Serviços de documentação audiovisual em televisão: uma linha tênue entre Espanha e Brasil

AutorFrancisco Edvander Pires Santos
Páginas243-247
241
v. 22, n. 50, 2017.
p. 241-245
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 22, n.50, p.
241-245, set./dez., 2017. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2017v22n50p241
Serviços de documentação audiovisual em televisão: uma
linha tênue entre Espanha e Brasil
Francisco Edvander Pires SANTOS (edvanderpires@gmail.com)*
* Bibliotecário da Biblioteca de Ciências Humanas e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em
Ciência da Informação UFC.
CALDERA-SERRANO, Jorge; ARRANZ-ESCACHA, Pilar. Documentación audiovisual
en televisión. Barcelona: Editorial UOC, 2013. Livro eletrônico: Kindle e-reader.
Jorge Caldera-Serrano é professor titular na Facultad de Ciencias de la
Documentación y la Comunicación da Universidad de Extremadura e pode ser
considerado referência na Espanha quando o assunto é a gestão da informação
audiovisual, sob o viés dos serviços de documentação, mais especificamente na área
televisiva. São muitas as suas publicações que versam sobre essa temática e que se
destinam tanto ao leitor que está i niciando suas pesquisas acerca do tratamento da
documentação audiovisual quanto aos pesquisadores que já trabalham com o tema
de longa data. Na obra Documentación audiovisual en televisión (2013), ele divide a
autoria com Pilar Arranz-Escacha, pesquisadora que também contribuiu com
estudos nessa área.
Se a contribuição de ambos diz respeito à realidade espanhola, por que
trazê-los para a discussão do tema à brasileira? Respondo: muitas são as
aproximações entre a prática na gestão da informação audiovisual televisiva na
Espanha com a prática nos centros de documentação do Brasil, porém, com a
diferença de que ainda permanece uma certa lacuna no campo teórico da Ciência da
Informação do lado verde-amarelo. E é tendo em vista essas aproximações e
diferenças que a leitura desta obra é recomendada sendo um verdadeiro guia
teórico-prático para aqueles que desejam adentrar ou que já enveredaram pelo
caminho do audiovisual enquanto pesquisadores e/ou gestores de informação.
Já na introdução do livro, os autores chamam a atenção para um fato
bastante verídico se uma emissora de TV almeja se tornar a melhor a gestão de
seu acervo audiovisual deve acompanhar o seu ritmo e a produção de seu conteúdo.
Dessa forma, os autores conduzem o leitor a uma reflexão a partir da seguinte
questão:
A gestão da documentação audiovisual nas emissoras de TV é
também garantia da preservação do acervo cultural audiovisual,
um patrimônio tão importante quanto o bibliográfico e o
arquivístico, já que, por meio das imagens, podemos determinar
como fomos no passado e no que nos tornamos [no presente].
Nesse sentido, a preservação do material audiovisual é um dever
não apenas das emissoras de televisão, ma s também deveria ser
garantido pelo Estado. ([p. 8-9], paginação e tradução nossa).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
RESENHA
Recebido em:
25/02/2017
Aceito em:
04/07/2017

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