a criação de práticas empreendedoras como oportunidades de geração de emprego e renda, praticadas nas diferentes
formas de organização social;
promover a articulação entre o setor público e o setor produtivo, visando à criação e implementação de programas e projetos para o desenvolvi-
mento econômico do Município;
incentivar e promover a inovação da gestão municipal, da sociedade civil, do setor privado e demais instituições�
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Art� 62� �������������������������������������������������������������������������������������������
IX - 03 (três) cargos de Assessor Especial.
Art.72–A.......................................................................................
XVIII - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação – SDTI”.
Art� 3° São acrescentados ao art� 45 os seguintes incisos, II e VII, renumerando-se os demais:
“Art�45 ���������������������������������������������������������������������������������������������������
I - Secretaria;
II - Secretaria adjunta;
III - Assessoria especial;
IV - Diretoria;
V - Coordenadoria;
VI - Departamento;
VI - Divisão;
VII - Núcleo;
VIII - Seção�
IX – Unidade de Controle Interno.
Art� 4° Ficam revogados os seguintes dispositivos da Lei Municipal nº 1�959, de 31 de dezembro de 2013:
do art� 40-A:
alínea “b” do Inciso III;
alíneas “m”, “n”, “o”, “p” “q”, “r”, “s”, “t”, “u”, “v”, “w” e “x”, do Inciso IX;
alínea “d” do Inciso X;
alíneas “l”, “m” e “n” do Inciso XV;
Art. 5° Os débitos, créditos, contratos, acordos, ajustes, convênios e outros termos legais que se encontrarem em execução pelos órgãos ou enti-
dades extintas ou transformadas, terão sua continuidade, em sendo o caso, sob a responsabilidade da unidade administrativa a qual foi atribuída à
respectiva competência, nos termos desta Lei�
Parágrafo único. As estruturas administrativas, dotações e fundos vinculados aos órgãos extintos passam a vincular-se às Secretarias que recebe-
ram as respectivas atribuições�
Art. 6° A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação – SDTI sucederá a extinta Diretoria de Tecnologia
da Informação da Secretaria Municipal de Gestão Administrativa e Tecnologia da Informação,
em todas as obrigações, contratos, ajustes, convênios, bem como no ativo e passivo da Diretoria extinta�
Art� 7° Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a:
I - abrir crédito adicional especial ao orçamento de 2022, objetivando o atendimento das necessidades da nova estrutura organizacional, instituída
por esta Lei Complementar, conforme anexo I;
II - anular parcial ou totalmente dotações orçamentárias de 2022 para fazer face à abertura do crédito adicional especial de que trata o inciso I,
conforme anexo II;
III - remanejar, reprogramar, transferir e alterar as denominações dos projetos, atividades, subprojetos e subatividades previstos na Lei Orçamen-
tária Anual de 2022 e dos órgãos extintos ou transformados para outros da administração municipal;
IV - transferir os ativos e passivos patrimoniais dos órgãos extintos ou transformados para outros órgãos da administração municipal.
Art. 8° As despesas decorrentes desta lei correrão à conta das dotações orçamentárias próprias
Art� 9° Esta Lei Complementar entrará em vigor da data de sua publicação�
Rio Branco - Acre, 25 de janeiro de 2022, 134º da República, 120º do Tratado de Petrópolis, 61º do Estado do Acre e 139º do Município de Rio Branco.
Tião Bocalom
Prefeito de Rio Branco
ÓRGÃO 024 Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação – SDTI CRÉDITO ADICIONAL
ESPECIAL
UNIDADE 001 Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação – SDTI
FUNÇÃO
SUBFUNÇÃO
PROGRAMA
PROJETO /
ATITVIDADE
DESCRIÇÃO
CE
GND
MA
ED
FONTE
TIPO DA
FONTE VALOR – R$
11 Trabalho
11 695 Turismo
11 695 0404 Gestão Administrativa
11 695 0404 2517�0000 Manutenção da Atividade da Secretaria Municipal de Desen-
volvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação – SDTI
DESPESAS CORRENTES 3 0 00 00
OUTRAS DESPESAS CORRENTES 3 3 00 00
Aplicações Diretas 3 3 90 00
Material de Consumo 3 3 90 30 101 R�P� 10�000,00
Material, bem ou Serviço para Distribuição Gratuita 3 3 90 32 101 R�P� 10�000,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 3 3 90 39 101 R�P� 10�000,00
DESPESA DE CAPITAL 4 0 00 00
INVESTIMENTOS 4 4 00 00
Aplicações Diretas 4 4 90 00
Equipamentos e Material permanente 4 4 90 52 101 R�P� 10�000,00
Total 40�000,00
ÓRGÃO 008 Secretaria Municipal de Gestão Administrativa e Tecnologia da Informação - SEGATI CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL
UNIDADE 002 Manutenção das Atividades de Gestão de Pessoas - SEGATI
FUNÇÃO
SUBFUNÇÃO
PROGRAMA
PROJETO /
ATITVIDADE
DESCRIÇÃO
CE
GND
MA
ED
FONTE
TIPO DA
FONTE VALOR – R$
11 Trabalho
11 122 Administração Geral
11 122 0404 Gestão Administrativa

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