'TRISTE, LOUCA OU MÁ': REFLEXÕES EM TORNO DE MULHERES TRANSGRESSORAS NA PÓS-GRADUAÇÃO

AutorAvelino Aldo de Lima Neto, Maria Carolina Xavier da Costa
Páginas219-243
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GÊNERO | Niterói | v. 21 | n. 1 | p. 219-243 | 2. sem 2020
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“TRISTE, LOUCA OU MÁ”: REFLEXÕES EM TORNO DE
MULHERES TRANSGRESSORAS NA PÓSGRADUAÇÃO
Avelino Aldo de Lima Neto1
Maria Carolina Xavier da Costa2
Resumo: Este estudo objetivou compreender como determinados discursos
classificam mulheres estudantes de pós-graduação como transgressoras de
papéis de gênero. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utilizou análise
documental, apreciação de imagens e entrevistas para a construção dos dados.
Estes foram interpretados de referencial teórico-metodológico foucaultiano.
Os resultados apontaram que os discursos perpassam e se repetem ao longo da
história, sendo as mulheres protagonistas de atos de transgressão das normas
do patriarcado.
Palavras-chave: Mulheres; pós-graduação; educação profissional.
Abstract: This qualitative study utilized documentary analysis, image
appreciation and interviews to analyze how certain discourses classify
graduate women as transgressors of gender roles. The data were interpreted as
Foucaultian theoretical-methodological references. The results showed that
the discourses permeate and are repeated throughout history, with women
being the protagonists of acts of transgression against patriarchal norms.
Keywords: Women; postgraduate; professional education.
1 Doutor em Educação pela Université Paul Valéry – Montpellier III e pela Universidade Federal do Rio Grande
do Norte, Brasil. E-mail: ave.neto@hotmail.com. Orcid: 0000-0003-4810-8742
2 Mestranda em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Rio Grande do Norte (IFRN) (campus central), Brasil. E-mail: caroliinaxaviier1@gmail.com.
Orcid: 0000-0002-3863-6683
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“Triste, louca ou má será qualificada quem recusar seguir receita tal”
Quatro cômodos de um antigo casarão cubano, quatro mulheres negras
com expressões corporais e faciais vagas, uma câmera que se movimenta
lentamente e uma letra de música impactante. Na primeira cena, uma das
mulheres encontra-se sentada na cama. A posição de seu corpo e a falta
de movimento nos remete a tristeza e solidão. De perfil, enxergamos o seu
rosto, um tanto sério e sem vida.
A câmera se movimenta, a mulher se levanta e somos levados a outro
cômodo. Agora, estamos em uma espécie de sala de estar. Uma mulher
negra está sentada em uma cadeira de balanço, fumando um cigarro, com
a expressão facial sem vida. Entramos no banheiro, todo cor-de-rosa,
decorado segundo um estereótipo do feminino. Deparamo-nos com uma
mulher penteando seu cabelo na banheira, e o seu rosto também emana
morte, tristeza, vazio. Em seguida, o diretor nos conduz a um quarto no qual
uma outra mulher, cuja expressão é semelhante à das outras, está sentada
ao lado de um guarda roupa antigo.
Figura 1: Imobilidade feminina
Fonte: Francisco… (2016).
Essas são as primeiras cenas do clipe Triste, louca ou má, da banda
Francisco, el Hombre. A montagem, como veremos mais à frente, revela a
tensão entre o enquadramento social ao qual as mulheres estão submeti-
das e o exercício do empoderamento. Os móveis antigos nos remetem ao
passado no qual a mulher esteve fadada a viver enclausurada em ambientes
privados, obedecendo à receita do marido, da família, da rotina. Nas últimas

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