Tops environmental disclosure degree of industry of Brazilian companies listed in IBRX-100/Ranking setorial do grau de evidenciacao ambiental das empresas brasileiras listadas no IBrX-100.

AutorDegenhart, Larissa
CargoGestao e Sustentabilidade

Introducao

Ha uma grande movimentacao social e cientifica sobre o comportamento das organizares diante das questoes ambientais. Dessa forma, a ciencia discute a melhor maneira na qual as empresas devem apresentar suas informacoes ambientais. Nesse sentido, diversas pesquisas cientificas ja foram e continuam sendo feitas para promover a avaliacao de desempenho das informacoes ambientais, o denominado environmental disclosure (Rosa, Esslin & Esslin, 2009).

A evidenciacao social e ambiental aumentou de forma consideravel nos ultimos 20 anos. Ja a preocupacao com a responsabilidade social corporativa das organizacoes se tornou um problema cada vez maior em diversos paises. Diante disso, antes de investir, os acionistas e interessados verificam as dimensoes sociais, ambientais e eticas dessas empresas (Jenkins & Yakovleva, 2006).

Nesse sentido, a base teorica que possibilita a sustentacao para este estudo e a Teoria da Legitimidade, pois conforme Wilmshurst e Frost (2000), essa teoria fornece explicates sobre a motivacao dos gerentes e administradores em divulgar informacoes de cunho ambiental nos relatorios e apresenta que os fatores externos influenciam a gestao da empresa na tentativa de buscar legitima-la.

Assim, os gestores evidenciam aspectos ambientais, com o intuito de moldar as impressoes para as partes interessadas frente a responsabilidade da empresa para com a sociedade. Para tanto, um dos principios dessa teoria e que as empresas apresentem para a sociedade informacoes acerca das questoes ambientais, isto e, da forma como buscam diminuir os impactos ambientais, visto que isso e de interesse da sociedade. Alem disso, a Teoria da Legitimidade surge da ideia de um contrato social entre a empresa e a sociedade e na sequencia foi incorporada na literatura contabil, com vistas a explicar determinados fenomenos, assim como a evidenciacao ambiental das empresas (Magness, 2006). Krespi, Utzig, Dallabona e Scarpin (2012) contribuiram ao afirmar que para que as empresas se tornem competitivas e necessario que evidenciem informacoes relevantes aos usuarios e auxiliem na tomada de decisoes. Assim, os aspectos sustentaveis podem direcionar para a continuidade das atividades das empresas. Com o intuito de apresentar para a sociedade os compromissos, as empresas podem usar diversos recursos, alguns exemplos sao as campanhas e divulgacoes em propagandas, divulgacao em relatorios especificos, revistas, entre outros. As empresas buscam cada vez apresentar mais informacoes sobre suas atividades a favor do meio ambiente e sociedade, para se diferenciar das demais organizacoes.

Clarkson, Fang, Li e Richardson (2013) complementam que a evidenciacao ambiental de forma voluntaria e transparente aumenta o valor da empresa e diminui o custo de capital, pelo fato de que reduz a assimetria de informacao sobre o desempenho ambiental. A evidenciacao revela o compromisso ambiental das organizacoes a partir do momento em que reduzem a poluicao e melhoram a eficiencia operacional, ou seja, quando forem desenvolvidos produtos que nao prejudiquem o meio ambiente. Essa evidenciacao ambiental permitira aos investidores a avaliacao das vantagens competitivas das empresas e de seus concorrentes.

Para tanto, o nivel de evidenciacao das informacoes ambientais reflete o grau de responsabilidade ambiental corporativa das organizacoes. Tendo em vista a assimetria informacional entre as partes interessadas e os altos executivos, a informacao sobre as praticas ambientais pode ser facilmente modificada, o que resulta no gerenciamento de impressao.

Diante do contexto apresentado emerge a seguinte questao que norteia esta pesquisa: qual e o grau de evidenciacao ambiental das empresas brasileiras listadas no IBrX-100? Nesse sentido, com o intuito de responder essa questao, o objetivo desta pesquisa e analisar o grau de evidenciacao ambiental das empresas brasileiras listadas no IBrX-100.

O estudo justifica-se, pois nao localizou-se estudos que tenham analisado o ranking de evidenciacao ambiental das empresas brasileiras por setor. Alem disso, tambem nao foram localizadas pesquisas no ambito internacional sobre a tematica deste estudo analisada por setor de atuacao das empresas. Para Oliveira, Machado e Beuren (2012), mesmo que a evidenciacao ambiental deva ocorrer sempre, no Brasil a legislacao nao obriga as empresas a divulgarem tais informacoes. Contudo, ha uma tendencia cada vez maior, em nivel mundial, na qual os investidores buscam por empresas socialmente responsaveis, sustentaveis, bem como rentaveis, para aplicar os seus recursos.

Nesse sentido, devido a falta de legislacao especifica, busca-se explicar os achados da presente pesquisa por meio da Teoria da Legitimidade, pois essa teoria, na concepcao de O'donovan (2002), e vista como uma das explicates para o aumento da evidenciacao ambiental das empresas, pois se baseia na ideia de que para as empresas operarem com sucesso, devem agir em prol do que a sociedade institui como comportamento socialmente responsavel.

Justifica-se ainda a partir de Aburaya (2012). O autor salienta que a preocupacao global com o meio ambiente e a necessidade de mais estudos sobre a criacao de valor da evidenciacao ambiental para os interessados aumentam cada dia mais. Isso porque a responsabilidade ambiental e vista como uma estrategia da empresa para satisfazer as expectativas dos interessados.

Evidenciacao ambiental

Ha um consenso na literatura contabil sobre os motivos de as empresas divulgarem informacoes de carater social nos relatorios e o numero de organizacoes que divulgam suas informacoes de forma voluntaria e crescente (Hackston & Milne, 1996). De acordo com Buhr (1998), podem ocorrer certos problemas em relacao a evidenciacao ambiental, pois as empresas podem escolher o nivel de evidenciacao ambiental que sera divulgado e tal nivel pode ou nao condizer com a realidade das empresas.

Nesse sentido, a evidenciacao ambiental sob a otica da Teoria da Legitimidade e a proposta deste estudo, pois nos ultimos anos essa teoria tem sido dominante nas pesquisas referentes a evidenciacao ambiental, pois a legitimidade ambiental divulga a empresa como ambientalmente responsavel (Kuo & Chen, 2013). Conforme Deegan e Rankin (1997), a Teoria da Legitimidade e usada para explicar o grau de evidenciacao ambiental das empresas divulgado nos relatorios e aborda que as empresas devem considerar os direitos da sociedade em geral e nao somente dos seus investidores.

De acordo com Czesnat e Machado (2012), as empresas alcancam a legitimidade a partir do momento em que demonstram que as suas atividades organizacionais estao de acordo com os valores da sociedade. Patten (2002) salienta que a legitimidade e vista como uma funcao das politicas publicas, visto que mudancas nas politicas podem influenciar a divulgacao social. Desse modo, ha uma forte relacao entre a Teoria da Legitimidade e as divulgacoes sociais e ambientais das empresas.

Nesse contexto, a Teoria da Legitimidade e considerada a lente que analisa diversos estudos sobre evidenciacao ambiental das empresas, pois pode-se usar essa teoria para explicar as reacoes das empresas diante das ameacas a sua legitimidade. Para tanto, a evidenciacao ambiental e considerada um mecanismo para as empresas satisfazerem de certa forma as pressoes externas. Segundo Lu e Abeysekera (2014), essa teoria postula sobre o que a sociedade em geral espera das empresas. Freedman e Patten (2004) ressaltam, frente a Teoria da Legitimidade, que as empresas podem usar dados ambientais para compensar e ate mesmo diminuir os aspectos negativos de outras informacoes ou atividades da empresa.

Diante disso, a evidenciacao social e ambiental pode agregar valor as empresas. Entretanto, percebe-se que nao e a mesma realidade que se encontra em cada empresa, o que dificulta a padronizacao e comparacao da evidenciacao das empresas por parte dos interessados (Borges, Rosa & Ensslin, 2010). Dessa maneira, as empresas, para ser bem-sucedidas, devem se engajar em boas acoes, anexar em seus relatorios as informacoes sociais, ambientais e o comportamento etico no que diz respeito ao meio ambiente. Um fator que contribui para a obtencao de premios ambientais e o nivel da evidenciacao ambiental (Hassan & Ibrahim, 2012).

De acordo com Iatridis (2013), a evidenciacao ambiental deve incluir os impactos em relacao ao meio ambiente no futuro das empresas, bem como os riscos e as incertezas, as receitas ou despesas, as politicas que estao de acordo com as questoes ambientais. Contudo, as informacoes devem estar descritas conforme os principios de contabilidade e devem preencher os requisitos da regulamentacao contabil.

Said, Omar e Abdullah (2013) complementam que e a partir da evidenciacao ambiental que e demonstrado se as atividades apresentam impacto ao meio ambiente, se as empresas seguem as leis ambientais, os regulamentos, as politicas, se oferecem programas ambientais para a protecao dos recursos naturais. Diante disso, quanto maior for a participacao de uma empresa em atividades ambientais, maior sera sua divulgacao ambiental.

A evidenciacao e compreendida ainda como a maneira com que as empresas atendem as demandas sobre as informacoes ambientais dos interessados. Essas informacoes normalmente sao divulgadas nos sites das empresas ou por meio de relatorios (Relatorio Anual [RA], Relatorio de Sustentabilidade [RS], dentre outros). Tendo em vista que a legitimidade e construida e mantida a partir das acoes da empresa, adotar a evidenciacao ambiental e uma boa forma para gerenciar as impressoes da sociedade e garantir a continuidade dos negocios (Silva, Vicente, Pfitscher & Rosa, 2013).

Murcia e Santos (2009), em seu estudo, objetivaram identificar os fatores que explicam o nivel de evidenciacao voluntaria das companhias abertas brasileiras em 2007 por meio da tecnica de analise de conteudo. Os resultados revelaram que as empresas maiores, pertencentes ao setor eletrico, apresentam um maior nivel de...

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