Transformações políticas' e persistência das desigualdades de acesso à escola

AutorAntonio Paulino de Sousa - Kátia Cilene Ferreira França - Paulo Cesar Garré Silva
CargoBacharel em Ciências Econômicas - Bacharel em Letras - Graduado em Filosofía e Letras
Páginas1545-1567
Artigo recebido em: 16/03/2018 Aprovado em: 23/05/2018
“TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS” E
PERSISTÊNCIA DAS DESIGUALDADES DE
ACESSO À ESCOLA
Antonio Paulino de Sousa1
Kátia Cilene Ferreira França2
Paulo Cesar Garré Silva3
Resumo
Este art igo utiliza dados empíricos fornecidos por estudantes de escolas pú-
blicas e privadas, analisados à luz dos teóricos Labov, Bourdieu e Bernstein. A
partir da análise das disciplinas preferidas pelos estudantes e dos seus discursos
orais e escritos, mostra que a estrati cação linguística está correlacionada com
as desigualdades sociais e escolares, sendo que os estudantes das classes favo-
recidas levam vantagem em relação aos estudantes das classes desfavorecidas
no acesso à escola, que possui um código linguístico distante desses estudantes
e próximo daqueles. Conclui que a escola opera um processo de naturalização
das desigualdades sociais, visto que, nesse modelo escolar, não se vislumbra um
processo de transformação sociocultural.
1 Bacharel em Ciências Econômicas, Doutor em Sociologia pela Université de Paris VII
e em Ciências Econômicas e Sociais pela Faculté de Sciences Sociaisles et Econômiques
-Institut Catholique de Paris, Professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) nos
Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) e Educação (PPGE). E-mail:
antoniopaulino@terra.com.br / Endereço: Universidade Federal do Maranhão - UFMA: Av.
dos Portugueses, 1966, Bacanga - São Luís – MA. CEP 65080-805
2 Bacharel em Letras, Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio Grande do
Norte (UFRN), Professora do Curso de Linguagens e Có digos – Língua Portuguesa da
UFMA. Endereço: Universidade Federal do Maranhão - UFMA: Rua B ernardo Francisco
da Cunha, 1, São Bernardo - MA. CEP: 65550-000
3 Graduado em Filoso a e Letras, Doutorando em Ciências Sociais pela UFMA, Professor da
Educação Básica da Rede Pública de Ensino. E-mail:
paulogarre@yahoo.com.br
1546
Antonio Paulino de Sousa | Kátia Cilene Ferreira França | Paulo Cesar Garré Silva
Palavras-chave: Estrati cação li nguística, desigualdade social, desigualdade es-
colar, transformação sociocultural.
POLITICAL TRANSFORMATIONS AND PERSISTENCE OF
THE INEQUALITIES OF AC CESS TO SCHOOL
Abstract
is article uses empirical data provided by public and private school students,
analyzed in the light of the theorists Labov, Bourdieu and Bernstein. From the
analysis of the subjects preferred by the students and their oral and written
discourses, it was shown that the linguistic strati c ation is correlated with the
social and scholastic inequalities, being that the students of the favored classes
take advantage of the students of the disadvantaged classes in the access to
the school, which has a linguistic code distant from these students and close to
those. It concludes that, the school operates a process of naturalization of social
inequalities, in this school model, a process of sociocultural transformation is
not envisaged.
Key words: Linguistic strati cation. social inequality. school inequality, socio-
cultural transformation.
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como objetivo analisar a estrati cação
linguística correlacionando-a às desigualdades social e escolar. Para
tanto, fundamenta-se na sociolinguística teorizada por Labov, no
pensamento de Bourdieu e Bernstein e em dados empíricos coleta-
dos através de questionário direcionado a estudantes do ensino mé-
dio de escolas públicas e privadas de São Luís, entrevistas gravadas
em áudio e produção textual desses estudantes.
As escolas foram classi cadas conforme sua natureza admi-
nistrativa: pública e privada; e conforme o processo de admissão dos
estudantes: seletivas e não seletivas. Dessa forma, as escolas foram
nomeadas e classi cadas em três grupos: privadas, públicas seletivas
e públicas não seletivas. Os dados le vantados nessas escolas subsi-
diam a análise que mostra que os fatores socioculturais e econômicos
têm relação com o desenvolvimento escolar e linguístico dos estu-
dantes.
A análise segue uma metodologia de base qualitativa, sendo
que a importância dos dados coletados não se justi ca pela quantida-
de dos indivíduos pesquisados, mas pela capacidade representativa

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT