Tornar-se professor de história: por que se lê e escreve no curso de história parfor/ufrrj?

AutorPatrícia Almeida Bastos de Azevedo - Ana Maria Marques Santos
CargoPedagoga e Historiadora - Licenciada, Bacharel e Formação em Psicologia
Páginas1465-1486
Artigo recebido em: 08/03/2018 Aprovado em: 09/05/2018
TORNAR-SE PROFESSOR DE HISTÓRIA: por
que se lê e escreve no curso de História
PARFOR/UFRRJ?
Patricia Bastos de Azevedo1
Ana Maria Marques Santos2
Resumo
O presente artigo é parte da pes quisa em desenvolvimento: Tornar-se profes-
sor de História: correlações de poder e força nas práticas de letramento na li-
cenciatura de História PARFOR/UFRRJ. Busca apresentar o Plano Nacional de
Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Como foco de análise,
faz uso do portfólio produzido pelos professores/alunos PARFOR na discipli-
na obrigatória de 6º período – Ensino de História II. A análise dos indícios
produzidos busca compreender o que os professores/alunos escrevem sobre a
experiência de leitura e escrita no curso de História/PARFOR, e as implicações
dessas correlações para a formação docente.
Palavras-chave: Ensino de História, formação de professores, letramento.
1 Pedagoga e Historiadora, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro (UFRJ), Vinculada ao Departamento De Educação E Sociedade (DES) do Instituto
Multidisciolinar de Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio De Janeiro (UFRRJ).
Email:
patriciabazev@gmail.com
/ Endereço: Universidade Federal Rural do Rio De
Janeiro - UFRRJ: Gov. Roberto da Silveira, S/Nº - Moquetá – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro.
CEP: 26020-740.
2 Licenciada, Bacharel e Formação em Psicologia ,Doutora em Ecologia Social
e Psicossociologia de Comunidades pela UFRJ, Vinculada ao DES do Instituto
Multidisciolinar de Nova Iguaçu da UFRRJ. Email:
anamarques.ufrrj@gmail.com
MESAS TEMÁTICAS COORDENADAS
O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- PARFOR/UFRRJ, IMPASSES E DESAFIOS DA FORMAÇÃO
DOCENTE NA BAIXADA FLUMINENSE,RJ
1466
Patricia Bastos de Azevedo | Ana Maria Marques Santos
BECOMING A TEACHER OF HISTORY: why and what is read
and written in the PARFOR/UFRRJ history course?
Abstract
e present article is part of the research in development: Becoming a professor
of History: correlations of power and strength in literacy practices in the de-
gree of History PARFOR / UFRRJ. We seek to present the National Plan for the
Training of Basic Education Teachers (PARFOR). As focus of analysis, makes
use of the portfolio produced by the PARFOR teachers / students in the com-
pulsory dis cipline of 6th period - Teaching of History II.  e analysis of t he
evidence produced seeks to understand what teachers / students write about
the experience of reading and writing in the History / PARFOR course, and the
implications of these correlations for teacher trainining.
Key words: Teaching History, teacher training, literacy.
1 INTRODUÇÃO
O artigo que apresentamos é parte da pes quisa em desenvol-
vimento: Tornar-se professor de História: correlações de poder e for-
ça nas práticas de letramento na licenciatura de História PARFOR/
UFRRJ. Buscamos apresentar o Plano Nacional de Formação de Pro-
fessores da Educação Básica (PARFOR), assim como os referenciais
teóricos que mobilizamos para pensar este campo de pesquisa e seus
indícios.
O foco principal de nossa pesquisa é compreender, na for-
mação do professor de História/PARFOR, as correlações de força
e poder que constituem as práticas de oralidade e letramento nesse
processo formativo dos alunos ingressantes no curso de História/
PARFOR da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Para este artigo analisaremos o portfólio produzido pelos pro-
fessores/alunos PARFOR na disciplina obrigatória de 6º perío do –
Ensino de História II. A análise dos indícios produzidos busca com-
preender o que os professores/alunos escrevem sobre a experiência
de leitura e escrita no curso de História/PARFOR, e as implicações
dessas correlações para a formação docente.
2 O PARFOR E O PARFOR HISTÓRIA/UFRRJ
O Decreto n.º 6.775, 29 de janeiro de 2009, instituiu a Política
Nacional de Formação de Pro ssionais do Magistério da Educação
Básica e disciplinou a atuação da C oordenação de Aperfeiçoamento

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT