The influences of the ideological commitments and of the basic theories to the environmental conceptions of the association Kaninde for ethno-environmental defense/As influencias dos compromissos ideologicos e das teorias de base para as concepcoes a mbientais da Associacao de Defesa Etnoambiental Kaninde.

AutorSilva, Jose Kennedy Lopes
CargoGestao e Sustentabilidade

Introducao

A partir de 1960, com o debate promovido pela obra Primavera silenciosa de Rachel Carson (1962), o aparecimento do Clube de Roma (1968) e a Conferencia de Estocolmo (1972), surgiram movimentos sociais e outros se intensificaram. O marxismo passava por um periodo de crise, o que fez fortalecer novos movimentos identitarios, como os movimentos negro, feminista, hippie e ambientalista (Santos, 2011; Mccomirck, 1992). Esses diversos grupos ambientalistas contribuiram para sensibilizacao das pessoas e de organizacoes privadas, o que, consequentemente, cooperou para o surgimento das Organizacoes Ambientalistas (OAs) empenhadas na luta pela protecao ambiental (Borsato, 2012).

As OAs tem como funcao acompanhar, fiscalizar e orientar as acoes governamentais e das empresas privadas em relacao ao trato com o meio ambiente. Nesse sentido, sao caracterizadas como grupo de interesse em um ou mais aspectos: economico, social, politico, ambiental, entre outros, para as melhorias do desempenho ecologico e das politicas de sustentabilidade (Camara, 2013; Viola & Vieira, 1992). As OAs, em parcerias com movimentos sociais, empresas, fundacoes publicas e privadas e o poder publico, atuam com a intencao de sensibilizar a populacao para o apoio as causas da natureza e sao essenciais para a pratica e o desencadeamento das politicas de desenvolvimento sustentavel, sobretudo porque militam e participam ativamente na construcao de estrategias, estudos e praticas ambientais, cujo ensejo e o de diminuir a degradacao ambiental do planeta.

Na formacao das OAs ha diversas formas e visoes referentes ao meio ambiente que diferem em seus objetivos e atuacao. Essas visoes, neste estudo, sao consideradas como concepcoes ambientais que, em sintese, constituem a postura sociologica sobre as diversas propostas, praticas e questoes ambientais. Para Carmin e Balser (2002), as concepcoes ambientais sao importantes para a construcao das OAs por representar os valores e crencas relacionadas ao ambiente natural e as interacoes entre seres humanos e natureza. Nesse sentido, parece ser desejavel que nas OAs haja congruencia entre crencas, valores, objetivos de gestao e politica ambiental na relacao com atores sociais.

Embora nao seja questao central deste trabalho, pressupoe-se que essas concepcoes sao componentes importantes para a legitimidade organizacional e, portanto, para a sobrevivencia da OAs. Suchman (1995, p. 574) define que legitimidade organizacional "e a percepcao ou pressuposicao generalizada de que as acoes de uma entidade sao desejaveis ou apropriadas dentro de algum sistema socialmente construido de normas, valores, crencas e definicoes". Considerando que essas organizacoes desempenham de alguma forma atividades de intermediacao de relacoes entre financiadores, publicos e privados, e setores da sociedade, as concepcoes por elas assumidas podem ser variaveis, a depender do contexto e dos projetos em desenvolvimento. Do mesmo modo, a legitimidade pode apresentar variabilidade espaciotemporal, pois nao e um fenomeno de natureza dicotomica, posicao defendida por Rossini (2016).

As OAs adotam concepcao ambiental para diagnosticar problemas e buscar solucoes para atingir os seus objetivos organizacionais. Por outro lado, e possivel que essas visoes ou concepcoes ambientais que orientam a gestao e atuacao das OAs sejam fortemente influenciadas pelas diferentes vertentes do movimento ambientalista.

Para Martinez-Alier (2007) sao tres as principais concepcoes do movimento ambientalista: "culto ao silvestre"; ecoeficiencia; justica ambiental e/ou ecologismo dos pobres. Diegues (1998) divide as concepcoes ambientais em preservacionista, conservacionista, sustentabilista e socioambientalista. Leff (2002, 2006), por sua vez, apresenta sua visao por meio do "saber ambiental" e da "racionalidade ambiental", fundamentados em tres teorias de base: marxista, foucaultiana e weberiana. A partir de Viola (1987, 1992), as concepcoes ambientais podem ser associadas a quatros compromissos ideologicos do movimento ecologista: ecofundamentalista, ecorrealista, ecossocialista e ecocapitalista.

"Compromisso ideologico" e entendido por Viola (1987) como uma posicao defendida no movimento ambientalista, na teoria ecologista e perante a sociedade. Identificar e compreender essas concepcoes e como se manifestam parece ser importante para entender a gestao, os modos de atuacao e as praticas desses tipos de organizacoes.

No Estado de Rondonia, uma OA longeva e com atuacao destacada e a Associacao de Defesa Etnoambiental Kaninde (Kaninde), que atua em defesa do meio ambiente, juntamente com seus associados e corpo tecnico, que fazem pesquisas cientificas, relatorios, levantamentos e trabalhos tecnicos, cujo objetivo e assessorar os povos indigenas em suas areas e os povos ribeirinhos com planos de manejos em reservas extrativistas e unidades de conservacao no Estado de Rondonia, na regiao noroeste de Mato Grosso e no sul do Amazonas. Por essa sua atuacao, a Kaninde e caracterizada como uma OA.

Na Kaninde, as concepcoes ambientais conservacionista, socioambientalista e ecologismo dos pobres e/ou justica ambiental foram identificadas com maior destaque e, em segundo plano, verificou-se a presenca das concepcoes preservacionista e "culto ao silvestre", essas ultimas devido as caracteristicas do seu principal publico-alvo, os povos indigenas (Silva & Siena, 2015). A partir dessa identificacao, a pesquisa que deu origem a este artigo objetivou compreender as influencias dos compromissos ideologicos e das teorias de base para as concepcoes ambientais que orientam a gestao e atuacao dessa organizacao. Por "gestao" entende-se o processo administrativo interno da organizacao e por "atuacao" a forma de condicionamento dos processos da organizacao em relacao aos seus atores sociais.

Organizacoes ambientalistas

As OAs sao geralmente organizares nao governamentais (ONGs) que abrangem desde associates formadas por grupos especificos de defesa ambiental para determinadas areas, como o Pantanal, a Amazonia e areas destinadas a criacao de parques indigenas, passando por associates profissionais de diversos segmentos, ate sociedades cientificas e centros de estudos e pesquisas (Loureiro & Pacheco, 1995).

Essas associates sao essenciais para a atuacao na luta contra problemas ambientais em escala nacional e internacional. Por isso, procuram pressionar os governos e tambem assumem o papel do poder publico quando e necessario. Alavancam, ainda, as pesquisas nas comunidades com carater ambiental, novos projetos e experiencias, apoiam iniciativas voltadas para a promocao da sustentabilidade, estreitam relates e parcerias entre os niveis local e global, alem de exigirem transparencia nas decisoes (Pignatti, 2005).

Para Ferreira (1999), as OAs movimentam recursos financeiros, de pessoas e de estruturas cujos impactos sociais e economicos sao dificeis de ser mensurados, suas atividades trazem esses beneficios, que legitimam ainda mais a sua importancia para a sociedade. Pignatti (2005) as define como entidades privadas com fins publicos, sem fins lucrativos, e que aceitam voluntarios que atuem em comunidades com problemas ambientais, procuram fazer as articulates politicas para a interacao entre o poder publico e a comunidade local. Esse conceito pode ser aplicado a todas as OAs, independentemente de sua nacionalidade e de seu tamanho.

As grandes ONGs internacionais norteiam as atividades voltadas para o meio ambiente, para problemas sociais e para governanca global devido a sua vinculacao com bancos, fundacoes e corporacoes multinacionais. Essa influencia e identificada por causa da grande capacidade de absorcao de recursos por partes dessas organizacoes, ate em paises como o Brasil (Diegues, 2008). As OAs se arranjam em torno de bandeiras ideologicas diferentes que podem ser supracionais e globais. Nao ha uma agenda unica nessas organizacoes, seus propositos sao de orientates politicas diversas e de diversas visoes (Dias, 2009).

No Brasil, as OAs, pautam as suas acoes no sociombientalismo. As OAs internacionais, como a World Wildlife Fund (WWF) e outras, sao conservacionistas. Existem ainda grandes OAs, que influenciam os governos, e as OAs locais, com orientacoes ambientalistas, forma de gestao, recursos financeiros, entre outras caracteristicas, de diversos tipos e com os mais variados objetivos estrategicos (Viola, 1987; Fonseca & Pinto, 2002; Jacobi, 2003; Diegues, 2008).

Um dos aspectos centrais dessa atuacao esta na governanca ambiental, entendida como os processos de gestao, voltados para o desenvolvimento sustentavel e a sustentabilidade, que permitem a conciliacao de interesses economicos, sociais e ecologicos, sem considerar as relates de poder que envolvem a dinamica social (Zhouri, 2008). Essa forma de governanca ganhou espaco principalmente apos a Eco-92 e a Joanesburgo-02, pela necessidade de dialogo entre os paises, a sociedade e as OAs em prol do meio ambiente (Lago, 2009). Um dos problemas das praticas de governanca em escala global refere-se a ausencia de soberania entre os Estados devido aos problemas ambientais que envolvem muitos paises. Por isso, e necessario que as OAs usem das praticas de Governanca Ambiental para resolver essas questoes.

As OAs concentraram suas atividades em acompanhar as transformacoes resultantes da participacao do Estado e do setor privado, principalmente em grandes obras, como as usinas hidreletricas, as estradas e as ferrovias construidas no Brasil nos ultimos anos. Esse envolvimento faz com que tanto o poder publico quanto o privado, juntamente com as OAs, coloquem a Governanca Ambiental em pratica (Camara, 2013). Essa e atingida sempre que ha crise do Estado, haja vista ser essa a pratica principal para suprir as necessidades de politicas publicas voltadas para a solucao dos problemas ambientais. Um objetivo bastante comum das OAs e o de se interpor entre o Estado e a iniciativa privada no sentido de auxiliar esses atores...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT