Os serviços educativos da biblioteca pública Benedito Leite e a memória de São Luís (MA): análise da percepção dos usuários

AutorMaurício José Morais Costa, Kláutenys Dellene Guedes Cutrim
CargoMestrado em Cultura e Sociedade Universidade Federal do Maranhão, Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, São Luís, Brasil. mauriciojosemorais@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-0759-9285 / Doutora em Linguística e Língua Portuguesa Universidade Federal do Maranhão, Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, São Luís, Brasil...
Páginas1-21
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 26, n. esp, p. 01-21, 2021.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e76783
Artigo
Original
OS SERVIÇOS EDUCATIVOS DA BIBLIOTECA PÚBLICA
BENEDITO LEITE E A MEMÓRIA DE SÃO LUÍS (MA):
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS
The educational services of the Benedito Leite Public Library and the memory of São Luís (MA):
analysis of users perception
Maurício José Morais Costa
Mestrado em Cultura e Sociedade
Universidade Federal do Maranhão, Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, São Luís, Brasil.
mauriciojosemorais@gmail.com
https://orcid.org/0000-0002-0759-9285
Kláutenys Dellene Guedes Cutrim
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa
Universidade Federal do Maranhão, Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, São Luís, Brasil.
kdguedes@gmail.com
http://orcid.org/0000-0002-8668-4188
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Objetivo: Descrever e analisar a percepção dos diferentes participantes dos serviços educativos da Biblioteca Pública
Benedito Leite voltados para a preservação da memória.
Método: Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa, que fez
uso de observação sistemática com diário de bordo e questionários mistos aplicados junto a 62 (sessenta e dois) usuários
que participaram dos serviços educativos desenvolvidos pela Biblioteca Pública Benedito Leite entre os meses de agosto
e setembro de 2019.
Resultado: Os usuários e visitantes explicitam uma série de fatos cuja Benedito Leite os fazem rememorar. Evidenciam
em suas falas a relação que a Benedito Leite estabelece com sua história, aos marcos sociais, bem como as
circunstâncias desses acontecimentos. Pontua-se que por mais distintos que sejam os perfis dos usuários e visitantes da
Benedito Leite, suas falas convergem quanto a importância da instituição para a preservação da história, da memória, do
patrimônio material e imaterial. Reforça-se que os visitantes e usuários da Benedito Leite reforçam a contribuição da
instituição ao destacarem em suas falas aspectos como cultura, conhecimento, história, patrimônio, memória, preservação
e conservação. Afirma-se que a Benedito Leite, por meio de seus serviços educativos, sensibiliza seus visitantes e
usuários quanto a necessidade de estes se apropriarem dos patrimônios que são seus por direito.
Conclusões: A Benedito Leite, ao mediar e difundir o patrimônio cultural por meio de seus produtos e serviços educativos,
possibilita a reconstrução da memória dos participantes dos serviços educativos e a criação de laços, explicitados pelos
contornos simbólicos e afetivos entre seus visitantes, usuários e profissionais.
PALAVRAS-CHAVE: Memória. Serviços Educativos. Biblioteca Pública Benedito Leite. Patrimônio cultural de São Luís.
ABSTRACT
Objective: Describe and analyze the perception of the different participants in the educational services of the Public Library
Benedito Leite focused on the preservation of memory.
Methods: This is an exploratory and descriptive research, with a quantitative and qualitative approach, which used
systematic observation with a logbook and mixed questionnaires applied to 62 (sixty-two) users who participated i n the
educational services developed by the Public Library Benedito Leite between the months of August and September 2019.
Results: Users and visitors explain a series of facts that Benedito Leite remembers. In their speeches, they show the
relationship that Benedito Leite establishes with his history, social milestones, as well as the circumstances of these events.
It is pointed out that however different the profiles of Benedito Leite's users and visitors may be, their speeches converge
on the importance of the institution for the preservation of history, memory, material and immaterial heritage. It is reinforced
that Benedito Leite's visitors and users reinforce the institution's contribution by highlighting aspects such as culture,
knowledge, history, heritage, memory, preservation and conservation in their speeches.
It is said that Benedito Leite, through its educational services, sensitizes its visitors and users about the need for them to
appropriate the assets that are rightfully theirs
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 26, n. esp, p. 01-21, 2021.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e76783
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Conclusions: Benedito Leite, by mediating and disseminating cultural heritage through its educational products and
services, enables the reconstruction of the memory of participants in educational services and the creation of bonds,
explained by the symbolic and affective contours between its visitors, users and professionals.
KEYWORDS: Memory. Educational Services. Benedito Leite Public Library. Cultural heritage of São Luís.
INTRODUÇÃO
A criação da Biblioteca Pública Benedito Leite no Estado do Maranhão acompanha
os movimentos pelos quais o Estado vinha passando. A expansão das tipografias, a criação
de novos jornais e os investimentos em educação foram elementos que contribuíram para
uma verdadeira transformação cultural (BRAGA, 2013). A fundação da Biblioteca Pública
do Maranhão teve como primeiro marco a criação da Biblioteca Provincial. Segundo Galves
(2019), a Biblioteca Pública Provincial foi inaugurada com aproximadamente dois mil
volumes, possivelmente fruto de doações e aquisições, também, fruto de arrecadações em
dinheiro. Ressalta-se que em grande parte, as doações foram feitas por cidadãos radicados
na capital ludovicense, fruto do “patriotismo provincial” (GALVES, 2019).
Após grandes lutas, a Lei Nº 816 de 1918 garantiu a construção de sua sede,
concretizada em 1951. Em 1958, passou a ser chamada de Biblioteca Pública Benedito
Leite - por meio Decreto nº 1316 de 08 de abril de 1958 - nome que tem até os dias atuais,
em homenagem ao político homônimo, responsável por sua reabertura. A Biblioteca
mantém-se instalada no centro da capital maranhense, na Praça do Pantheon, considerada
a parte mais elevada geograficamente da capital ludovicense. Segundo antigo Campo do
Ourique, largo do Quartel e Praça da Independência, espaço que chegou a abrigar o
Quartel do 5º Batalhão de Infantaria erguido em 1797 e, provavelmente, o primeiro do Brasil
(GALVES, 2019).
A BPBL é um importante espaço cultural público no Estado do Maranhão, cujas
ações são voltadas para proporcionar aos cidadãos maranhenses o acesso a diferentes
recursos informacionais e manifestações culturais promovidos em seus espaços. Nesse
sentido, analisar a percepção dos usuários acerca dos serviços educativos da Biblioteca
Pública Benedito Leite (BPBL), bem como suas contribuições para a preservação da
memória de São Luís e do Maranhão se mostra desafiador, considerando a diversidade de
ações que a instituição desenvolve em seus diferentes espaços. Tal característica da BPBL
reforça a expansão dos conceitos dados às bibliotecas públicas, que se tornam espaços
irrestritos, que não se limitam à recuperação e ao uso da informação bibliográfica.

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