O tom da divulgação importa? Uma análise dos efeitos do tom do disclosure de RSC no desempenho das firmas

AutorDermeval Martins Borges Júnior, Rodrigo Fernandes Malaquias
CargoDoutor em Ciências Contábeis (UFU) Doutorando em Administração pelo PPGA/FAGEN (UFU), Uberlândia/MG, Brasil / Doutor em Administração de Empresas pela EAESP (FGV) Professor Associado (UFU), Docente Permanente do PPGA/FAGEN (UFU), Uberlândia/MG, Brasil
Páginas3-20
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Artigo
Original
Artigo
Original
Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 19, n. 53, p. 03-20, out./dez., 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 2175-8069. DO I: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2022.e84552
O tom da divulgação importa? Uma análise dos efeitos do
tom do disclosure de RSC no desempenho das firmas
Does the disclosure tone matter? An analysis of the CSR disclosure tone effects on firm
performance
¿Importa el tono de la divulgación? Un análisis de los efectos del tono de divulgación de RSC en el
desempeño de la empresa
Dermeval Martins Borges Júnior
Doutor em Ciências Contábeis (UFU)
Doutorando em Administração pelo PPGA/FAGEN (UFU),
Uberlândia/MG, Brasil
dermevaljr14@hotmail.com
https://orcid.org/0000-0003-2279-449X
Rodrigo Fernandes Malaquias*
Doutor em Administração de Empresas
pela EAESP (FGV)
Professor Associado (UFU), Docente Permanente do PPGA/FAGEN
(UFU), Uberlândia/MG, Brasil
rodrigofmalaquias@yahoo.com.br
https://orcid.org/0000-0002-7126-1051
Endereço do contato principal para correspondência*
Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco F, Sala 1F-216, Santa Mônica, CEP: 38.400-902, Uberlândia/MG, Brasil
Resumo
O objetivo deste trabalho é examinar os efeitos do tom do disclosure de RSC, em suas dimensões
ambiental, social e econômica, no desempenho das companhias abertas brasileiras. A amostra final
contemplou dados financeiros e 1.797 reportes corporativos, provenientes de 219 companhias abertas
brasileiras distintas no período de 2010 a 2019. Os dados foram analisados a partir de estatísticas
descritivas e aplicação de modelos de regressão com dados em painel. Os resultados desta pesquisa
demonstram que informações de RSC otimistas apresentadas nos relatórios implicam em melhores índices
de valor de mercado, bem como na redução do custo de capital. Assim, verifica-se a necessidade de se
considerar o tom empregado na publicação e os tópicos que compõem a RSC na avaliação do discl osure de
RSC e seu efeito no desempenho, avançando em relação aos estudos que se baseiam na simples
observação da publicação ou não de determinado relatório ou assunto nos documentos.
Palavras-chave: responsabilidade social; desempenho da firma; finanças corporativas; ambiente e
desenvolvimento; sustentabilidade
Abstract
The aim of this paper is to examine the effects of CSR disclosure tone, in the environmental, social and
economic dimensions, on the performance of Brazilian listed companies. The final sample included financial
data from 219 different Brazilian listed companies and 1,797 corporate reports from 2010 to 2019. The data
were analyzed by using descriptive statistics and regression models with panel data. The results of this
research demonstrated that the prevalence of optimistic CSR information, presented in the reports, implies
better market value index, as well as a reduction in the cost of capital. Thus, there is the need to consider the
disclosure tone and CSR topics when assessing the CSR disclosure and its effect on performance, therefore
advancing in relation to studies that are based on a simple observation of whether a report or subject should
be published in the documents.
Keywords: social responsibility; firm performance; corporate finance; environment and development;
sustainability
Resumen
El objetivo de este trabajo es examinar los efectos del tono de divulgación de la RSC, en sus dimensiones
ambiental, social y económica, sobre el desempeño de las empresas cotizadas brasileñas. La muestra final
incluyó datos financieros de 219 diferentes sociedades cotizadas brasileñas y 1.797 informes corporativos
en el período comprendido entre 2010 y 2019. Los datos se analizaron utilizando estadísticas descriptivas y
modelos de regresión con datos de panel. Los resultados de esta investigación demuestran que la
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Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 19, n. 53, p. 03-20, out./dez., 2022.
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 2175-8069. DO I: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2022.e84552
prevalencia de información de RSC optimista, presentada en los informes, implica en mejores índices de
valor de mercado, así como una reducción en el costo de capital. Así, surge la necesidad de considerar el
tono utilizado en la publicación y los temas que componen la RSC en la evaluación de la divulgación de la
RSC y su efecto en el desempeño, avanzando en relación a los estudios que se basan en la simple
observación de la publicación o no de un informe o tema particular en los documentos.
Palabras clave: responsabilidad social; resultados de la empresa; finanzas corporativas; medio ambiente y
desarrollo; sostenibilidad
1 Introdução
A teoria da discricionariedade do d isclosure, também conhecida por teoria da divulgação, cujos
modelos iniciais decorrem de Verrecchia (1983) e Dye (1985), tem como pressuposto básico que a
informação representa um sinal que revela o valor intrínseco de determinado ativo de risco afetado por
algum ruído (e.g. a assimetria informacional). Deste modo, no caso da divulgação voluntária, a decisão do
gestor de tornar pública ou não a informação dependerá de suas implicações no valor do ativo. Portanto,
com base na teoria da discricionariedade do disclosure, é plausível supor que o efeito da divulgação no
desempenho da firma sofra influência do tom adotado na comunicação. Isso quer dizer que boas notícias
estariam associadas ao desempenho superior da firma, sendo o contrário para as más notícias. Como os
pressupostos da teoria da discricionariedade do disclosure estão assentados na informação financeira de
caráter voluntário, a abordagem predominante das pesquisas sobre o tom do disclosure envolve esse tipo
de informação (Loughran & Mcdonald, 2016).
Contudo, a divulgação voluntária não se refere apenas a informações financeiras não-obrigatórias.
Normalmente, a depender das características institucionais dos países, o disclosure de Responsabilidade
Social Corporativa (RSC) constitui uma divulgação discricionária de informações, à exceção de alguns
setores de mercado cujas atividades exercem impactos socioambientais negativos (e.g. as empresas
brasileiras do setor de energia elétrica, por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL,
devem divulgar informações de cunho socioambiental). Logo, as informações de RSC também podem
colaborar para a compreensão do tom do disclosure e suas eventuais implicações no desempenho da firma.
Nos últimos cinco anos, algumas pesquisas sobre a relação entre a divulgação de RSC e o
desempenho da firma passaram a incorporar análises específicas das dimensões que envolvem a RSC. Por
exemplo, Verbeeten, Gamerschlag e Möller (2016) verificaram a existência de uma relação positiva entre a
divulgação de informações sociais e o preço das ações, sendo que tal resultado não se manteve para a
divulgação ambiental. Esses achados foram parcialmente corroborados por Mittelbach-Hörmanseder,
Hummel e Rammerstorfer (2021), a diferença foi que a relação entre a divulgação ambiental e o preço das
ações foi negativa. Por sua vez, Wasara e Ganda (2019) encontraram resultados similares para os índices
de retorno da firma, ou seja, relação positiva entre divulgação social e rentabilidade, enquanto que o efeito
da divulgação ambiental na rentabilidade foi o inverso.
Mesmo com os avanços na literatura advindos de pesquisas nesse sentido, tais como os trabalhos
de Verbeeten, Gamerschlag e Möller (2016), Mittelbach-Hörmanseder, Hummel e Rammerstorfer (2021) e
Wasara e Ganda (2019), parece ainda haver espaço para se identificar os elementos da divulgação de RSC
que exercem maior impacto sobre as métricas de performance da firma. Isso ocorre, pois esses estudos
estão centrados, fundamentalmente, na divulgação ambiental e social, não envolvendo outros componentes
da RSC, como a dimensão econômica, e, principalmente, o tom do disclosure, isto é, se as informações
publicadas são otimistas ou pessimistas.
Tendo em vista que a teoria da divulgação pressupõe que a decisão de divulgar ou reter
determinada informação voluntária sofre influência dos efeitos econômicos decorrentes dessa divulgação
(Verrecchia, 1983, Dye, 1985), sugerindo que boas ou más notícias poderiam impactar a performance da
firma de maneiras distintas; e considerando que as atividades de responsabilidade social corporativa afetam
o desempenho a depender da dimensão observada (Carroll & Shabana, 2010), tem-se o seguinte problema
de pesquisa: quais são os efeitos do tom do disclosure de RSC, em suas dimensões ambiental, social e
econômica, no desempenho das companhias abertas brasileiras? O objetivo geral do trabalho é examinar
os efeitos do tom do disclosure de RSC, em suas dimensões ambiental, social e econômica, no
desempenho das companhias abertas brasileiras.
Esta pesquisa se justifica, pois considera a perspectiva otimista ou pessimista que predomina no
reporte corporativo, do mesmo modo leva em conta os assuntos da RSC evidenciados nos relatórios. Em
função disso, foram estimadas variáveis que retratam a evidenciação de aspectos ambientais, sociais e
econômicos, e seu tom positivo ou negativo, a partir da análise textual de 1.797 reportes corporativos. Logo,
esta pesquisa representa um avanço em relação aos estudos anteriores que observaram a divulgação de
RSC a partir do uso de um índice geral ou variáveis dummies para a publicação de relatórios, tais como
Dhaliwal, Li, Tsang e Yang (2014), Plumlee, Brown, Hayes e Marshall (2015), Novaes e Almeida (2021),
entre outros.
Além disso, o estudo avança no sentido de considerar as classificações dos itens de RSC

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