Trabalho produtivo e improdutivo na atualidade: particularidade do trabalho docente nas federais

AutorJanaína Lopes do Nascimento Duarte
CargoUniversidade de Brasília (UnB)
Páginas291-299
291
Trabalho produtivo e improdutivo na atualidade:
particularidade do trabalho docente nas federais
Janaína Lopes do Nascimento Duarte
Universidade de Brasília (UnB)
Trabalho produtivo e improdutivo na atualidade: particularidade do trabalho docente nas federais
Resumo: Como resultado de pesquisa bibliográfica para tese de doutorado, este texto aborda o debate contemporâneo sobre o trabalho
produtivo e improdutivo, a partir das formulações marxianas, com o objetivo de estabelecer considerações para compreender o trabalho
docente nas Instituições de Ensino Superior Federais. O tema sugere maior aprofundamento sobre o trabalho docente no contexto atual
de novas relações entre capital-trabalho e mais-valia. Divide-se em quatro partes: trabalho produtivo e improdutivo, a partir das
formulações marxianas; a forma social em que o trabalho se realiza, apontando o que é fundamental na análise; o trabalho contemporâneo
no magistério superior em termos produtivos/improdutivos para o capital; e, por fim, reflexões sobre a relevância das ações coletivas de
resistência como mecanismos que podem vislumbrar novos caminhos para a universidade pública e seu coletivo docente.
Palavras-chave: Trabalho produtivo. Trabalho improdutivo. Educação superior. Trabalho docente.
Productive and unproductive work nowadays: specificities of teaching in federal universities
Abstract: As a result of bibliographic research for a doctoral dissertation, this paper addresses the contemporary debate about
productive and unproductive labor, based on Marxian conceptions, with the aim of establishing considerations to understand the work
of professors in Higher Education Institutions. The theme suggests greater reflection on the teaching work in the current context of new
capital-labor relations and surplus value. It is divided into four parts: productive and unproductive labor, based on Marxian conceptions;
the social form in which work is done, indicating what is fundamental in this analysis; contemporary work in higher education in
productive/unproductive terms for the capital; and, finally, reflections on the relevance of collective actions of resistance as mechanisms
that can envision new paths for public universities and their faculty.
Keywords: Productive labor. Unproductive labor. Higher Education. Teaching.
Recebido em 11.11.2016. Aprovado em 21.02.2017.
ARTIGO TEMA LIVRE
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592017v20n2p291
R. Katál., Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 291-299, maio/ago. 2017 ISSN 1982-0259

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT