Rio Branco

Data de publicação09 Março 2022
SeçãoMunicipalidade
Gazette Issue13239
91
DIÁRIO OFICIAL
Nº 13.239
91 Quarta-feira, 09 de Março de 2022
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO WALTER
GABINETE DO PREFEITO
EXTRATO DE CONTRATO - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 058/2021
Espécie: Contrato n° 094/2022
Contratada: MEGA COMERCIAL E SERVIÇOS LTDA inscrita no CNPJ
Nº 33�430�640/0001-90�
Objeto: Aquisição de caminhonete� Valor global R$ 129�590,00 (cento e
vinte e nove mil, quinhentos e noventa reais)� Vigência: 12 (doze) me-
ses� Fonte de Recurso: Convênio nº 897705/2020/DEFESA, Elemento
de Despesa: 4�4�90�52�00� Assinado em 08 de março de 2022� Sebas-
tião Nogueira de Andrade pelo CONTRATANTE e Juarez Teles da Silva
Júnior pela CONTRATADA�
Porto Walter – Acre, 08 de março de 2022�
Sebastião Nogueira de Andrade
Prefeito
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO WALTER
Contratada: CONSTRUTORA VITÓRIA EIRELI inscrita no CNPJ nº
33�327�837/0001-07�
Objeto: O Pregoeiro do Município de Porto Walter – Acre, torna públi-
ca a reticação do Extrato de Contrato nº 0260/2021, publicado no dia
03/08/2021 no Diário Ocial da União nº 145. Onde se lê: “CONTRATO
Nº 0260/2021”, LEIA-SE “CONTRATO Nº 262/2021.
Porto Walter - Acre, 08 de março de 2022
Sebastião Nogueira de Andrade
Prefeito
RIO BRANCO
REPUBLICADO POR INCORREÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BRANCO - PMRB
GABINETE DO PREFEITO
LEI Nº 2�421 DE 25 DE JANEIRO DE 2022
“Altera a Lei Municipal nº 1.330, de 23 de setembro de 1999, que Dispõe
sobre a Política Municipal de Meio Ambiente, seus ns e mecanismos
de formulação e aplicação, instituindo o Sistema Municipal de Meio Am-
biente e alterando as competências da SEMEIA e do COMDEMA, e
dá outras providências.”
O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO - ACRE, usando das
atribuições que lhes são conferidas por Lei, FAZ SABER, que a Câmara
Municipal de Rio Branco aprovou e ele sanciona a seguinte Lei:
Art� 1º� A Lei Municipal nº 1�330, de 23 de setembro de 1999, passa a
vigorar com as seguintes alterações:
“Art.3º. .....................................................................................
I� Meio Ambiente: a totalidade dos elementos e condições que, em sua
complexidade de ordem física, química, biológica, socioeconômica e
cultural e em suas inter-relações, dão suporte a todas as formas de
vidas e determinam sua existência, manutenção e propagação, abran-
gendo o ambiente natural e o articial;
II� Degradação ambiental: a alteração das características dos recursos
ambientais, destruição ou esgotamento de um recurso natural renová-
vel, ecossistemas ou espécies, vegetais ou animais, resultantes de ati-
vidades humanas, e que também, direta ou indiretamente;
a) causem prejuízos à segurança e ao bem-estar da população;
b) causem danos aos recursos ambientais e aos bens materiais;
c) criem condições adversas às atividades socioeconômicas;
afetem as condições estéticas da imagem urbana, da paisagem ou as
condições sanitárias do meio ambiente�
III� Poluição: o lançamento, liberação ou disposição de qualquer forma
de matéria ou energia, resultante de atividades humanas, nas águas, no
ar, no solo ou no subsolo, em quantidades, características e duração em
desacordo com os padrões estabelecidos ou que provoquem, direta ou
indiretamente, a degradação ambiental;
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V� Recursos ambientais: recursos naturais tais como o ar, atmosfera,
o clima, o solo, e ou subsolo; as águas superciais e subterrâneas; a
paisagem; a fauna e a ora; os elementos da biosfera; e os demais com-
ponentes dos ecossistemas, com todas as interrelações necessárias à
manutenção do equilíbrio ecológico e à sadia qualidade de vida;
VII� Arborização urbana: conjunto de árvores, arbustos e relvas, locali-
zados em logradouro público como: praças, parques, calçadas, rotató-
rias, alamedas e etc;
VIII� Área verde urbana: espaços públicos ou privados, com predomínio
de vegetação, preferencialmente nativa, natural ou recuperada, previs-
tos no Plano Diretor, nas Leis de Zoneamento Urbano e Uso do Solo do
Município, indisponíveis para construção de moradias, destinados aos
propósitos de recreação, lazer, melhoria da qualidade ambiental urbana,
proteção dos recursos hídricos, manutenção ou melhoria paisagística,
proteção de bens e manifestações culturais;
Art� 4º� ���������������������������������������������������������������������������������������
I� Estimular e incentivar, à adoção de hábitos, costumes, posturas e
práticas sociais e econômicas aptas a não prejudicar o meio ambiente;
II� Compatibilizar o desenvolvimento sócio econômico com a conserva-
ção dos recursos ambientais e do equilíbrio ecológico;
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VIII� Divulgar dados e informações das condições ambientais e promo-
ver a formação de sensibilidade ambiental, tendo a educação ambien-
tal como principal base da cidadania;
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X� impor ao poluidor a obrigação de reparar os danos causados e ao
usuário dos recursos naturais o pagamento de contribuição pela sua
utilização econômica, na forma da lei;
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XIII� promover a arborização do Município e a adoção de métodos de poda
que evitem a mutilação das árvores no seu aspecto estrutural, vital e estético;
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XIV� cooperar com a política municipal de saneamento básico, por meio
da gestão de resíduos sólidos, educação e scalização ambiental;
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XVI� considerar a transversalidade da questão ambiental na formulação
e implantação das políticas públicas (NR)�
Art� 21� �������������������������������������������������������������������������������������
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VII. exigir daquele que utilizar ou explorar recursos naturais a recupera-
ção do meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica pre-
viamente aprovada�
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XIV� articular-se com órgãos federais, estaduais, municipais e com orga-
nizações não governamentais para a execução integrada de ações vol-
tadas à proteção do patrimônio ambiental, histórico, artístico, turístico,
arquitetônico e arqueológico, e das áreas de preservação permanente,
em conformidade com a Lei Federal nº 12�651, de 25 de maio de 2012�
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Art� 25� �������������������������������������������������������������������������������������
II. normas, padrões, critérios e parâmetros de qualidade ambiental;
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V. a scalização, o monitoramento e a auditoria ambientais das atividades,
processos e obras que causem ou possam causar impactos ambientais;
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Art� 34� Incumbe ao Poder Público Municipal, através da SEMEIA no âmbito
local, a denição, criação, implantação e controle de espaços territoriais
e seus componentes a serem especialmente protegidos, sejam estes de
domínio público ou privado, denidos também como Unidades de Conser-
vação nos termos da Lei Federal nº 9�985, de 18 de julho de 2000�
§ 1º Incluindo Áreas de Proteção aos Mananciais que, embora sejam
espaços territoriais especialmente protegidos, não constituem propria-
mente Unidades de Conservação, conforme tipicado pela legislação
federal e estadual� (NR)
Art� 35� �����������������������������������������������������������������������������������
§ 1º O COMDEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente,
manifestar-se-á sobre a denição, implantação criação e controle das
Unidades de Conservação, que poderão ser criadas por Decreto, de-
vendo considerar a possibilidade de construir parcerias com a iniciativa
privada, organizações não-governamentais, universidades e institui-
ções de pesquisa para a gestão compartilhada destas áreas�
§ 2º A ampliação, desafetação, redução ou alteração dos limites originais
de uma Unidade de Conservação só poderá ser feita mediante lei municipal
acompanhada de parecer técnico do órgão ambiental competente, o qual
deverá indicar, se for o caso, os mecanismos compensatórios do ato�
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§ 4º A SEMEIA deverá identicar áreas vegetadas que tenham a função
de corredores ecológicos, propondo ao COMDEMA formas de regula-
mentação aptas a consolidá-las� (NR)
Art. 36. As Unidades de Conservação Municipais serão denidas por
meio das regras gerais do Sistema Nacional de Unidade de conserva-
ção, estabelecidas na Lei Federal nº 9�985, de 18 de julho de 2000� (NR)
Art� 37� Impacto Ambiental é qualquer alteração das propriedades fí-
sicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer
forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que,
direta ou indiretamente, afetem:
Art� 38� A Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é o instrumento que pos-
sibilita diagnosticar, avaliar e prognosticar as consequências ambientais
relacionadas à localização, instalação, construção, operação, ampliação,
interrupção ou encerramento de uma atividade ou empreendimento de sig-
nicativo impacto ambiental, e tem como principais nalidades:
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V. apontar forma de controle ecazes dos recursos naturais demanda -
dos pelos empreendimentos ao poder público e aos particulares, refor-
çando a gestão ambiental�
Art� 40� ��������������������������������������������������������������������������������������
VIII� estabelecer programas, planos e formas de controle ambiental� (NR)
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Art� 46� Licenciamento Ambiental é procedimento administrativo pelo
qual a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMEIA, licencia a
localização, instalação, operação, ampliação e desativação de empre-
endimentos e atividades, públicos ou privados, utilizadores de recursos
ambientais, considerados efetiva ou potencialmente poluidores ou da-
queles que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental
de impacto local, considerando as disposições legais, regulamentares e
as normas técnicas aplicáveis ao caso� (NR)
Art�47� O processo de licenciamento ambiental será iniciado com a en-
trega, pelo interessado, na SEMEIA, de requerimento para licenciamen-
to ambiental previamente instruído com a caracterização do empreen-
dimento, RAP - Relatório Ambiental Preliminar, ou outros estudos que o
órgão ambiental julgar necessários� (NR)
Art� 48� Ressalvado o sigilo industrial, os pedidos de licenciamento, em
qualquer das suas modalidades, sua renovação e a respectiva concessão
de licença serão objeto de publicação resumida, paga pelo interessado, no
jornal ocial do Estado e em periódico de grande circulação local, concomi-
tantemente ao início do processo de licenciamento ambiental� (NR)
Art� 49� A SEMEIA solicitará, quando entender necessário ou em virtude
de obrigação legal imposta pelas legislações federal, estadual e mu-
nicipal, a realização de EPIA/RIMA para decidir sobre o licenciamento
ambiental dentre outras atividades:
Parágrafo Único. Para efeito de enquadramento denitivo, a regula-
mentação da presente lei deverá observar as atividades e empreendi-
mentos, tipicando-o em função de seu potencial poluidor e porte, sem
prejuízo de outros critérios técnicos� Até que seja promulgada a referida
regulamentação caberá a SEMEIA, observada a legislação ambiental
estadual e federal em vigor, decidir para estas atividades sobre a exi-
gência de EPIA/RIMA� (NR)�
Art� 50� No Município, além dos empreendimentos listados no artigo an-
terior, dependerão também de licenciamento ambiental, sem prejuízo de
outras licenças ou autorizações legalmente exigíveis por outros órgãos
públicos e observado o Plano Diretor, as atividades relacionadas com os
seguintes empreendimentos� (NR)�
Art� 51� Licenças Ambientais são atos administrativos mediante os quais
o órgão ambiental estabelece as condições, restrições e medidas de
controle ambiental que devem ser atendidas para a localização, insta-
lação, ampliação e operação de empreendimentos ou atividades con-
sideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aqueles que, sob
qualquer forma, possam causar degradação ambiental�
I - Licença Prévia (LP): é concedida na fase preliminar do planejamento
do empreendimento ou atividade, contendo requisitos básicos e condi-
cionantes a serem atendidos nas fases de locação, instalação e opera-
ção, observados os planos municipais e estaduais ou federais de uso de
solo, com prazo de validade de 02 (dois) anos�
II - Licença de Instalação (LI): é concedida antes de iniciar-se a implan-
tação do empreendimento ou atividade e autoriza a instalação do em-
preendimento ou atividade de acordo com as especicações constantes
dos planos, programas e projetos executivos aprovados, incluindo as
medidas de controle, monitoramento, compensação, mitigação ou re-
paração de danos ambientais e demais condicionantes, da qual cons-
tituem motivo determinante, com prazo de validade de 02 (dois) anos�
III - Licença Prévia e de Instalação (LPI): é concedida antes de iniciar-se
a implantação do empreendimento ou atividade, em uma única fase,
atesta a viabilidade ambiental e autoriza a implantação de empreendi-
mentos ou atividades, nos casos em que a análise de viabilidade am-
biental não depender da elaboração de EIA-RIMA ou RAP, estabele-
cendo as condições e medidas de controle ambiental, com prazo de
validade de 02 (dois) anos�
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§ 4º Os custos referentes às etapas de vistorias e análise de licencia-
mento ambiental das atividades, relacionadas nos artigos anteriores,
serão correspondentes ao tipo de licença, autorização e certidão de
dispensa requerida�
Art� 64� O solo e o subsolo somente serão utilizados para destinação
de substâncias de qualquer natureza e em qualquer estado, com au-
torização concedida pela municipalidade, após análise e aprovação do
projeto apresentado� (NR)
Art� 66� ��������������������������������������������������������������������������������������
§ 1º As empresas que fazem uso de fertilizantes, agrotóxicos ou de-
fensivos para a prática de dedetização, desratização, descupinização
e despraguejamento químico, no território do Município, deverão ser
cadastradas pela SEMEIA�
§ 2º As áreas rurais destinadas à atividades agropecuárias utilizadoras
de defensivos e biocidas serão objeto de scalização conjunta entre a
SEMEIA e a Secretaria Municipal de Agricultura� (NR)
Art. 75. É proibido o lançamento de euentes em vias e logradouros
públicos, galerias de águas pluviais, valas precárias, rios, igarapés, açu-
des e em demais cursos d’águas perenes ou intermitentes (NR).
Art� 77� O poder Municipal deverá adotar medidas visando à proteção e
o uso adequado das águas superciais, através de parâmetros para a
execução de obras e/ou instalação de atividades nas margens dos rios,
córregos, lagos, represas e galerias (NR)�
Art. 79. Fica proibido o despejo de euentes sem o adequado tratamen-
to, que deverá se dar dentro dos padrões estabelecidos pela legislação
federal, estadual e municipal, em cursos d’águas perenes ou intermiten-
tes existentes em território municipal. (NR)
Art� 87� �������������������������������������������������������������������
Parágrafo Único. Quando não existir rede coletora de esgotos, as medi-
das adequadas cam sujeitas as normas do órgão municipal competen-
te, que scalizarão a sua execução e manutenção. (NR)
Art� 88� É proibida a instalação de fossa negra em área urbana�
Art� 90� São bens de interesse comum da população, sujeitos a limita-
ções administrativas, as orestas, os bosques e quaisquer formas de
vegetação existentes no território municipal, e:
Art� 92� A SEMEIA deverá promover entendimentos com os órgãos es-
tadual, federal e organizações não governamentais de meio ambiente
para atuação conjunta, visando à efetiva proteção da ora dentro do
município de Rio Branco�
Art� 93� A SEMEIA deverá instituir um programa de revitalização das
áreas de preservação permanente ao longo dos rios, riachos e igarapés,
através de seu reorestamento com espécimes nativas.
Art� 94� No âmbito do território municipal, as árvores com mais de 30
cm de DAP cam imunes ao corte, podendo-se aceitá-lo, sob prévia
autorização da SEMEIA e dos órgãos estadual e federal competentes,
em casos excepcionais a serem regulamentados ou em face de empre-
endimentos de interesse social e/ou utilidade pública�
Art. 95. A implantação, manutenção, reforma, supressão e scalização de
jardins, logradouros e outros espaços públicos, serão gerenciadas e rea-
lizadas pela SEMEIA, que poderá contar com apoio da iniciativa privada�
Art� 96� Todos os espécimes da fauna silvestre em vida livre ou mantidos
em cativeiro, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais es-
tão sob a proteção do Poder Público Municipal, sendo proibido em todo
o Município a sua utilização, perseguição, destruição, mutilação, maus
tratos, caça ou captura, respeitada a legislação federal�
Art� 97� É proibida em território municipal, a prática de comércio ilegal
de espécies silvestres, devendo a SEMEIA realizar sua apreensão e
encaminhar para o centro de triagem, comunicando o fato aos órgãos
ambientais para suas providências, e aplicando aos autores da infração
outras sanções administrativas cabíveis�
Parágrafo Único� No caso previsto a SEMEIA deverá promover encami-
nhamento de denúncia formal ao Ministério Público, para o pertinente
processo criminal com base nas tipicações formatadas em lei, sem
prejuízo de sanções administrativas e multas pela municipalidade� (NR)
Art. 98. Fica proibida a introdução de espécies exóticas nos ecossiste-
mas que existem em território municipal, sem prévia e expressa autori-
zação e controle dos órgãos competentes�
Art� 102� No caso de alto risco para a saúde, provocado por condições
atmosféricas adversas, os órgãos municipais competentes deverão im-
por as medidas pertinentes para a diminuição ou suspensão temporal
das atividades poluidoras, enquanto persistirem aquelas condições�
Parágrafo Único� Quando os níveis de poluição atmosférica em dada
área ultrapassarem os padrões adotados pelo município, a SEMEIA em
conjunto com a SEMSA e a Defesa Civil Municipal estabelecerá o esta-
do de alerta local e informarão à população sobre os riscos à sua saúde,
segurança e bem-estar, bem como sobre as medidas cautelatórias a
serem observadas, conforme o grau de saturação constatado� (NR)
Art� 103� Os órgãos da administração pública direta e indireta e as em-
presas privadas responsáveis pela construção de novas indústrias ou
instalações de qualquer tipo, que incluam em seus processos tecnoló-
gicos a emissão de qualquer substância na atmosfera, serão obrigados
a introduzir nos projetos de puricação correspondentes à tecnologia
mais adequada para garantir que, de acordo com as normas estabeleci-
das, não se contamine o ambiente, observando os padrões estabeleci-
dos por substância, pela legislação estadual e federal�
CAPÍTULO VI - “DA POLUIÇÃO SONORA”
Art. 105. É expressamente proibido perturbar o sossego e o bem-estar
público ou da vizinhança, com sons excessivos, vibrações ou ruídos
incômodos de qualquer natureza, produzidos por qualquer empreendi-
mento efetivo ou potencialmente causador de poluição sonora�
Art� 106� As atividades efetivas ou potencialmente causadoras de polui-
ção sonora dependem de prévio licenciamento da SEMEIA, sem prejuí-
zo de outras licenças legalmente exigidas pelo poder público municipal.
Art.107. Na execução de obras ou instalações potencialmente causado-
ras de ruídos ou vibrações, bem como na operação ou funcionamento
daquelas existentes deverão ser tomadas medidas técnicas preventivas
e corretivas para evitar os efeitos nocivos da poluição sonora� (NR)

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