Trabalho docente, saúde e gênero: implicações da conjuntura político-econômica na educação superior

AutorThiele Duarte Reis, Cláudia March
Páginas310-320
DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0259.2021.e77246
310
R. Katál., Florianópolis, v.24, n. 2, p. 310-320, maio/ago. 2021 ISSN 1982-025
ESPAÇO TEMÁTICO: VIOLÊNCIA, SAÚDE E CLASSES SOCIAIS
Trabalho docente, saúde e gênero: implicações da
conjuntura político-econômica na educação superior
Thiele Duarte Reis1
https://orcid.org/0000-0003-4514-3577
Claudia March2
https://orcid.org/0000-0001-5651-9512
1Universidade Federal Fluminense, Instituto de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
2Universidade Federal Fluminense, Instituto de Saúde Coletiva, Niterói, RJ, Brasil
Trabalho docente, saúde e gênero: Implicações da conjuntura político-econômica na educação
superior
Resumo: O presente artigo é derivado da dissertação de mestrado intitulada “Trabalho docente, Saúde e Gênero: Um Estudo
em uma Unidade Acadêmica de uma Universidade Federal”. O objeto de estudo trata-se de uma das categorias encontradas nos
resultados da pesquisa sobre as relações entre trabalho, saúde e gênero segundo a perspectiva das docentes de uma unidade de
ensino da área de saúde de uma universidade pública federal do Rio de Janeiro. Na pesquisa supracitada foram entrevistadas
13 professoras universitárias e a abordagem marxista e marxiana foi tida como referencial teórico, além disso a técnica de
análise dos dados foi a hermenêutica dialética. As implicações da conjuntura política e econômica para a educação superior
e seus efeitos para o trabalho docente foi recorrente no discurso das docentes e eleito para este artigo pela relevância no atual
contexto político de profundas modificações no ensino superior público e no trabalho docente.
Palavras-chave: Trabalho docente. Gênero. Saúde do Trabalhador. Conjuntura político e econômica.
Teaching work, health and gender: implications of the political-economic situation in higher
education
Abstract: This article is derived from the master’s thesis entitled “Teaching work, Health and Gender: A Study in an
Academic Unit of a Federal University”. The object of study is one of the categories found in the results of the research on
the relations between work, health and gender according to the perspective of the teachers of a teaching unit in the health area
of a federal public university in Rio de Janeiro. In the aforementioned research, 13 university professors were interviewed
and the Marxist and Marxian approach was taken as a theoretical framework, in addition the data analysis technique was
dialectical hermeneutics. The implications of the political and economic situation for higher education and its effects on
teaching work was recurrent in the speech of teachers and elected for this article due to its relevance in the current political
context of profound changes in public higher education and in teaching work.
Keywords: Teaching work. Gender. Worker’s health. Political and economic situation.
Recebido em 18.09.2020. Aprovado em 15.12.2020. Revisado em 29.01.2021.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-
Commercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins
comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT