A theoretical discussion on the biotechnological scientific culture: academic relations with industrial science and the government/Uma discussao teorica sobre a cultura cientifica da biotecnologia: as relacoes da academia com a ciencia industrial e o governo/Una discusion teorica sobre la cultura cientifica de la biotecnologia: las relaciones de la academia con la ciencia industrial y el gobierno.

AutorIpiranga, Ana Silvia Rocha
CargoEnsaio--Administracao de Ciencia e Tecnologia
  1. INTRODUCAO

    Nestas ultimas decadas, os trabalhos de Rabinow (1999) tem se baseado na hipotese de que a categoria "vida" passa por uma modernizacao paralela aquela ocorrida com "sociedade" no seculo passado. Ao problematizar a "modernizacao da vida", o autor enfatiza que vivemos num momento em que novas praticas que consideram o que significa ser antropos estao em producao e em circulacao. O autor dialoga com os estudos sociais da ciencia elaborados por, entre outros, Thomas Kuhn, Bruno Latour e Donna Haraway, dialogo que evidencia, predominantemente, as praticas cotidianas nos laboratorios cientificos e focaliza como as grandes abstracoes da "ciencia" tambem sao produtos dessas praticas locais (BIEHL, 1999).

    Nesse contexto, Rabinow (1999) propoe que a antropologia contemporanea crie novas maneiras de se engajar nos procedimentos de pesquisa da cultura cientifica e de "analisar os logoi, as ciencias e compreensoes que estao emergindo ao redor do material constitutivo da vida". Com a sua etnografia da ciencia, o autor salienta que esta tambem e cultura, real e construtiva, e que nao existe fora das relacoes de saber e poder. Como e produzido este saber? Como e representado e disseminado culturalmente? O autor baseou seus questionamentos na razao cientifica ao tomar a razao contemporanea como o seu objeto antropologico e sugerir pensar a antropologia como nominalismo: "A razao, a despeito de qualquer outra coisa que possa ser, e uma relacao social historicamente localizavel, uma acao no mundo--um conjunto de praticas" (RABINOW, 1999:16).

    Para o autor, uma vez que tais compreensoes sao incorporadas, o campo esta pronto para reavaliacoes e tomada de novas direcoes, sendo a etnografia um passo fundamental nesse processo. Dessa forma, o autor sugere aproximar-se dos "lugares cientificos" onde novas formas/eventos emergem e investigar como essas formas/eventos catalisam atores, coisas, temporalidades/espacialidades para uma nova montagem, produzindo novas competencias (RABINOW, 1999).

    Sobre o uso da etnografia nos estudos da cultura cientifica, Peirano (1997), tomando como exemplo o livro de Rabinow (1996) Making PCR--A Story of Biotechnology, afirma que depois da longa tradicao em que fazer a antropologia tinha como aspecto distintivo as distancias culturais e geograficas, a etnografia "foi trazida para casa", tornando-se um fenomeno "multissituado", com objetos de estudo descontinuos quando focalizados da perspectiva de um sistema mundial.

    No campo da biotecnologia, Rabinow (1996), citando o exemplo da PCR (Polymerase Chain Reaction), ressalta a necessidade de analise historica de uma invencao que podera distinguir-se das definicoes legais do que e uma invencao. Nao e suficiente formular um conceito, pois o avanco cientifico inclui o trabalho de demonstrar que o conceito pode ser formalizado numa pratica. Para esse trabalho, Rabinow (1999) sugere a descricao da triade tecnica, conceito e sistema experimental, utilizada no trabalho diario e implicada em qualquer descoberta cientifica.

    Uma discussao semelhante e articulada por Latour (2001), na qual o autor afirma que os "estudos cientificos" rejeitam a ideia de uma ciencia desvinculada do resto da sociedade, podendo ser definidos como um projeto cujo objetivo consiste em eliminar por inteiro essa divisao. Para o autor, a unica maneira de compreender a realidade dos estudos cientificos e acompanhar o que eles fazem de melhor, ou seja, prestar atencao aos detalhes da "pratica cientifica". O autor acredita tambem que os laboratorios cientificos sao lugares excelentes, nos quais e possivel entender a producao da certeza.

    Nesse ambito, Latour (2001), visando uma "politica de coisas", propoe estudar empiricamente a questao epistemologica da "referencia cientifica" a partir da captacao da "diferenca pratica" entre o abstrato e o concreto, o signo e o movel. Ao considerar a referencia cientifica como algo que circula em um determinado campo, o autor propoe concentrar-se no proprio "caminho" e observar e estender a cadeia de transformacoes e translacoes sempre que uma referencia verificada circular ao longo de substituicoes constantes (LATOUR, 2001).

    Para isso, Latour (2001) concebe o esquema analitico dos cinco diferentes circuitos, os quais os estudos cientificos precisam considerar para reconstruir a circulacao em rede dos fatos cientificos e a partir dos quais a cultura cientifica da biotecnologia podera ser "fabricada" e "construida", em termos de interconexoes crescentemente densas entre os diversos atores cientifico-tecnologicos, sociais e economicos.

    Enfatizando a importancia de descrever as caracteristicas do milieu biotecnologico, Rabinow (1996) cita varios estudos que apontam a mudanca radical ocorrida na decada de 80 no ambito das relacoes institucionais e normativas entre as universidades e o mundo da industria. Nesse periodo, uma das praticas caracteristicas das empresas de biotecnologia foi fomentar as conexoes entre o mundo universitario e a industria, a fim de minimizar as diferencas entre eles.

    Considera-se ainda que a partir do surgimento da biotecnologia moderna, tambem chamada de [3.sup.a] geracao ou genomica, estabeleceu-se um debate sobre seu potencial de alterar as estruturas industriais existentes, conformando um novo paradigma de producao. Em razao do carater generico das tecnicas biotecnologicas, que permitem uma grande variedade de aplicacoes possiveis, alguns analistas prognosticaram seu efeito de possivel criacao de novos setores industriais e de modificacao das fronteiras dos anteriormente existentes, mediante novas possibilidades de bionegocios e de bioempreendedorismo. Assim sendo, as empresas de biotecnologia sao atores protagonistas nessa area, tanto por sua cooperacao no desenvolvimento socioeconomico quanto por sua contribuicao na pesquisa cientifica (PEREZ, 2002).

    Nesse contexto, a literatura pertinente apresenta a questao das relacoes entre universidade e empresa como inserida num contexto maior que envolve o governo, importante indutor do desenvolvimento economico e tecnologico por meio de politicas de estimulo a inovacao e, em alguns casos, especialmente o brasileiro, financiador de grande parte da infraestrutura de Ciencia & Tecnologia (POWELL; KOPUT; SMITH-DOERR, 1996; FONSECA, 2001).

    O enfoque sistemico das interacoes entre universidade, empresa e governo emergiu na America Latina tendo por base o modelo do Triangulo de Sabato, proposto pelo sociologo argentino Jorge Sabato (TERRA, 2001). Algum tempo depois surgiu o modelo da triple helix (Helice Triplice), postulando que as interacoes empresa, universidade e governo sao a chave para o aperfeicoamento de condicoes para a inovacao numa sociedade baseada no conhecimento (ETZKOWITZ, 2004; ETZKOWITZ; KLOFSTEN, 2005).

    Segundo Etzkowitz (2004) e Etzkowitz e Klofsten (2005), esse arranjo institucional conhecido como triple helix postula a interacao entre os tres principais participantes do Sistema de Inovacao--universidade, governo e empresa. Nesse contexto, salienta-se a abordagem de tradicao schumpeteriana dos Sistemas de Inovacao, que desloca o foco da producao para a questao da inovacao, considerando esta um processo interativo em vez de linear. Essa abordagem enfatiza o processo no qual empresas, em relacao umas com as outras, sao apoiadas por diferentes organizacoes privadas e governamentais inseridas em um contexto institucional mais amplo (FREEMAN, 1987; LUNDVALL, 1985; SUTZ, 1997).

    Propoe-se como objetivo deste ensaio articular uma discussao teorica sobre a realidade dos estudos cientificos tendo como base os conceitos de "referencias circulantes e operacoes de translacao", a partir do esquema analitico, segundo Latour (2001), dos cinco diferentes circuitos para reconstruir a circulacao em rede dos fatos cientificos. Em um segundo momento, conceitua-se a "pratica cientifica" de Rabinow (1999) tendo como base a descricao da triade tecnica, conceito e sistema experimental, utilizada no trabalho diario e implicada em qualquer descoberta cientifica. A seguir, descreve-se a cultura cientifica da biotecnologia, destacando-se a interacao dos tres principais participantes do Sistema de Inovacao--universidade, governo e empresa--na formacao do milieu biotecnologico. Na ultima secao sao tecidas algumas consideracoes finais, sugeridos estudos empiricos futuros e destacadas as implicacoes dessa discussao para a area da Administracao da Ciencia & Tecnologia e Inovacao.

  2. OS ESTUDOS CIENTIFICOS: "REFERENCIAS CIRCULANTES E OPERACOES DE TRANSLACAO"

    Para Latour (2001), os "estudos cientificos" rejeitam a ideia de uma ciencia desvinculada do resto da sociedade e podem ser definidos como um projeto cujo objetivo consiste em eliminar por inteiro essa divisao. Para o autor, a unica maneira de compreender a realidade dos estudos cientificos e acompanhar o que eles fazem de melhor, ou seja, prestar atencao aos detalhes da pratica cientifica.

    Nesse ambito, Latour (2001), visando uma "politica de coisas", propoe estudar empiricamente a questao epistemologica da "referencia cientifica" a partir da captacao da "diferenca pratica" entre o abstrato e o concreto, o signo e o movel. O autor, ao discutir sobre as lacunas entre as palavras e o mundo e sobre os distintos dominios ontologicos da linguagem e da natureza, propoe o conceito de um fenomeno inteiramente diverso, denominado "referencia circulante", com o objetivo de compreender mais concretamente "a tarefa pratica da abstracao e o que significa mudar um estado de coisas em assertiva" (LATOUR, 2001:64).

    Etimologicamente, a palavra referencia vem do latim referre, que significa "trazer de volta". Nesse sentido, o autor coloca a questao: o referente e aquilo que se "designa com o dedo, fora do discurso, ou e aquilo que trago de volta para o interior do discurso?" (LATOUR, 2001).

    Latour (2001) explica que existe, no campo dos experimentos cientificos, um movimento indireto, arrevesado e tentacular--que se processa por meio de sucessivas...

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