SERTANEJAS E BARONESAS. AS DIVERSIDADES NA EDUCAÇÃO: MODELOS DE CONSTRUÇÃO DE GÊNERO

AutorMiridan Britto Falci
Páginas169-181
169
Niterói, v.13, n.1, p. 169-181, 2. sem. 2012
SERTANEJAS E BARONESAS. AS DIVERSIDADES NA
EDUCAÇÃO: MODELOS DE CONSTRUÇÃO DE GÊNERO
Miridan Britto Falci
Universidade Severino Sombra, Departamento de História
E-mail: bmiridan@yahoo.com.br
RESUMO: Em qualquer sociedade podemos distinguir áreas e domínios com
um certo grau de especicidade, mas se torna necessário xar os limites
entre as diferentes experiências e a existência de tradições. A educação das
mulheres e consequente construção das relações de gênero acompanham
paradigmas culturais marcados socialmente, no Brasil do século XIX, pelas
distâncias, religião, identidades étnicas e ideologias políticas. Este artigo, a
partir de documentação primária da Província do Piauí e do Rio de Janeiro, faz
um paralelo entre a diversidade educacional de gênero da sociedade brasileira
no Império escravocrata das fazendas de gado às de café.
Palavras-Chave: Baronesas; sertanejas; educação; gênero; café; gado.
ABSTRACT: In any society we can distinguish areas and domains with a
degree of specicity, but it is necessary to dene the limits between dierent
experiments and the existence of traditions. The education of women and
the consequent construction of gender relations accompanying cultural
paradigms socially marked, in nineteenth-century Brazil, the distances,
religion, ethnic identities and political ideologies. This article from primary
documentation in the Province of Piaui and Rio de Janeiro parallels between
the educational gender diversity of Brazilian society in the empire of slavery to
the cattle farms of coee.
Keywords: Baronesses, backcontry, education, gender, coee, cattle.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT