Serendipidade no contexto da Ciência da Informação: perspectivas para os estudos com sujeitos informacionais

AutorFernando Luiz Vechiato, Gabriela Belmont de Farias
CargoProfessor Adjunto II Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Ciência da Informação, Natal, Brasil vechiato2008@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-4157-740X / Professor Adjunto III Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciência da Informação, Fortaleza, Brasil gabibfarias@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-1825...
Páginas1-23
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informaç ão, Florianópolis, v. 25, p. 01-23, 2 020.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DO I: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e72056
Artigo
Original
SERENDIPIDADE NO CONTEXTO DA
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO:
PERSPECTIVAS PARA OS ESTUDOS COM
SUJEITOS INFORMACIONAIS
Serendipity in the context of Information Science: perspectives for studies
with informational subjects
Fernando Luiz VECHIATO
Professor Adjunto II
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Ciência da Informação, Natal, Brasil
vechiato2008@gmail.com
https://orcid.org/0000-0002-4157-740X
Gabriela Belmont de FARIAS
Professor Adjunto III
Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciência da Informação, Fortaleza, Brasil
gabibfarias@gmail.com
https://orcid.org/0000-0002-1825-0097
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: A serendipidade se consolidou no âmbito das descobertas científicas e tem sido investigada na literatura
científica internacional do campo da Ciência da Informação no que diz respeito à interação dos sujeitos i nformacionais
com ambientes e sistemas de informação, be m como com a informação propriamente dita. Considerando sua
importância nas áreas de estudo que tratam sobre os sujeitos informacionais, este artigo tem como objetivos: investigar
como a serendipidade tem sido abordada no contexto da Ciência da Informação em relação aos seus aspectos teórico-
conceituais; e apresentar suas contribuições preliminares para os est udos de Comportamento Informacional e
Competência em Informação.
Método: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa.
Resultado: Os resultados demonstram que a serendipidade contribui de forma significativa com os estudos
mencionados.
Conclusões: Conclui-se que a Ciência da Informação brasileira poderia desenvolver estudos teóri cos e empíricos em
relação à serendipidade, de modo a aplicar seus fundamentos em pesquisas junto aos sujeitos informacionais.
PALAVRAS-CHAVE: Serendipidade. Comportamento Informacional. Competência em Informação. Sujeitos
Informacionais.
ABSTRACT
Objective: Serendipity has been consolidated within the scope of scientific discoveries and has been investigated in the
international scientific literature of the field of Information Science with regard to the interaction of informational subjects
with information environments and systems, as well as with the information itself. Considering its importance in the study
areas that deal with informational subjects, this article aims to: investigate how serendipity has been approached in the
context of Information Science in relation to its theoretical and conceptual aspects; and present their preliminary
contributions to the studies of Informational Behavior and Information Literacy.
Methods: Bibliographic research and qualitative approach.
Results: The results show that serendipity contributes significantly to the mentioned studies.
Conclusions: It is concluded that brazilian Information Science could develop theoretical and empirical studies in
relation to serendipity, in order to apply it in research with informational subjects.
KEYWORDS: Serendipity. Information Behavior. Information Literacy. Informational Subjects.
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 25, p. 01-23, 2020.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DO I: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e72056
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1 INTRODUÇÃO
Desde sua gênese, a Ciência da Informação tem evoluído em suas dimensões
epistemológica, teórica e metodológica mediante a produção de conhecimentos ligados
ao seu objeto de estudo – informação, como a investigação dos processos informacionais,
dos fluxos de informação, das tecnologias de informação e comunicação e, sobretudo,
dos sujeitos informacionais, para os quais as ações infocomunicacionais mediadas em
ambientes e sistemas de informação se destinam.
Atualmente, podem ser citados o Comportamento Informacional (Information
Behavior) e a Competência em Informação (Information Literacy) como alguns estudos
realizados no âmbito deste campo científico que se preocupam com os sujeitos
informacionais, especialmente em relação à busca, à recuperação, ao acesso, ao uso, à
apropriação da informação e a construção de conhecimento.
Os estudos sobre Comportamento Informacional se dedicam a compreender o
comportamento dos sujeitos em relação à informação, incluindo o comportamento de
busca de informação e outros comportamentos não intencionais que podem possibilitar a
descoberta de novas informações. (CASE, 2007).
A Competência em Informação, por sua vez, se dedica aos estudos e às práticas
para o desenvolvimento de habilidades junto aos sujeitos em relação à informação, a
partir de ações mediadoras que possibilitem aos sujeitos: reconhecerem suas
necessidades de informação e as fontes relevantes para a busca de informação, saberem
avaliar os resultados das pesquisas que realizam, bem como utilizarem e compartilharem
a informação de forma crítica e ética. (ALA, 1989)
Especialmente em relação ao Comportamento Informacional, Erdelez (2004)
problematiza que as pesquisas na Ciência da Informação, em geral, enfatizam o processo
de busca intencional de informação (information seeking). Porém, há evidências de que
as pessoas encontram e/ou descobrem informações úteis sem necessariamente utilizar
uma estratégia de busca em um Sistema de Recuperação da Informação (SRI).
Essas experiências de descoberta acidental de informação remetem ao conceito de
serendipidade (serendipity), cuja temática ganhou importância na Ciência da Informação
nos últimos anos (SOLOMON; BRONSTEIN, 2016), porém no Brasil é abordada ainda de
maneira incipiente no cenário deste campo científico.

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