Serviço Social: formação, trabalho profissional e tendências teóricas contemporâneas

AutorEsther Luíza de Souza Lemos
CargoDoutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Páginas9-11

Page 9

DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592020v23n1p09

SERVIÇO SOCIAL: formação, trabalho profissional e tendências teóricas contemporâneas

Este número da Revista Katálysis que tem como eixo temático Serviço Social: formação, trabalho profissional e tendências teóricas contemporâneas nos chega em um contexto particularmente delicado da realidade brasileira, ou seja, a política da morte ou necropolítica do atual governo que determina explicitamente quem pode viver e quem deve morrer incide sobre as nossas existências e requerem resistências que devem ser construídas na luta cotidiana, seja no “chão de fábrica” seja nos espaços acadêmicos, por meio da produção de um conhecimento socialmente referenciado na emancipação e na libertação dos grilhões de todas/os que vivem da venda da força de trabalho. As transformações societárias produzidas nesta fase da acumulação capitalista impõe uma radicalidade pela garantia da vida com sentido, fruto da construção coletiva de outro mundo, no qual não haja mais explorados/as nem exploradores/as.

O presentismo e o obscurantismo como expressões das tendências contemporâneas encontram nesta edição da Revista uma resposta contundente e concreta. Nesta perspectiva, a proposta problematiza a agudização do processo de desumanização e degradação da vida e como tais transformações, na forma e no conteúdo, atravessam a formação e o trabalho profissional de assistentes sociais.

A partir de uma concepção de profissão que não dissocia trabalho e formação profissional, o Serviço Social brasileiro consolidou-se como área de produção de conhecimento. Os artigos aqui publicizados nos convocam ao investimento e fortalecimento da pesquisa na área e reafirmam a direção ético-política e teóricometodológica comprometida com a ruptura com o conservadorismo e a desmistificação das relações sociais que engendram o atual padrão de acumulação capitalista. O recurso à ontologia do ser social calcado na obra marxiana e na tradição marxista é o fio condutor que unifica e dá densidade à produção intelectual com a qual nos brindam as e os autores.

Organizada em três sessões, a presente edição da Revista Katálysis oferece às e aos leitoras/es quinze artigos e uma resenha, produzidos por jovens e experientes pesquisadoras/es, mulheres e homens de diferentes regiões do país, com textos redigidos em português e um em língua espanhola, que individualmente e/ou em grupo assumiram o compromisso com a ciência enfrentando o desprezo pela razão crítica e o imediatismo cotidiano.

O Espaço Temático inicia-se nos alertando Em tempos de desumanização há emergência da crítica ontológica no complexo educacional de Patricia Laura Torrigli, Vidalcir Ortigara, Astrid Baecker Avila, constroem uma crítica à concepção de educação na sociabilidade capitalista e a consequente desvalorização da formação humana e da pesquisa reafirmando que é necessário um tipo de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT