Strategy for the resource of corporate knowledge: a proposal directed to a formulation process/ Estrategia para o recurso organizacional conhecimento: proposicao de taxionomia direcionada ao seu processo de formulacao.

Autorde Sordi, Jose Osvaldo
CargoArtigo--Estrategia Empresarial
  1. INTRODUCAO

    As melhores praticas de gestao do conhecimento recomendam as organizacoes que iniciem sua implementacao pela definicao da estrategia corporativa para o recurso conhecimento. Isso e fundamental para que haja direcionamento e coerencia na execucao da atividade seguinte do processo de gestao do conhecimento: a identificacao e mapeamento dos conhecimentos relevantes a organizacao. Apos essa atividade, seguem-se as demais do processo de gestao do conhecimento: obtencao, disponibilizacao e distribuicao, utilizacao, aprendizagem a partir da aplicacao do conhecimento e contribuicao dos agentes com novos conhecimentos gerados a partir da aplicacao (BUKOWITZ; WILLIAMS, 2002).

    Para Davenport (2002), a estrategia para o recurso conhecimento deve definir: os tipos de informacao e conhecimento a serem priorizados pela organizacao, as atividades do processo de gestao do conhecimento a serem enfatizadas e evidenciadas segundo as demandas especificas do contexto da empresa, bem como a descricao da maneira pela qual o conhecimento pode colaborar com o incremento da capacidade competitiva da empresa. Deve-se respeitar a qualidade de seu texto como um todo, que e de facil compreensao e indicativo de uma posicao clara, nao obvia e nao generica. O ato de discutir e desenvolver a estrategia para o recurso conhecimento e extremamente positivo para a maior parte das organizacoes, porque as conduz ao questionamento do potencial do recurso, o que, na grande maioria dos casos, resulta na percepcao de um recurso extremamente interessante do ponto de vista dos negocios, ate entao inexplorado.

    A gestao do conhecimento tem recebido consideravel atencao tanto de academicos quanto de praticantes, resultando em grande quantidade de pesquisas e literaturas sobre o tema (KAKABADSE; KAKABADSE; KOUZMIN, 2003:75). A Tabela 1 descreve alguns exemplos de taxionomias desenvolvidas por diferentes autores que pesquisam o tema gestao do conhecimento. O problema motivador da presente pesquisa foi a nao constatacao de taxionomias direcionadas a estrategia do recurso conhecimento estruturadas a partir dos potenciais beneficios e valores agregados a organizacao, ou seja, taxionomias uteis ao direcionamento e inspiracao do grupo de profissionais responsaveis pela formulacao da estrategia corporativa para o recurso conhecimento.

    Ha diversas proposicoes, de diferentes autores, sobre alternativas de estrategias para o recurso conhecimento, porem todas parciais ou muito restritas. A presente pesquisa teve como objetivo a identificacao e a analise das estrategias para o recurso organizacional conhecimento, nao apenas realizando sua revisao e critica, mas, principalmente, apresentando a proposicao de uma taxionomia que abrangesse diferentes perspectivas estrategicas do recurso conhecimento, com base nos diferentes interesses dos envolvidos em sua formulacao.

  2. REVISAO DA LITERATURA

    A revisao da literatura permitiu conhecer a origem da estrategia para o recurso organizacional conhecimento e taxonomias associadas a esse recurso.

    2.1. Origem da estrategia para o recurso organizacional conhecimento

    A abundancia de modelos de estrategia competitiva e de teorias sobre o assunto publicadas nos ultimos anos levou muitos academicos a questionar o direcionamento dado ao estudo da estrategia (SHORT; KETCHEN; PALMER, 2002). Apesar da variedade de problemas conceituais e empiricos existente, ha consenso sobre a macrotipologia das escolas estrategicas, divididas em duas grandes escolas de pensamento estrategico: a fundamentada na teoria da organizacao do setor econOmico (traditions-industrial organization theory) e a fundamentada na teoria dos recursos da empresa (resource-based theory). Da combinacao das dimensoes dessas linhas de pensamento estrategico derivou toda a diversidade atual de estrategias competitivas (LOPEZ, 2005; PARNELL; HERSHEY, 2005).

    Ate o final da decada de 80 predominou a linha de pensamento estrategico fundamentada no paradigma do setor econOmico de atuacao da organizacao e na posicao que esta ocupava nesse setor. A lucratividade da empresa era entendida como sendo uma funcao, determinada prioritariamente pelo apelo e atratividade do setor do qual a empresa participava. A explicacao para a vantagem competitiva da empresa era externa a ela, ou seja, consistia na maneira pela qual ela conseguia capitalizar em cima de imperfeicoes e oportunidades das demais empresas que atuavam no setor. Assim, esta escola enfatizava as caracteristicas do setor econOmico como essenciais para o processo de definicao da estrategia competitiva, definindo e delimitando as escolhas possiveis (MCGAHAN; PORTER, 1997; RUMELT, 1991).

    Na decada de 90 prevaleceu a linha de pensamento estrategico fundamentada nos recursos da empresa. Essa escola enfatizava a capacidade da organizacao de gerenciar seus principais recursos, como: talentos e experiencias, acesso a capital e mercados, nome e imagem, capacidades produtivas, distribuicao fisica, entre outros. Os recursos da organizacao sao compreendidos como o objeto central e a essencia a ser explorada no desenvolvimento da estrategia competitiva. Ao contrario da escola baseada no setor econOmico, na escola baseada em recursos a lucratividade e uma funcao determinada prioritariamente pelos recursos da organizacao. Assim, a vantagem competitiva era explicada pela capacidade da organizacao de obter bons resultados combinando e utilizando seus diferentes recursos de forma unica e de maneira a torna-los de dificil imitacao ou absorcao pelas outras empresas do setor econOmico (BARNEY, 1991; WERNERFELT, 1984).

    Embora os fundamentos da teoria baseada em recursos tambem considerassem o conhecimento como um dos recursos organizacionais estrategicos, para muitos pesquisadores isso nao era suficiente, em razao da importancia crescente do conhecimento nao apenas nas modernas organizacoes, mas tambem na sociedade como um todo, conforme ilustra a Figura 1. Seria necessaria uma estrategia organizacional especifica e centrada no conhecimento, por ser este o recurso organizacional com maior potencial estrategico, em razao da dificuldade imposta aos concorrentes para sua assimilacao e imitacao. Essa dificuldade e decorrente da natureza complexa do conhecimento, que torna sua gestao igualmente complexa. O conhecimento organizacional envolve multiplas entidades, como: a cultura organizacional, softwares, normas e rotinas, pessoas, politicas, entre outras. A partir dessa percepcao, fundamentaram-se durante a ultima decada a teoria da empresa baseada em conhecimento (knowledge-based theory), bem como estrategias direcionadas ao conhecimento (knowledge-based strategy) e a visao organizacional baseada em conhecimento (knowledge-based view) (SVEIBY, 2001).

    [FIGURE 1 OMITTED]

    A teoria da empresa baseada em conhecimento enfatiza a capacidade das organizacoes de gerar, integrar e distribuir conhecimento (MILLER, 2002; NARASIMHA, 2001). A capacidade de geracao de valor aos stakeholders e mais dependente da gestao dos recursos intangiveis, fortemente baseados em conhecimento, do que da posse de recursos financeiros ou fisicos. Ranft e Lord (2002) ressaltam que empresas que possuem estoques de conhecimento organizacional associados com a criacao de valor podem ser descritas como incomuns ou exclusivas, tendo boa chance de gerar altos retornos sustentaveis. Ao ser questionado sobre as razoes de o conhecimento ser uma fonte de vantagem sustentavel, Michael Zack (1999:128) respondeu:

    O conhecimento tacito, especialmente aquele pertinente a um contexto especifico, vinculado as complexas rotinas organizacionais e desenvolvido a partir de experiencias, torna-se unico e de dificil imitacao. Ao contrario de muitos recursos tradicionais, o conhecimento nao pode ser facilmente adquirido no mercado de forma pronta para o uso. Para adquirir conhecimento similar, os competidores terao que desenvolver experiencias similares. Porem, adquirir conhecimento por intermedio de experiencia consome tempo, sendo este limitado pela capacidade das empresas concorrentes em acelerar suas curvas de aprendizagem, o que demanda grandes investimentos. Estrategias direcionadas ao conhecimento podem ser aplicadas a todos os setores econOmicos, considerando-se a existencia de: clientes, fornecedores, produtos ou servicos, processos, entre outras entidades geradoras de dados, de informacoes e de conhecimentos. Inexiste uma definicao unica e universal para o conhecimento, em razao da divergencia no entendimento sobre o assunto e dos interesses das diferentes areas de estudo: ciencia da informacao, ciencia da computacao, economia da informacao, ciencia cognitiva relacionada as areas da educacao e psicologia, filosofia, teologia, entre outras. No entanto, ha consenso entre as diversas areas da academia no entendimento de que os dados propiciam a geracao de informacoes e estas promovem a geracao de conhecimentos (OLETO, 2006:57), conforme se pode observar no diagrama descritivo do agente gerador de conhecimento, na Figura 2.

    A dificuldade de se chegar a uma conceituacao universal do termo conhecimento pode ser entendida como uma saudavel demonstracao de interesse pelo assunto e de importancia dessa entidade para a sociedade como um todo. Nesta pesquisa, optou-se pela definicao de conhecimento oferecida pela economia da informacao, por ser adequada ao contexto da Administracao, enfatizando-se sua geracao e aplicacao, com geracao de valor ao seu detentor (BOISOT; CANALS, 2004). Dessa forma, neste artigo o conhecimento e definido como: o novo saber, resultante de analises e reflexoes sobre informacoes segundo os valores e o modelo mental daquele que o desenvolve, que proporciona a este melhor capacidade adaptativa as circunstancias do mundo real.

    [FIGURE 2 OMITTED]

    2.2. Taxionomias pertinentes a estrategia para o recurso organizacional conhecimento

    A seguir sao apresentadas e analisadas algumas taxionomias encontradas na literatura e aplicaveis ao recurso conhecimento. A discussao e...

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